Novo Fusion Hybrid 2011

A Ford lançou oficialmente nesta sexta-feira (19) o Fusion Hybrid, o primeiro carro totalmente híbrido do mercado nacional. A apresentação à imprensa ocorreu em São Paulo, em uma convenção com executivos da marca, que detalharam o novo produto e a importância do primeiro híbrido do país.

A Ford lançou oficialmente nesta sexta-feira (19) o Fusion Hybrid, o primeiro carro totalmente híbrido do mercado nacional. A apresentação à imprensa ocorreu em São Paulo, em uma convenção com executivos da marca, que detalharam o novo produto e a importância do primeiro híbrido do país.

O Fusion Hybrid possui dois motore : um elétrico de 107 cv e outro a combustão, 2,5 litros que rende 158 cv de potência, gerando uma potência combinada de 193 cv. O Vrum testou o carro no trânsito de São Paulo, local ideal para se avaliar o comportamento deste híbrido, pois são nos trechos urbanos que o modelo se sobressai. Isso ocorre porque até os 75 km/h, o Fusion Hybrid é capaz de funcionar apenas movido pelo motor elétrico, mas ao se exigir uma resposta imediata, o motor convencional também entra em ação. Acima desta velocidade, o motor funciona de forma combinada ou apenas usando o propulsor a combustão.

Ao volante
Ao dar a partida do motor, apenas a iluminação do painel indica que o mesmo foi acionado. O motorista que se basear pelo ruído ficará frustrado, pois o Hybrid não dá o menor sinal sonoro de que está ligado. A saída é como um tapete mágico, tendo o atrito do pneu com o asfalto como o único ruído, como se o veículo estivesse com o motor desligado, sendo empurrado. O painel com duas telas de LCD de alta resolução indica através de gráficos a forma em o veículo está sendo conduzido e se o motor utilizado no momento para tracionar as quatro rodas é o elétrico, o convencional ou os dois.

Segurança
São sete airbagas, um a mais do que a versão V6. O extra é para os joelhos, segundo a Ford, para que o modelo tenha notas máximas nos testes de segurança dos Estados Unidos. A tração nas quatro rodas, juntamente com o ABS e o EBD (que distribui a força de frenagem) contribui para boa performance em diversas situações, tanto em curvas, como em paradas de emergência. O Fusion Hybrid conta ainda com o monitoramente eletrônico da pressão dos pneus, importante para os mais desatentos.

Personalizado
Toda a linha 2011 do Fusion vêm ainda com o novo sistema My Key, que configura algumas funcões do carro através da chave de partida, como o volume do rádio, registro da quilometragem rodada e até na atuação de sistemas de seguranças, permitrindo que o proprietário empreste o carro ao filho, por exemplo, tendo a certeza que os dispositivos não serão desabilitados por ele. Outro item importante para o Hybrid e para o V6 é o sistema de monitoramento do ponto cego, que alerta sonoramente o motorista sobre a presença de um carro próximo a ele mas invisível no espelho.

Sem ligar na tomada
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ligar o carro na tomada para que as baterias sejam carregadas, como ocorre com os carrinhos elétricos de campos de golfe. O movimento das rodas gera energia que são armazenadas nas baterias, ou seja, ao acionar o pedal do freio, você automaticamente estará recarregando as baterias, que ficam acondicionadas atrás do banco dos passageiros.

Segundo a Ford, o Fusion híbrido é mais econômico qiue o Ford Ka 1.0 e 52% mais econômico que o Fusion 2.5. Na cidade roda 16,4 km com um litro de gasolina, enquanto na estrada faz 18,4 km/l.

No mercado brasileiro, ele não tem nenhum concorente direto (preço e segmento). O Mercedes S400 custa cerca de R$ 500 mil, por isso não chega a ser um concorrente do Ford. Se considerada toda a gama Fusion,m o sedã bate de frente com o Citroën C4 Pallas, Hyundai Azera e Toyota Corolla. O Fusion representa 33% do total de vendas do segmento, seguido pelo Corolla Altis ou SEG (15%) e Vectra Elite (10%).

Preços
A versão de entrada do Fusion 2011, com motor 2.5 é vendida por R$ 82.160 e R$ 86.160 (com teto solar). O 3.0 V6 chega por R$ 103.360 e R$ 107.360. O Hybrid tem valor de R$ 133,9 mil.

Via Vrum

loading...

Escreva aqui !