Tudo sobre o novo Fiat Punto 2012 – Fotos, preços e desempenho

Fiat Punto 2012

Os fãs que esperam pelo novo Fiat Punto 2012 com certeza não vão se decepcionar com o novo modelo da fiat.

Com os motores : E-TorQ 1.6 16V e 1.8 16V, 1.4 8V e 1.4 16V T-Jet, o consumidor vai poder escolher seu preferido e sair por aí com o melhor que fiat tem a oferecer no novo Fiat Punto 2012.

Curiosidades sobre o Fiat Punto 2012

Índice

– O Punto 2012  brasileiro é baseado no Punto europeu, lançado em 2005.
– No Brasil, o compacto foi lançado em 2007 e é produzido na planta da Fiat de Betim, em Minas Gerais.
– A plataforma do Punto 2012  também serve ao sedã Linea.
– A versão 1.6 do Punto 2012  tem 117 cv de potência. Pelo menos 2 cv a mais do que a antiga versão 1.8, que era equipada com o motor GM.

Punto 2012

Cerca de 15% de todos os Puntos vendidos no Brasil têm câmbio automatizado

Confira o test-drive e opnião do R7 e Webmotors (Rafael Carnevale – Auto Press)

Desempenho – O novo motor E.torQ com 117 cv de potência parece ainda não ser o ideal para proporcionar emoção a bordo do Punto Essence 1.6. O compacto deixa a desejar ao subir ladeiras e realizar manobras em baixa rotação do motor. O câmbio automatizado representa um conforto durante os momentos de trânsito, mas definitivamente não é um aliado muito fiel quando se quer estacionar. Sem desenvolver bem em baixa rotação, o carro simplesmente não responde sem que se pise mais fundo no acelerador, o que representa certo incômodo. Leva algum tempo para se acostumar ao estilo “manhoso” do Dualogic. Nota 6.

Estabilidade – Bem firme ao solo, o Punto 2012  não demonstra grandes deficiências em altas velocidades. Nas curvas, o carro se comporta bem, torcendo dentro da normalidade. Nas frenagens mais bruscas também se manteve seguro, mas a frente mergulha um pouco mais do que o desejável. Nota 8

Interatividade – A posição de dirigir é interessante. O condutor não precisa de muito esforço para se instalar confortavelmente. Com ergonomia agradável no banco, ele peca apenas por ser um pouco baixo, o que faz com que se perca a visibilidade plena da dianteira do carro. Os ajustes elétricos dos espelhos também são bem simples. O que incomoda é a falta de um botão para destravar as portas. Para abrir o carro para algum passageiro entrar, é necessário utilizar as maçanetas. Nota 7.

Punto interior G

Apesar do uso de plásticos duros, acabamento é adequado à categoria

Consumo – O modelo avaliado conseguiu obter um consumo médio de 7,8 km/l, rodando apenas na cidade, e abastecido com etanol. Nota 7.

Tecnologia – O motor do compacto da Fiat tem projeto bem recente, além do modelo disponibilizar vários recursos de conforto e segurança, como sensores de luminosidade e de obstáculos, airbags frontais e ABS. Porém todos são opcionais. O lado positivo fica por conta do sistema interativo Blu&Me, que é eficiente nos comandos por voz e funciona bem com os dispositivos Bluetooth. O ponto negativo é o câmbio automatizado. Apesar de proporcionar descanso total para o pé esquerdo do motorista, sua imprecisão eventualmente torna as manobras desconfortáveis e irritantes. Nota 7.

Conforto – Como se trata de um compacto, não surpreendem suas limitações de espaço interno. Os ocupantes do banco traseiro possuem apenas um espaço satisfatório para viajar. O isolamento acústico não chega a ser um problema, mas também não é perfeito. No entanto, encontrar a posição mais agradável para dirigir é algo simples. Nota 7.

Vida interior – O espaço interno do Punto 2012 é limitado, o que é agravado pela falta de uma iluminação mais eficiente. As luzes são destinadas apenas à primeira fileira de bancos. O porta-malas é pequeno e ainda tem o fundo irregular, devido ao ressalto do nicho onde se guarda o estepe. Nota 6.

