Chevrolet Onix 2013 – Fotos, preços e informações

O Hatch Chevrolet Onix 2013 será lançado no final do ano e terá a missão de encostar nas vendas dos líderes Gol, Uno e Palio

Chevrolet Onix 2013

A missão do Chevrolet Onix 2013

No final da década de 90 a Chevrolet passava por um dos seus melhores momentos no Brasil. Tinha lançado o Corsa há alguns anos e conseguido conquistar um público mais acostumado aos modelos da Volkswagen. Também vendia o modelo mais desejado do país, o Vectra, aquele dos retrovisores integrados ao capô. Seus carros eram usados pela Presidência da República e ela ainda tinha na manga o Astra, que viria a brigar com o Golf pela liderança do segmento de hatches médios. O passo seguinte seria o mais ousado da montadora em sua longa história no Brasil, o projeto “Blue Macaw” ou “Arara Azul” em português.

Na época, a GM prometeu que ele seria o veículo mais barato do país, batendo o Uno Mille, que já levava a Fiat a disputar a liderança do mercado com a Volks.

Chevrolet Onix 2013

Baseado no Corsa, mas com uma construção bem mais espartana, o hatch começou a ser produzido numa nova fábrica em Gravataí, RS, que usava um método avançado de produção, com os fornecedores dentro da linha de montagem. No papel, tudo perfeito, mas quando o Celta – o nome escolhido para o projeto “Arara Azul” – chegou ao mercado, em 2000, seu preço não era o mais barato do Brasil e o modelo também pecava pela simplicidade exagerada.

A GM, aos poucos, corrigiu alguns defeitos de nascença do Celta, lançou uma versão sedã (Prisma) e investiu em motorizações fortes para tornar o carrinho bem sucedido. E ele reagiu, tornando-se um dos principais produtos, mas nunca foi páreo para Gol, Uno ou Palio, seus principais rivais.

Pois o Onix, seu sucessor natural, deve assumir esse papel no final deste ano, quando chegar às concessionárias da Chevrolet. O nome, aliás, é usado como referência ao projeto, mas já foi até registrado pela marca e tem grandes chances de ser mantido.

Chevrolet Onix 2013 vem para brigar com Gol, Uno e Palio

Entre tantos modelos lançados nos últimos meses, seguindo a estratégia de renovar toda a linha num curto espaço de tempo, a GM deve colher mais resultados com o Chevrolet Onix 2013. Enquanto modelos como o Cruze e a S10 recuperaram o público perdido pelos seus antecessores, o hatch compacto deve dar o gás que falta para a montadora encostar nas vendas de VW e Fiat. A razão é que ele conviverá com o Celta, que será “rebaixado” para o patamar onde hoje estão o Mille, Ka e Gol G4.

Com isso, é bem possível que o Celta mantenha o patamar de vendas – se não aumentá-lo – e o Onix possa atrair os clientes que hoje compram o Gol G5 e o novo Palio, por exemplo.

Para agradá-los, a GM apostou num projeto com ares bastante esportivos. “Ele lembra o Gol”, nos disse uma fonte que viu o hatch recentemente. As ilustrações que iG Carros produziu com exclusividade mostram um veículo com para-lamas saltados, faróis afilados e uma traseira volumosa com direito a um spoiler de série. A grade dividida, característica da Chevrolet, é mais discreta que a do Agile, por exemplo, o que mostra a evolução no design e na construção do modelo, que sim, pode roubar clientes do “irmão”.

Suas dimensões são outro aspecto que evoluirá. Se o Celta sempre se mostrou um veículo contido, o Chevrolet Onix 2013 oferecerá mais espaço para passageiros e bagagem. “Mas nada exagerado como o Cobalt”, nos comentou a mesma fonte.

O público-alvo do Onix é mesmo o jovem que atualmente não tem grandes opções baratas na marca. Os motores serão os mesmos 1.0 e 1.4 do Celta, mas com melhorias para consumir menos combustível. Os componentes do Onix são em grande parte os mesmos dos modelos Cobalt, Spin eSonic já que eles compartilham a mesma base, surgida sobre o Opel Corsa D europeu.

Isso significa um carro com dirigibilidade apurada, boa posição de dirigir, bom nível de equipamentos (dependendo da versão, claro) e um acabamento honesto, mas sem sofisticação.

A receita parece promissora e será complementada pela versão sedã do Chevrolet Onix que chega no começo de 2013 para o lugar do Prisma que, ao contrário do Celta, já está com os dias contados. A vida seria mais fácil para a GM se não existissem tantos hatches compactos prestes a chegar ao Brasil. Toyota Etios,Hyundai HBPeugeot 208Citroën C3, novo Ford Ka e as versões nacionais dos chineses devem aumentar a disputa por esse cliente, o mais numeroso do mercado. A única coisa certa é que Gol, Uno e Palio terão vida difícil daqui para frente.

Vamos ficar de olho no www.chevrolet.com.br e aguardar mais novidades sobre o Chevrolet Onix 2013.

Links Patrocinados
Posts relacionados
17
  1. GOSTEI!
    QUANTO CUSTA? JÁ FOI LANÇADO?

  2. COMPREI UM A CERCA DE 8 MESES CARO MUITO BOM, BONITO E ECONOMICO PRA QUEM QUER UM CARRO BACANA TA AI A DICA.. MARCIO SOUZA, mogi das cruzes sp….

  3. O Ônix é lindo! o modelo básico vem com o sistema MayLink?

  4. o onix e otimo carro

  5. .MUITO BONITO.PRETENDO COMPRAR UM

  6. Qual é o valor do carro onix

  7. Amei o novo lancamento da chevrolet, o Onix quero comprar um, quero saber quando vai chegar nas lojas aqui em, específicamente em Rio Verde Goiás.

  8. esse caro completo:pintura,ar,dh,vte/alarme na chave e roda R$22.900,00 ta bom d+. O honda city feito no brasil vai pra argentina e é vendido por 26 mil.
    o BR tem que : estudar,cuidar dos dentes,saúde,vestir-se bem,calçar,viajar,comer etc…

  9. Gostei bastante do design, mas vou ficar com meu Fiat 147.

  10. Se for mais barato do que o HB20, podemos pensar.

  11. Desde 1992 so tenho chevrolet, gostei muito do onix estou aguardando para ve-lo de perto.

  12. Já tive 11 VW, 1 passat, 9 gols e 1 Polo, todos 1.6 , 1.8 e 2.0 – Tenho atualmente 1 GOL POWER 1.6 comprei zero tem 2 anos, vi este ONIX eto interessado em trocar meu gol por ele, mas ainda não vi um de perto e nem andei nele. Na foto o carro ficou SHOW

  13. Prefiro o HB, mas se for mais barato e valer a pena, quem sabe ?!
    O que me envergonha é o preço de uma carroça vendida aqui no brasil que custa o dobro da mesma carroça no México ou em qualquer outro lugar, sendo muitas vezes gerações a frente. Já está na hora de nós, brasileiros, começarmos a boicotar estas carroças que vendem por aí ! !

  14. Na opção 2 portas é um forte concorrente para o CLIO-RENAUT que da mesma forma será apresentado em exposição, mas na Europa.
    Ficamos na mesma.

  15. Lindo pretendo trocar o meu.

  16. adorei o carro

  17. gostei do carro vou comprar carro é bonito.quero um.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Termos mais buscados
    • chevrolet onix
    • carros da chevrolet 2013
    • onix chevrolet preço
    • carros chevrolet 2013
    • chevrolet onix preço