Colocar álcool em carro a gasolina pode estragar o motor?

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Usar álcool em carro movido a gasolina é perigoso? E converter o motor do carro a gasolina para flex pode causar problemas? Quais peças devem ser trocadas?

Colocar álcool em carro a gasolina pode estragar o motor?– Arildo Figueiredo
Esse é um recurso simples, mas também muito arriscado. Alguns motoristas simplesmente passam a abastecer o carro movido a gasolina com álcool. Outros chegam a criar fórmulas usando proporções para cada combustível e uma parcela substitui ou reprograma o chip que controla os parâmetros de injeção de combustível e a ignição do motor. Uma quarta opção é fazer a conversão respeitando a mecânica do carro, mas saiba que a quantidade de peças a serem substituídas não vai compensar o esforço. Antes de tudo, saiba porque essas não são uma boa alternativa.
Mudar de combustível sem mais nem menos pode acarretar muitos danos, sendo o principal deles a corrosão de várias peças, como por exemplo a bomba de combustível. Ao utilizar uma peça projetada para gasolina ela vai sofrer um forte ataque químico do álcool e sua vida útil passará a ser de poucos meses, isso sem contar a falha, que será de um momento para outro e vai deixar o motorista na mão.

Criar fórmulas e proporções cai na mesma situação. Antes, vale ressaltar que a gasolina vendida no mercado tem na sua composição uma parcela de álcool, mas é o álcool anidro, que não contém água. Já o álcool combustível é do tipo hidratado, ou seja, conta com água na sua composição. Isso faz uma grande diferença para os componentes do motor.
Por fim, ao instalar ou reprogramar o chip, o motorista muda apenas o gerenciamento eletrônico do motor, mas a mecânica permanece do mesmo jeito. Para ilustrar, uma importante referência que altera conforme o tipo de combustível é a taxa de compressão. Em um modelo de motor a gasolina ela é de 9:1, isso quer dizer nove vezes o volume original do cilindro. Um motor idêntico, porém movido a álcool tem essa taxa elevada para 12:1. Fica impossível exigir do carro o mesmo desempenho.

É importante ressaltar que o desempenho inferior pode colocar toda a economia pretendia pelo ralo, de modo que além de causar danos ao motor essa receita caseira não vai render frutos. Existe uma dúvida por causa dos motores do tipo flex, mas esses carros foram planejados e assim contam com uma taxa de compressão intermediária, ao redor de 11:1 para compensar o desempenho independente do combustível utilizado.
Também vale ressaltar que essas conversões caseiras não levam em consideração a emissão de poluentes e um veículo com essa adaptação pode não passar em uma vistoria.

Tenho um Gol G4 2009 flex e só uso gasolina nele. Percebi que sai água da descarga quando tiro ou guardo o carro na garagem. Isso é normal?
– Roberto
Normal não deveria ser, mas vez ou outra pode acontecer com motores a álcool que contam com água na sua composição. Se essa água persistir por muito tempo é um indicador de que você está utilizando combustível de qualidade duvidosa, isso vale tanto para álcool quanto para gasolina. Se o carro conta apenas com gasolina e despeja um liquido transparente pelo escapamento é um sinal de que o combustível tem água, ou seja, está irregular. Desse modo é melhor procurar outro posto para abastecer.

Quando chego em casa com o carro, olho no termômetro e a temperatura do motor está no nível mais baixo. Mas ao fazer a manobra para entrar na garagem, o ponteiro sobe para quase a metade. Isso é normal ou meu carro tem algum problema?
– Oliveira
O seu relato pode até indicar uma situação normal. Porém, ela só será considerada adequada se o carro rodou muito pouco, ou seja, você funcionou o motor, deu uma volta rápida e retornou para a garagem. Nessa condição está dentro da normalidade. Caso contrário, se o motor estiver funcionando a certo tempo, aí já indica situação irregular.

Primeiro, porque todo motor deve trabalhar na parte intermediária do marcador de temperatura, considerada faixa ideal de trabalho. Nem acima, nem muito abaixo. Nesse caso pode ser duas possibilidades. A primeira é que o marcador está com defeito, que pode ser um simples sensor. A segunda é que o carro teve a válvula termostática retirada. Sem essa válvula a água do motor circula o tempo, evitando que o motor atinja a temperatura adequada de funcionamento – uma prática antiga para evitar aquecimentos, mas totalmente equivocada. Quanto a subir a temperatura ao parar o carro, ela é normal até certo ponto, quando então é acionada a ventoinha, a hélice do motor, para refrigerar a água do motor e baixar a temperatura.

É normal o carro dar um estalo após eu desligar o motor?
– João Virgilio
Qualquer barulho estranho deve ser analisado, principalmente se o condutor passa a perceber de um momento para outro. Na dúvida o mais correto é levar o carro a uma oficina especializada. Contudo, alguns carros contam com diversos sensores e que fazem barulhos ao funcionar e ao desligar. Um exemplo é a bomba de combustível elétrica. Mas é bom todo motorista ficar atento mesmo. Se o carro for novo, leve a concessionária é peça explicações.

