Dreadlock

O Dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam “cordas” pendendo do topo da cabeça. Os dreadlocks também podem ser chamados de Locks, ou simplesmente Dreads.

dread_look-1-10128O Dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam “cordas” pendendo do topo da cabeça. Os dreadlocks também podem ser chamados de Locks, ou simplesmente Dreads.

O vocalista da banda de hardcore Sepultura, de 34 anos, cultiva seus dreads desde os 15. “Comecei torcendo os fios e, com o passar do tempo, eles foram enrolando naturalmente. A manutenção eu mesmo faço. Nunca usei xampu ou condicionador especial”, diz ele. Vaidoso, Derrick não escolheu aleatoriamente os dreads. “Uso porque gosto deste ar revolucionário. Isso ajuda a passar minha mensagem de forma mais crível. Os dreads já foram usados por guerreiros africanos, judeus e indianos. Eram utilizados para amedrontar os inimigos, ou fazê-los pensar duas vezes antes de atacarem figuras tão imponentes.”

Existem dois tipos de dreadlock: o penteado e o dread para durar. O primeiro você pode fazer sozinho, usando um gel de fixação forte no cabelo ainda úmido. “Divida o cabelo em mechas, passe o gel, e torça os tufos de cabelo como se fossem uma corda. Depois, basta lavar para o efeito ir embora”, explica Léo Nunes, hairstylist do salão Beka Studio (SP), especializada em cabelo afro.

Higiene

É fato que na época em que surgiram representavam um sério risco de higiene, a se tratar pelos padrões de hoje, mas atualmente esta concepção não é absoluta, sendo a higiene comparada à pessoas sem os Dreadlocks.

Existe, assim como com qualquer cabelo, há quem tenha os Dreads limpos, e quem os tenha sujos. Isso é apenas uma questão de gosto do usuário, pois apesar de acarretar mais trabalho por parte do dono do cabelo, mante-los limpos e lava-los todos os dias é plenamente possível, e inclusive praticado por grande parte dos adeptos deste estilo.

Tratar de dreads é um pouco diferente do trato de cabelos normais, porém é preciso tomar um cuidado especial em secar o cabelo, pois a umidade pode gerar um acúmulo de fungos que causam o mau cheiro.

loading...

Escreva aqui !