Acabamento – O acabamento do Punto 2012  não é de um carro de luxo, mas é bem trabalhado. Os plásticos utilizados no painel não são rígidos e ainda formam um ambiente agradável devido às diferentes tonalidades. Sem contar que estão bem encaixados e não possuem rebarbas nem defeitos aparentes. O Punto ainda conta com detalhes metalizados e em black piano, que ajudam a quebrar um pouco o ambiente fosco e empresta algum requinte. Nota 7

Design – O desenho do italiano Giorgio Giuggiaro sempre foi o ponto forte do Punto. Com linhas arrojadas e atraentes, o compacto destoa dos concorrentes por possuir um visual mais equilibrado. Os destaques ficam por conta dos belos faróis angulosos e da frente em bico, que, combinadas com a grade cromada da versão Essence, produzem um ar ainda mais estiloso ao compacto da Fiat. Nota 9.

Custo/benefício – Os R$ 47.350 pedidos na versão Dualogic Essence 1.6 115/117 cv do Punto incluem uma lista bem básica de itens de série – ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo e faróis de neblina. No entanto, a mesma versão com câmbio manual sai por R$ 44.630. Ele está situado bem na faixa de preços do carros do segmento, como o C3 1.6 110/113 cv Exclusive – com ar-condicionado digital e rodas de liga leve aro 15, além do som de série –, que custa R$ 48.800. Ou o Polo 1.6 i-Motion, que sai por R$ 45.510. O carro testado contava com um kit que inclui rodas de liga leve e telecomando na chave canivete, o que eleva seu preço a R$ 55.408. Nota 6.

Total – O Punto 2012  Essence 1.6 16v Dualogic somou 70 pontos em 100 possíveis.

Punto trás G

Design do italiano Giorgetto Giugiaro continua atual, mesmo após quatro anos no Brasil

Impressões ao dirigir: nos congestionamentos cotidianos

O novo motor 1.6 do Punto 2012  não chega a comprometer o desempenho, mas também não produz emoções fortes ao dirigir. Devido a seu baixo desempenho em regime de baixas rotações, a unidade propulsora deixa um pouco a desejar. O câmbio automatizado Dualogic faz com que o compacto da Fiat se torne confortável nas horas em que não se pode pisar fundo no acelerador. No entanto, as trocas de marchas em modo Drive apresentam certos “engasgos”, o que é parcialmente sanado pela utilização em modo manual.

Estacionar o carro pode ser considerado um desafio. Sem sintonia fina na aceleração, graças ao câmbio automatizado, é muito difícil manobrar sem sofrer com os solavancos. Mesmo ao tirar o pé do freio, o Punto só sai da inércia com acelerações mais fortes, o que causa irritação e gera dificuldade ao condutor para colocar o carro em vagas mais apertadas.

Quando o estacionamento é deixado para trás e chega a hora de acelerar na estrada, o motor 1.6 16v E.torQ finalmente mostra a que veio. O carro consegue boas retomadas – apesar dos eventuais solavancos causados pelo câmbio – e atinge velocidades elevadas sem causar qualquer sensação de descontrole.

Se em alguns aspectos acaba aparecendo como o “vilão” da história, o câmbio automatizado Dualogic proporciona evidente conforto na hora de enfrentar os constantes congestionamentos das vias da cidade. O que pode ser um diferencial para conquistar novos consumidores. O compacto premium da Fiat peca em alguns aspectos básicos, como o pequeno porta-malas e os acessos complicados. Mas tem a seu favor um visual moderno e arrojado. E a opção do cambio Dualogic é bem coerente com o público-alvo do modelo.