Tenho um Celta ano 2002 com 160 mil km rodados. Quero saber quando será necessário trocar a Bomba de óleo, gasolina e de água? Existe alguma caracteristica evidente que o carro apresenta para avisar o condutor que está na hora da substituição? A vida util dessas peças diminui após a troca?
– Hudson Silva
A troca dessas peças vai depender muito da manutenção preventiva do carro. A bomba de óleo, por exemplo, seu funcionamento está associado a troca regular do lubrificante e do seu respectivo filtro. Mantendo o padrão correto a durabilidade da bomba é longa. A característica que indica problemas na bomba de óleo é a lubrificação deficiente, indicada no próprio óleo usado.

A bomba de combustível é o mesmo caso, porém ela sofre com a utilização de combustível adulterado. Essa peça, no entanto, não manda recado, pára sem avisar com antecedência. Já a bomba d`água exige apenas que se faça revisões periódicas no sistema de arrefecimento, como por exemplo a substituição da água a cada 30 mil quilômetros ou uma vez ao ano, sem esquecer de adicionar o aditivo.

Além disso é importante observar constantemente a cor do líquido e se ocorre vazamentos. Também é fundamental verificar o funcionamento da válvula termostática. Vale ressaltar quantas vezes for necessário, que o manual do proprietário indica toda a manutenção preventiva a ser feita, bem como os prazos.

Sou proprietário de um Ford Fiesta e o manual do fabricante manda substituir a correia dentada a partir de 120 mil km. Afinal sigo a orientação ou troco com atingir 40 mil km conforme diz a reportagem.
– Jorge Cunha
Em primeiro lugar é importante saber qual é o motor do seu carro. No Fiesta com motor Zetec, por exemplo, não existe correia dentada. No seu lugar o motor conta com corrente e essa peça, de acordo com o manual do fabricante, deve ser trocada com 120 mil quilômetros. Entretanto, alguns carros contam com correia dentada e o fabricante aponta a troca com alta quilometragem, algo em torno de 100 mil quilômetros. Contudo, nas revisões de 40, 60 e 80 mil quilômetros, ela deverá ser inspecionada. Mas como regra geral, a reportagem cita que todo carro deve ter a correia dentada inspecionada ao atingir 40 mil quilômetros. Já a troca vai depender da condição da peça e para quem é prudente, passar dos 60 mil é exigir demais dessa peça de borracha.

Afinal, o que é melhor quando paramos em uma ladeira? Segurar na embreagem, ficar só no freio, usar o freio de mão ou ficar com o pé no freio e na embreagem com o carro engatado?
– João
Nessa circunstância evite utilizar a embreagem para manter o carro parado. Essa prática só vai desgastar o sistema. O ideal é segurar apenas no pedal do freio e no momento de arrancar você pode utilizar o freio de mão enquanto solta o pedal do freio para engatar a primeira marcha e sair com o carro.

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21 Comentários

  • Tenho um gol g 3 a gasolina e o frentista do posto pedi pra completar o tanque de gasolina e o cara colocou alcool 10 litros o que faço? Vai estragar meu motor quais os danos ?

  • Ola. Tenho um hyundai i 30 mecanico 2011. Ontem, quando parado, em ponto morto, nos sinais de transito e quando cheguei em casa para estacionar, percebi que ele está tremendo um pouco, num todo, como se estivesse caindo um pouco a rpm e se preparando para morrer, mas a rpm nao cai e ele nao morre. Daí percebi também que ele nao esta desenvolvendo como antes, como se estivesse perdendo a forca. Mas nao fiz absolutamente nenhuma manutencao recente. A unica coisa que fiz foi abastecer num posto BR, que nao costumo abastecer, com gasolina aditivada. Mas o preco da aditivada estava muito barata: 2, 97. Em todos os postos esta 3, 27. Desconfio que sujou os bicos injetores, mas a luz de indicacao de “falha no motor” nao acendeu ainda, justamente porque ele nao esta falhando. Alguem faz ideia do que possa ser, caso nao sejam os bicos injetores? O carro esta com 61000km, fiz todas as revisoes na hyundai e so abasteco com gasolina aditivada. Obrigado

  • meu carro e um uno flex sempre usei gasolina mais de uns dias para ca estou usando alcool porem ele da umas falhadas quando o motor esta meio frio e normal ocorrer isto

  • Ola, emprestei um FIAT UNO do meu cunhado e abasteci R$ 10,00 com alcool, porém o carro é a gasolina. Este procedimento sendo uma única vez, pode causar danos ao carro??

