Casas para alugar

Tire suas dúvidas sobre Casas para alugar, pois assumir um compromisso hoje em dia requer inúmeros cuidados, principalmente se esse compromisso for o aluguel de uma casa. Proprietários e inquilinos têm papéis importantes a serem sempre acordados nesse tipo de transação e é por isso que ficar atento aos detalhes do contrato do aluguel é fundamental. Antes de assinar qualquer contrato de é necessário ter conhecimentos sobre as normas para esse processo. O PROCON e o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) podem auxiliar em todas as suas dúvidas e é com base em suas recomendações que apontaremos alguns detalhes importantes a serem observados no contrato.

Casas para alugar  Casas para alugar

Contrato

O contrato deve conter uma série de requisitos que deixe claro quais os direitos e os deveres das duas partes, proprietário e inquilino, como o valor do aluguel e da multa em caso de atrasos, duração da locação, local e forma de pagamento também devem estar previstos no contrato. Além disso, outro item que deve estar presente é o índice de reajuste anual no preço do aluguel. Fique atento a esses detalhes, principalmente se você resolver fazer o aluguel por conta própria, sem ajuda de uma corretora, nesses casos o cuidado deve ser redobrado.

Os contratos de locação duram em média três anos e é apenas depois desse período, em caso de renovação, que o preço pode ser reajustado conforme a inflação. Em caso de desistência e saída do imóvel antes do fim do prazo previsto no contrato, o inquilino deve pagar a multa contratual que tem seu valor estipulado no momento da elaboração do contrato, esse valor diminuiu conforme a proximidade com o fim da data estipulada anteriormente.

Se você optar pela escolha do aluguel intermediado por uma corretora você também precisa estar atento a certos cuidados em relação à transação, por exemplo, a imobiliária não pode cobrar do inquilino a elaboração do contrato, esses são gastos que precisam ser pagos pelos proprietários e somente podem ser cobradas na taxa cobrada do locador após o fechamento do negócio.

Dicas

Outra dica importante é conhecer o imóvel antes de assinar o contrato, verificar as condições, os itens que já estão nele e principalmente se ele está realmente nas condições apontadas por proprietários e corretores. Se possível fotografe e ateste no contrato as condições da casa antes de alugá-la, pois quando o contrato terminar você precisa devolvê-la da maneira como encontrou, por isso fique atento aos detalhes.

Cuidados

Todo e qualquer processo de transação contratual do aluguel de uma casa precisa ser feito com cuidado e segurança, verificar as condições e as imposições do proprietário são fundamentais para evitar problemas no futuro (exigência de fiador, por exemplo), por isso não se descuide de nenhum detalhe e assine o contrato com convicção de estar fazendo um bom negócio.

Links Patrocinados