Fotos do Fiat Punto 2012
Punto 2012
Fiat Punto 2012
Fiat Punto 2012

Confira os preços de todas versões do Fiat Punto 2012:

Punto Attractive 1.4: R$ 40.380
Punto Essence 1.6 16V: R$ 44.890
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.630
Punto Essence 1.8 16V: R$ 46.710
Punto Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 49.260
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 51.700
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 54.260
Punto T-Jet: R$ 65.830

Para quem espera comprar um Fiat Punto 2012, esperamos que as dúvidas tenham sido sanadas, comente sobre as fotos e preços!

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. O meu comentário e que esse carro e o carro dos meus sonhos eu espero que deus mi de um,porque esse carro e lindo,e se deus mi desse um eu queria um ponto quatro e nada mais senhor.

  2. gostaria de saber o consumo real do punto 2012 attractive na gasolina e etanol (cidade e estrada )
    grato

  3. GOSTARIA DE SABER QUAL É O CONSUMO REAL DO PUNTO 1.4 ATRACTIVE 2012 …
    TANDO NA CIDADE QUANTO NA ESTRADA ( gasolina e etanol)…
    ESTOU PARA COMPRAR UM E GOSTARIA MUITO DE SABER DO SEU CONSUMO ….
    GRATO

  4. Vendo um punto Sporting 1.8 2010 novissimo com teto e ar digital – maravilhoso. por R$42.000,00 se interssar 41 92310070

  5. Tenho um punto novissimo 2010 sporting completo inclusive com ar digital e teto estou vendendo por R$42.000,00 carro muito novo com 39.000 KM se interessar meu telefone em Curitiba 41 9231 0070

  6. GOSTARIA DE DEIXAR MEU QUESTIONAMENTO COM RELAÇÃO AO CONSUMO DO PUNTO 2011/2012- 1.6 16 VALVULAS, ADQUIRI EM 26 DE OUTUBRO, ESTÁ HOJE COM 7300 KM, A MÉDIA NA CIDADE NO ETANOL É 5,5 KM / L E NÃO 7,8 KM / L CONFORME RELATO ACIMA, NÃO CONCORDO POIS FAÇO A MÉDIA REAL TODO ABASTECIMENTO QUE FAÇO, DESDE QUE ADQUIRI, O PRODUTO É DE UM MESMO POSTO DE CONFIANÇA BANDEIRA IPIRANGA, GOSTARIA DE SABER COMO É QUE FOI FEITO ESTA MÉDIA 7,8 KM / LITRO, NA PISTA OU SEJA NA ESTRADA FAZ 8,5 KM / LITRO NO ETANOL COM AR LIGADO E MÉDIA 110 KM / HORA, CREIO QUE ESTE CONSUMO É COM GASOLINA E NÃO ETANOL, NÃO SEI SE É PORQUE ESTÁ NOVO, VOU LEVAR PARA A REVISÃO NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 19 DE MARÇO, ESTOU ABERTO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS, GRATO

    ENG. IESO DE OLIVEIRA MARTINS PALMIERE – PROPRIETÁRIO DE PUNTO 1.6 16V ESSENCE – BRANCO – SERTÃOZINHO – SP – ADQUIRIDO NA CONCESSIONÁRIA PÁDOVA FIAT

  7. Quero comprar um fiat punto 1.8 no valor de 46.000,00,gostaria de saber dando 16.000,00 mil reais de entrada e financiando o restante quanto fica as prestações em 48x

  8. tenho essence 1,6 e não mim arrependo muito bom e quando sair o novo punto
    vou trocar pelo o mesmo o punto e show

  9. comprei um essence 1.6 completo com blueme nos primeiros dias fiquei assustado com o consumo de 6,7 km litro na cidade mas fiz uma viagem de 480km e ele me agradou no comsumo na estrada de 13 km litro e agora com 4400km seu rendimento na cidade e de 9,2 gasolina ja tive varios carros eo que mais me agradou ate agora foi o punto tenho um voyage 2012 comfortline 1,6 e so uso de vez em quando pois o meu punto eo carro