  • Olá, tenho um ford KA 2004, estava com o tanque na reserva como costumo abastecer sempre no mesmo posto, o qual estava longe, resolvi abastecer apenas 10,00. Meu carro andou exatos 3km e começou a falhar e perde a força, logo deduzi que o frentista colocou etanol no meu carro, passei em outro posto e abasteci mais 50,00 de gasolina só que não adiantou, ja completei o tanque e nada, nisso já faz uma semana. Alguma dica? Obrigada.

    • Olá, Márcia.

      Tenho um JAC j3 Turin apenas gasolina, e como no meu último veículo uso algumas proporções de etanol misturado à gasolina e NUNCA tive problema alguma com o carro, exceto ao ligar pela manhã ter que segurar um pouco a chave e bombar o acelerador para dar partida (fato que quando volto a abastecer somente com gasolina desaparece), assim que esquenta um pouco o funcionamento fica normal e já fiz até viagens sem problema algum. Então entendo que seu carro não falharia de tal forma, apenas por usar etanol mas sim por impurezas misturadas à este combustível ADULTERADO.

    • Thiago e varios outros putos que metem porções de alcool num carro projetado para andar na gasolina ! Vocês não merecem o carro que tem, vendam o carro e comprem um fiat uno ou um gol g5.
      Impressionante o cara perguntar se pode meter alcool numa BMW a gasolina, o individuo compra um carro desse e fica de mixaria com combustivel. Deve ser um pé rapado que se enfiou em divida para andar de carro importado. Os carros no Brasil tem que ser verdadeiras carroças mesmo para aguentar uns jumentos desses, sem quebrar.
      Sem mais.

  • tenho uma vera cruz ano 2009,e quando comprei paguei uma fortuna, hj num vale mais nada, como desvalorizou, quero saber se posso usar alcool como combustivel?

  • tenho uma s10 cd motor v6 gasolina viciei no alcool tem um mes ela fas 9km por litro na strada e4.5 na cidade por enquanto nao deu nada verei no futuro apesar de que o futuro nao nos pertence eu vou mandando brasa,depois eu vejo como e´ que fica.

  • tenho um fiesta 2003 e o supercharger e a gasolina quero transformar para usar alcool e gasolina posso fazer isso não vai dar problema no motor me ajuda por favor agradeço desde ja.

  • Meu veiculo é movido á gasolina, vectra 99 modelo gls 2.2 / abasteci R$ 10.00 e detectei um odor de álcol no dia seguinte posteriormente o veiculo veio a falhar em seu rendimento, apresentando engasgos em suas passadas de marchas.
    OBS: Como solucionar o problema ???

    Ats

    Alex Barros

    – Muito obrigado

    • Você tem que retirar todo combustível, porém estas engasgadas, podem não ser por causa do alcol e sim por você está andando com o tanque muito baixo, torce para não ser sua bomba de combustível queimando.

  • Transformar um carro carburado e injeção eletrônica em um carro á hidrogenio realmente funciona?Procurar no youtube esses videos.Não estragam o motor,são economicos e carro não perde a força do motor?

  • Fui abastecer o meu gol 2005 8 valvulas a gasolina.O frentista se enganou e abasteceu com alcol.no tanque havia 1/4 de gasolina, o restante foi abasgtecido com alcol.Posso usar o carro até o alcol diminuir?Ou isso causará problemas de imediato?

    • Isto vai de você, se o carro não tiver engasgando pode andar um pouco e completar o restante com gasolina, ou se puder levar em algum lugar para retirar pode ficar caro, mais seria o mais sensato, já aconteceu comigo isto, porém era um corsa 95, deu umas engasgadas e colo queuei mais um pouco de gasolina e foi beleza.

  • Gostaria de saber .Se eventualmente posso usar etanol,no meu escort zetec 1.8 16v a gasolina.Porque costumo viajar muito para o interior do Mato grosso, la o etanol é bem barato.Resido em Itaperuna RJ obrigado.

  • comprei um kadet na agencia onde o vendedor me passou que tinha quite flex apos 4 meses da compra ele acabou dando prolema pois queimopu o cabeçote estava todo enferrujado, o mecânico tambem viu que o caro não era flex e nem chipado portanto o vendedor enganou na venda só comprei pois dizia que era flex o mecânico disse que o caro não pode usar alcol pois pode ter sido isso que danificou o cabeçote e a bomba de gasolina que não funciona mais , posso fazr o vendedor me pagar o que gastei mesmo ter passado os 3 meses de garantia por ter mentido que ocarro era flex ou fazer ele dar outro carro e devolver o que ja gastei nele e as parcelas pois ele esta financiado…origado

    • passa o nome da loja ai…..esse é sua maior forma de protesto caso não queriram assumir 100%

  • Tro queuei o motor de um xr3 a alcol por um a gasolina (troca só do motor) quais as consequencias? o carro continua a rodar com alcol… obrigado!