Veja em fotos como seria o Santana 2010

O Santana completa 25 anos como o primeiro sedã médio-grande da Volkswagen do Brasil. Em 1984 o carro vinha com equipamentos que nunca tinham sido vistos em um modelo da marca no País, com lavadores de faróis e toca-fitas com mostrador digital. No ano seguinte, foi lançada a versão perua, a Quantum, que também inovo no segmento. No auge da sua trajetória no mercado brasileiro, o Santana liderou a seqüência de modelos que receberam sistema ABS. Mas, com o tempo, o sedã foi perdendo seu prestígio, abalado pela chegada de carros mais modernos, até sair de linha em maio de 2006, com mais de 200 mil unidades vendidas e uma legião de fãs.

O Santana completa 25 anos como o primeiro sedã médio-grande da Volkswagen do Brasil. Em 1984 o carro vinha com equipamentos que nunca tinham sido vistos em um modelo da marca no País, com lavadores de faróis e toca-fitas com mostrador digital. No ano seguinte, foi lançada a versão perua, a Quantum, que também inovo no segmento. No auge da sua trajetória no mercado brasileiro, o Santana liderou a seqüência de modelos que receberam sistema ABS. Mas, com o tempo, o sedã foi perdendo seu prestígio, abalado pela chegada de carros mais modernos, até sair de linha em maio de 2006, com mais de 200 mil unidades vendidas e uma legião de fãs.

Eis a projeção de como seria o Santana dos dias atuais segundo o designer Eduardo Oliveira

Eis a projeção de como seria o Santana dos dias atuais segundo o designer Eduardo Oliveira

É principalmente para os que reconhecem o valor do sedã da Volkswagen que o designer Eduardo Oliveira fez as projeções de como seria o Santana hoje em dia. Qualquer semelhança com a nova geração do Golf e Jetta não é mera coincidência, como explica Oliveira: “, usei propositadamente a base do Golf europeu para mostrar que seria possível a produção de um novo Santana com baixo custo. Caso esse carro viesse a ser fabricado aqui, compartilharia, inclusive, as portas traseiras com a Quantum. Mas a principal característica do Santana está na traseira. “As lanternas finas e altas da primeira geração não poderia faltar”, diz o designer. “E por causa do pouco espaço, o logotipo ficou abaixo da placa”, complementa ele.

Volkswagen Santana e Quantum

Eduardo Oliveira

Traseira do Santana moderno vem com lanternas parecidas com as da versão original, de 1984. Na projeção, Oliveira propõe uma versão CC, com traços que lembram os de um cupê

A perua Quantum teve uma posição um pouco mais confortável que o Santana no mercado nacional pela falta de fortes concorrentes. Havia apenas a Caravan e a Belina, ambas extintas no início dos anos 90, além da Marea Weekend, a partir de 1999. Entre todas elas, a perua da Volkswagen sempre se destacou no ranking de vendas. Assim como o Santana, começou com apenas motor 1.8, mas passou a poder ser equipada com o 2.0 a partir da linha 89. Saiu de linha bem antes do sedã, em dezembro de 2001. Na projeção de Eduardo Oliveira, a perua teve o desenho das lanternas triangulares modernizadas, ficando com aspecto ainda mais elegante que os da Jetta Variant, modelo que serviu de base para o trabalho do designer.

Eduardo Oliveira

As lanternas reestilizadas da Quantum ficaram mais harmônicas do que as da perua Jetta Variant, modelo usado na projeção

Auto Esporte

loading...

Escreva aqui !

30 Comentários

  • eu tinha um santana 2002, 1.8 de cor branca eu amava este carro , mais um dia l para consertar o ar, e o rapaz bateu no poste detonou meu carro e um carro confortado para viajar, e velos ,estou procurando um igual mais esta dificil porque ele era todo original e nunca tinha sido batido.

  • Nossa estou apaixonada por esse novo quantum, virou agora um sonho de consumo
    ja possuo um 99 e não vejo a hora de trocar de modelo.
    aguardo anciosamente..

  • meu pai tem um santana 97 vermelho pensa num carro bom melhor do que esses hoje em dia espaçoso e bom no aselerado otimo nuca vou trocar de opiniao

  • O SANTANA JAMAIS DEVIA SAIR DE LINHA.COM ISTO DISPAROU A VENDA DO ASTRA.VW DO BRASIL VOLTA A FABRICAR O SANTANA URGENTE , NOS MOTORES ,1.6 109 CVLS, E 2.0 145 CVLS .MAS BOM SERIA SE FOSSE NA VERÇÃO AP,RODAS EM DOIS MODELOS 16,E 15 NOS QUATROS FUROS .NA PROPAGANDA DARIA CERTO O LUAN SANTANA .CANTANDO ASSIM,MEU CORAÇÃO TA DISPARADO,O SANTANA TA DISPARADO NESTA LOUCURA VEIO PRA FICAR.VAI EM SEMDIAR OS FANS.RESUMINDO ESTE MODELO FICOU NT 1000.

  • Trabalho no turismo,dirijo um Santana Quantum e digo não tem carro

    melhor. estou aguardando a nova versão, quero ser uns dos primeiro a compra.