  10. comprei um essence 1.6 completo com blueme nos primeiros dias fiquei assustado com o consumo de 6,7 km litro na cidade mas fiz uma viagem de 480km e ele me agradou no comsumo na estrada de 13 km litro e agora com 4400km seu rendimento na cidade e de 9,2 gasolina ja tive varios carros eo que mais me agradou ate agora foi o punto tenho um voyage 2012 comfotline 1,6 e so uso de vez em quando pois o meu punto eo carro

  11. cade as mudanças na grade dianteira e a mudança na parte interna e trazeira que foi divulgada em fotos e revista

  12. Acabei de tirar um completão essence 1.6 16v no inicio desse mes de dezembro e ja rodei 1500km, sem sombra de duvidas to curtindo bastante o carro, muita gente fala mal do carro, com certeza é por que nunca teve a curiosidade de dirigi o carro imaginei que iria estranhar ter saido de um 2.0, mas podem comprar sem medo que é um otimo carro, otimo motor, muito gostoso pra dirigir.

  13. Estou comprando um punto automatico agora em dezembro. Só não entendi porque você´s estão anuciando que o punto 2012 não é tão bom para alguns comandos. Poderia me explicar o porque ?

  14. Ótimo carro!!! Recomendo, tenho o 1.6 16V, depois de amaciado o carro ficou esperto, design fora de sério, pelas minhas pesquisas é vantagem pegar o 1.8 16V, porém não me arrependo da compra que fiz.

  15. quero comprar um punto zero 1.4 mas em paragominas no pará não tem revendedor fiat onde tem o mais proximo.

  16. Esse não é o NOVO punto 2012, esse é o punto 2012. O punto estava para ser “maquiado”(reestilizado, agora em 2011 como modelo 2012, como já aconteceu na Europa. Mas segundo notícias da FIAT brasil a “maquiagem(reestilização”, não aconteceu porque faltam componentes que o Japão não pode fornecer a tempo. Interessante observar que tal problema não ocorreu com o punto europeu ‘maquiado”(reestilizado) que roda normalmente, ou há os componentes mas só para o consumidor europeu não para o Brasileiro ou compraram tais componentes de outro fornecedor, que também a Fiat Brasil poderia ter comprado e teríamos o Punto “maquiado” este ano (2011) como já roda na Europa. Há 4/5 anos passados a FIat Mundial esteve a beira da falência, com propostas de compras e a única fábrica da Fiast no Mundo que dava lucro de encher as burras o foi a Brasileira, que ajudou a que a Fiat continuasse existindo e ora o consumidor Brasuileiro é tratado pela FIAT , aliás como sempre o foi de segunda linha, como lixo, sem resopeito algum, outra vez que estiverem em crise peçam para os consumidores europeus salvarem a marca. E pensar que o Brasil não tem nem uma fábrica própria de automóveis?

    • E se você ainda acha que as coisas irão mudar, esqueça!!!! O Brasileiro ainda vai continuar pagando caro pelo lixo que deixam por aqui. Os carros montados no Brasil, continuarão sendo caríssimos e de péssima qualidade se comparados aos de outros países.

  17. Quero comprar um Punto, mas não este com cara de fora de linha nem com freios trazeiros de tambor. SR da Fiat melhorem esta carroça se não eu vou pra concorrencia.

    • Chora criança, acha que a Fiat vai sentir sua falta. Deixa de ser bocó.

  18. muito lindo o punto desany muito lindo muito confotavel esta de parabéns o punto2012 a se meu desce mas vou ficar sempre sonhando

  19. mas se a foto a cima é a do punto 2012, ele não mundou nada em relação ao 2011. continua a mesma coisa, ou vocês não tem as fotos do modelo já resilizado?

  20. Sou apaixonado pelo Punto. Tenho um, modelo 2008 e estou satisfeito. Realmente o Design é o ponto forte do carro. O meu ELX 1.4 é fraco e o desempenho deixa a desejar. Tô pensando em trocar por outro Punto. Quero o novo reestilizado e com motor MultiAir que chega em 2012. Vou esperar até lá ou mudo para Kia, Hyunday.
    Recomendo o Carro!!!

Deixe um comentário para GABRIEL Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *