Mitos e verdades sobre os carros flex

Você sabe tudo sobre carros flex ? O que mais se escuta por aí são cuidados especiais com os carros que são movidos com os dois combustíveis: álcool e gasolina. Saiba agora o que é mito e o que é verdade

Hoje você vai tirar suas dúvidas sobre carros flex, como tudo nessa vida – ainda mais quando se trata de algo relativamente novo – os mitos nos perseguem.

Se você é desses que fica atormentado a cada boato que escuta sobre o motor do seu carro flex, acabe com esse drama agora. A equipe técnica da Dekra, multinacional especializada em reparos e inspeções de veículos, responde às principais dúvidas citadas pelos nossos leitores.

1. O primeiro abastecimento do veículo flex deve ser feito com gasolina para evitar problemas de partida

Mito. Desde o início, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool ou, ainda, com os dois misturados.

2. O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool e nunca misturar

Mito. Podem-se misturar, sim, pois o sistema foi projetado para funcionar com os dois combustíveis ao mesmo tempo ou cada um separadamente, sem apresentar qualquer tipo de problema.

Carro Flex3. Um motor bicombustível dura menos, pois o álcool é mais corrosivo?

Mito. Os fabricantes garantem que o motor bicombustível tem a mesma durabilidade do motor a gasolina. Os sistemas que têm contato com álcool, que de fato é um combustível mais corrosivo, são projetados para suportar sua corrosão. A durabilidade de um motor está mais ligada à manutenção preventiva, como a troca de óleo e filtros, do que propriamente ao tipo de combustível utilizado.

4. Carros bicombustível requerem somente gasolina aditivada?

Mito. Não é uma exigência, porém, o uso de gasolina aditivada pode melhorar a autonomia e mantém o sistema de injeção limpo.

5. A substituição de álcool por gasolina, ou vice-versa, deve ser feita gradativamente?

Mito. Não é necessário, pois o gerenciamento do motor é eletrônico e o sistema é programado para reconhecer o combustível quase que instantaneamente.

6. Se o motor ficar apenas com álcool, o carro tem problemas de partida nos dias frios?

Não necessariamente. Isso acontece apenas em dias muito frios devido ao álcool combustível ter como característica física possuir menor capacidade de evaporação a frio do que a gasolina. Isso dificulta a formação da mistura ar combustível e a combustão na partida a frio. Por esse motivo, no compartimento do motor dos veículos a álcool ou flex, existe um reservatório de gasolina para partida a frio.

Mitos e verdades sobre os carros flex

Gol-Flex

 

7. E se o reservatório de partida a frio estiver vazio o motor não pega

Não necessariamente. Isso vai depender muito da temperatura ambiente. Em dias muito frios, o carro terá muita dificuldade em dar partida, o que não significa que não irá pegar.

8. Existe um percentual certo da mistura de álcool e gasolina para que o carro obtenha uma melhor potência e autonomia?

Mito. Não existe uma quantidade certa de cada combustível para obter um rendimento e potencial ideais. Mais álcool significa maior potência do motor e menos autonomia. O inverso vale para a gasolina. No geral, não existe vantagem aparente no abastecimento com alguma proporção dos dois combustíveis. Porém, manter uma percentagem mínima de 15% de gasolina no tanque ajuda durante a partida a frio e no funcionamento na fase fria do motor, principalmente no inverno em regiões muito frias.

flex_fuel

9. Se o motorista misturar os dois combustíveis o consumo aumenta?

Mito. O consumo é proporcional à quantidade de cada combustível. Se o tanque tiver mais gasolina, o rendimento será maior do que quando estiver com um volume maior de álcool, e vice-versa.

10. Como saber quando é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina?

Só é vantajoso abastecer o veículo com álcool quando este tiver seu preço inferior a 70% do valor da gasolina, que pode ser verificado com a seguinte fórmula: divida o preço do álcool pelo preço da gasolina em um mesmo posto, multiplique o resultado por 100 e, se o resultado for menor que 70, o álcool é mais vantajoso. Ela reflete aproximadamente o maior rendimento da gasolina em relação ao álcool.

11. É bom alternar os combustíveis

Mito. Isso é desnecessário.

12. O motor vicia se usarmos apenas um dos combustíveis?

Mito. O motor não “vicia”. A máquina funciona com o combustível para qual foi projetada.

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46 Comentários

  • BOA TARDE
    TENHO UM UNO 2014 COM 1000KM RODADOS, SEMPRE ABASTEÇO COM GASOLINA COMUM.
    POSSO ABASTECER COM GASOLINA ADITIVADA?

  • Tenho um celta 2010 nos últimos dias ele ficou funcionando mais ele dava uma tremedinho verifiquei o reservatório de partida frio e Tava abaixo do nível completei e voltou a funciona normal já e a segunda vez que faz isso sempre abasterco com gasolina

  • Não é necessário abastecer com gasolina após alguns tanques abastecidos apenas com etanol. Eu abasteço meu carro flex com uma mistura de 75% etanol e 25% gasolina podium da Petrobras e nunca tive os problemas relatados na reportagem da revista Auto Esporte referenciada pelo colega Willian.