  • Eu amo santana quantun e um carro muito bom esse carro muito espaço zo de mais

    sai para viajar cabe tudo no carro …..eu gostaria que Volkswagen fabricase uma quanto e men dese de presente ……=)

    assin: ingredy ap louzada gar

    sou de franca SP (:

  • O CARRO FICOU NT 10,MAS BEM QUE PODERIA SER AMESMA MECANICA.

    MAS COM MOTOR AP 2.0 EVOLUIDO EM 145 CVLS.

    VW DO BRASIL VOLTE A FRABRICAR SANTANA URGENTE.

    FINAL,A SAIDA DO SANTANA DISPAROU A VENDA DO ASTRA.

  • EU TENHO VARIOS SANTANAS POR EXEMPLO UM,2002 UM,2003 UM,2004 UM,2005 UM2006 ESSES SAO O XODO FORA A LAMBORGUINE GALARDO QUE MEU PAI ME DEU, MEU AMIGO VINICIOS TEM UMA FERRARI ENZO ISSO EU USO PARA PULAR RAMPA.FORA MEUS CARROS DE PASSEIO.

  • meun pai teve um 97 era muito legal todo odia eu olhava para ele com vondade de dirigirmas eu não sabia e nen tinha coragen o carro era uma maqi na antava muito erra 2.0 meu pai vendeu viqei com saudades dele vo comprar um.

  • NOOOSAAA!!!!

    QUE LINDO ESSE SANTANA, EU TENHO UM 93 E GOSTO MUITO DELE, PELA SUA FORÇA, ESTABILIDADE, BAIXO CUSTO EM MANUTENÇÃO E SEM FALAR NO CONFORTO, IMAGINA SÓ QUANDO SAI ESSE, A FERRARI QUE SE CUIDE, PORQUE NEM TODO MUNDO QUER UMA FERRARI, MAS TODO MUNDO JA SONHOU COM UM SANTANA UM DIA. ESSE É O CARRO.

  • TENHO CERTESA QUE A VOLKSWAGEM ESTA PERDENDO DINHEIRO POR NÃO FABRICAR NOVAMENTE O SANTANA AQUI NO BRASIL, NÃO SEI PORQUE ELE SO E FABRICADO SO NA CHINA.

    VEJA A LEGIAO DE FANS

    O SANTANA É UM MITO

    PORQUE NÃO FABRICAR LOGO E GANHAR DINHEIRO.

    GRATO

    UM GRANDE ABRAÇO

    JOSE MARIA

  • o santana esta lindo eu tinha um 1996 e agora tenho um 2002 sou taxista eu faço questão de ter um na praça faço questão

  • tem tres santana quantum se sair a 2010 vou trocar todas pela nova porque e um carro muito bom ainda mais para eu q trabalho com funeraria tem muito espanço e anda muito bem e não dá muita manutençao

    • VC E UM MENTIROSO VC NÃO TEM DINHEIRO IGUAL A MIM E O MEU AMIGO VINICIOS NOIS GOSTAMOS DE COMPRAR LANÇAMENTOS VC SO COMPRA LATA VEIA MENTIROSO PE RACHADO LAMBE SAL.

  • eu tenho um santana quantum 96 é o melhor carro que ja tive e gostaria que voltasem a fabricar o novo santana quem sabe volorisa o meu santana velho e eu consiga COMPRAR O NOVO SANTANA HE!HE!HE!

  • Sou taxista e gostaria muito do retorno do novo santana os passageiros sentem falta, sempre perguntam, porque deixaram de fabricar? eu como profissional do volante a 30 anos quero voltar a oferecer o melhor para os meus passageiros, tenho certeza que o Brasil agradece .

  • tenho uma santana QUANTUM é o primeiro santana que tive,já possui opalas,maverik,e carros grandes,de outras marcas e modelos,estou muito satis feito,com a QUANTUM

    por favor lance o santana 2010 logo estou esperando

    sem mais obrigado

    a minha QUANTUM ano.96/97.

  • POR FAVOR RELANNÇAM O SANTANA E A QUANTUM NOS MODELOS APRESENTADOS NO PORTAL POWER, POIS A TECNOLOGIA APRIMORA A TRADIÇÃO E ISSO NADA SUPERA
    OBS: tenho um gol 90 motor cht cl 1.6 com 184.000 km rodados,motor stander (não foi retificado e nem precisa) isso é tradição com qualidade.!!!!!

  • Eu tenho um Santana, faz 5 anos que tenho, é o meu segundo carro. O Santana é mais que um simples carro…. sem comentarios. Eu sou a favor que relançam o Santana novamente.

    Abraço

  • vocês tem q relançar com certeza o santana, no entanto pequenos ajustes tem de revistos comom ex aumentar em 5 cm a altura interna do veículo, portas traseiras com mais aberturas, fim da ondulação q fica no meio do carro na parte interna, aumentando assim a senssação de espaço,manter motores 1.8 e 2.0 e por fim verificar o porque de alguns casos rachaduras nas longarinas, feito isso, eu um fã incondicional deste carro, serei o primeiro a comprá-lo e idolatralo como sempre abraços!

  • obs: Eu gostaria de saber das portas traseiras , elas abrem bem, o , espaso dos bancos traseiro e espasoso. Voces sabem , para Taxi tem que ter as portas que abrem e os bancos traseiros tenham espacos.