  • É recomendável abastecer com gasolina a cada três meses, mais ou menos. Veja o artigo abaixo:

    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI79256-10337,00.html

    É verdade que é bom usar gasolina em carro flex de vez em quando para lubrificar as peças?
    Adriano Felix de Araújo – Jaboatão dos Guararapes (PE)

    Segundo o engenheiro Rubens Venosa, o abastecimento ocasional com gasolina é bom não por conta da lubrificação das peças – o que não é necessário -, mas para garantir a durabilidade da bomba de combustível. “Quando o motorista utiliza só álcool por um longo período, forma-se uma espécie de geléia no tanque. Isso entope as tubulações e o pescador de combustível, que é responsável por levar o líquido para o motor”, informa Venosa. Por isso, o ideal é abastecer com gasolina pelo menos a cada três meses, para evitar este efeito. “Não precisa ser muito, apenas meio tanque já ajuda a eliminar essa borra”, reforça.

    Apesar de as montadoras afirmarem que não é necessário fazer este abastecimento periódico, Venosa reforça que sua dica vem da experiência ao lidar com carros de clientes. “Uma bomba de um carro a gasolina dura, em média, 60 mil quilômetros. Já em um carro abastecido apenas com álcool, que já tem uma durabilidade menor por conta da corrosão, isso pode cair para apenas 20 mil quilômetros”, declara.

    Vale a pena lembrar, também, que no inverno é importante manter o tanque reserva de gasolina sempre abastecido, para garantir que a partida a frio do carro funcione. E Venosa reforça, “troque gasolina do reservatório a cada seis meses, no máximo, para ela não ficar muito velha”.

  • Meu carro quando está com gasolina tem muita dificuldade na partida.já quando abasteço com álcool liga de primeira.o que pode ser?

  • oi tenho um palio ano 2007 celebration 1.0 nos últimos dias tenho observado que estou com dificuldade de dar partido a frio combustível gasolina , já troquei posto, velas , fiz limpeza de bicos e tbi fiz medição de pressão de bicos e ate o momento nada , se alguém tiver uma alternativa agradeço.

  • Tenho um logan 2013 expression hi-flex 1.6 8v, em que proporção posso misturar etanol com gasolina.
    Abrigado

  • O motor vicia sim se usar durante muito tempo só um combustivel, peguei um Celta 2009 que só rodou na gasolina, ja fiz limpeza de bico, TBI, troca de velas e cabos, sensor partida a frio q estava queimado, filtro ar , combustivel, e o carro se arrasta no alcool..
    Vi em um forum que ocorreu o contrario tbm

    • Então seu carro está bichado. Carro flex não bichado pode andar anos com um só combustível e trocar.

  • Tenho um celta flex vhc e de manha na primeira partida ele oscila com rotacao alta e dai algus segundos normaliza

  • Eu tenho um Palio 1.4 flex e uso tanto gasolina como as vezes com alcool. Gostaria de saber se eu estiver abastecendo gasolina e deixar o reservatório (o tanquinho) de partida a frio cheio afeta em alguma coisa? Ou seja se eu estiver abastecendo com gasolina tem algum problema em eu deixar o reservatório de part. a frio cheio?

    • Claro que não. Há menos que você deixe a gasolina lá parada por uma década.

  • quero saber se a mistura do etanol cada vez maior na gasolina poderá influenciar no rendimento do motor?
    Ogoverno vai aumentar o percentual do etanou na gasolina, noticia de hoje.

    • qualquer mistura afeta em algo, mas e daí? Vai fazer o que? Comprar gasolina pura direto com a refinaria?

  • meu carro flex. Só usava gnv e alcool. Sendo que agora fui colocar gasolina aditiva, o carro no 3º dia pela manhã não pegar mais. Demou demais. Fui informado que nao deveria mudar. A gosalina aditiva acaba com carro. Fui orientado procura o pessoal DelGas fazer o acerto novamente. Afinal com foi problema que ocorreu… tem que procurar Delgas para fazer ajuste ? .

  • fiquei abastecendo muito tempo só com álcool um dia desses abasteci com gasolina agora ele tá muito ruim pra pegar e quando pega fica apagando facilmente o que pode ser?

    • Tira os cabos da bateria por alguns minutos depois reconecta, da a partida para ver se melhora.

    • Use oleo de motor 5w30, pois é mais fino e sobre mais rapidamente em dias frios.

  • Tenho um classic, sempre usei gasolina nele, um certo final de semana estava acabando o combustível, abasteci c/ álcool e no dia seguinte não pegou, liguei na GM e foi passado que era por causa da troca de combustível, ai o mecânico me falou como fazer para dar partida, ligar a chave e desligar 3 x ate ouvir o injetor e depois dar partida com o pé no acelerador ate o final, assim ele pegou como se estivesse só um pistão funcionando, e aos pouco ele foi recuperando e ficou normal. Achei estranho mas aconteceu.

  • Meu reservatório de partida frio está cheio e a luz do painel acendendo…é possível que o mesmo esteja entupido e por isso acendendo?
    O que devo fazer? com uma mangueirinha retirar toda a gasolina velha e colocar outra ou é necessário levar a uma oficina para limpeza?
    Obrigada,
    Adriane

  • Realmente parece ser um problema de Chevrolet adquirir um Classic 2012 e na gasolina ela não pega de primeira, tenho que força a partida para o veiculo funcionar. Como pode se o carro é projetado para os dois combustíveis acontecer este tipo de coisa???

  • Boa Tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu carro “Celta 2009-2010.Atualmente estou
    colocando somente gasolina aditivada da Shell, sendo que o carro parece
    estar sem força nas retomadas,seria no fato a FALTA de etanol no tanque.
    Ou seria problema no motor.
    Fico no aguardo, Grato
    Giovani

  • Bom dia, Tenho um celta 2013 flex,porem só uso gasolina aditivada,esta com 500 km, tenho dificudade para fazer ele pegar na primeira partida chego a tentar 5 vezes ja levei na concesionaria mais não resolveu meu problema,ja foi feito a reprogramação e não resolveu nada o que pode estar acontecendo???
    Grato
    Paulo

    • Infelizmente não posso responder, mas afirmo que isto parece ser um mal da chevrolet, pois tenho um Classic 2011 e tenho o mesmo problema, meu carro só funciona com álcool e até agora não acharam o problema. Com gasolina não pega nem com reza brava.

  • tenho um celta 2013 flex,porem só uso gasolina aditivada,esta com 1300kl,tenho dificudade para fazer ele pegar na primeira partida chego a tentar 5 vezes ja levei na concesionaria mais não resolveu meu problema,ja foi feito a reprogramação e não resolveu nada o que posso fazer,muito obrg.

    • Se o clima é muito frio na sua região, e o carro fica tremendo quando liga, mude o tipo do oleo lubrificante do motor para 5w30, no meu celta 2006 resolveu.

  • Usava só gasolina no carro zero, levei para a concessionaria, devido algum barulho parecido com cano de escape solto, o mecânico disse para colocar um pouco de álcool na gasolina, e pronto nunca mais apareceu o barulho.
    dosagem tipo 40 gasolina x 10 álcool. Agile 1,4.

  • Tenho um classic spirit 08/09, e todos os dias pela manha tenho dificuldades de dar a partida nele, sempre pega na 2 ou 3 partida, o carro é flex/gnv , porem só esta na gasolina/gnv. Preciso saber se a partida a frio dele tem que funcionar ou por o carro esta na gasolina isso não interfere? Sabendo que o reservatorio da partida a frio esta com gasolina aditivada

  • Tenho um Classic Flex, ano 2008, rodei tres meses só com alcool, o tanque estava com 1/4 de álcool, botei 10 litros de gasolina, funciona bem o motor, mas a luz da bomba de combustivel( que acende na reserva, quando liga fica acessa, e o ponteiro da combustivel , fica como se estivesse na reserva(luz)acesa, e depois de rodar alguns quilometros a luz da reserva fica piscando, com quase meio tanque. parece que não rconhece a gasolina.

    • Mande olhar a bomba, e troque o filtro de combustivel sempre a cada 10 mil km.

  • tenho um celta spirit flex,abasteci mais ou menos com 45 reais de gasolina, e 15 de alcol. fui para casa em um percusso de 1 km, 2 dias depois fui dar a partida e não funcionou, detalhe meu carro é novo. essa proporção pode causar problemas de funcionamento.pois o mecânico disse que não pode colocar 2 combustiveis, tenho que optar ou por um ou por outro.obrigado

  • Tenho um corsa Classic o qual tirei novo da concessionária. Quando mudei de alcol para gasolina depois de uns 6 meses ele não comseguiu pegar, foi guinchado para a concessionária. Quando fui buscá-lo, o mecânico me disse que foi devido à mudança de combustível e que o carro agora estava regulado para andar no alcol.Pois bem, não questionei o fato. Agora fui abastecer com gasolina e o carro está muito ruim para pegar e o consumo esta alto. Só não entendo, se o carro é fabricado par rodar com os dois.

  • Estou com um Meriva 1.8 powerflex, desde quando comprei usei gasolina duas vezes pois quando abasteço com gasolina o carro não da partida gostaria de saber o que pode estar acontecendo.

    • pode ser a vela do motor der uma olhada as vezes é so um probleminha no motor,motor flex não tem nada a ver com o seu problema abastecer com alcol o carro pega e com gasolina não?o problema não é a flexibilidade o motor