Justus e Ticiane mostram Rafaella pela primeira vez após cirurgia

Roberto Justus e Ticiane Pinheiro mostram Rafaella pela primeira vez após cirurgia crânio-facial

O casal Roberto Justus e Ticiane Pinheiro falou sobre a cirurgia na face pela qual a filha Rafaella foi submetida recentemente. “Dois dias depois da operação ela chegou em casa e já queria brincar”, contou Ticiane, em entrevista à revista “Contigo!”.

Familia Justus na revista contigo

Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, o apresentador contou que Rafa teve estenose crânio-facial: “uma alteração óssea corrigida recentemente com uma cirurgia [no Hospital Albert Einstein] e com o uso de aparelho ortodôntico”, contou ele. “A cirurgia, graças a Deus, foi um grande sucesso.O mais importante era resolver o aspecto funcional. Esse tipo de disfunção pode atrapalhar um pouco a respiração. Era preciso também ajustar a oclusão do maxilar, a mordida”, contou ele. A menina completará três anos no dia 1º de julho e a foto na “Contigo!” é a primeira após a cirurgia.

Estampando a capa especial Dia dos Namorados da “Contigo!”, que chegas às bancas nesta quarta-feira (6), o casal ainda contou que ficou ainda mais unido por causa de Rafaella e ainda elogiou as qualidades da menina. “Rafa já sabe mexer no iPad, tira foto, filma… Outro dia ela me disse: papai, vou colocar em modo avião. Duvidei, mas ela entrou nos ajustes e mudou!”, relembrou Roberto Justus. “Rafa me corrige até no inglês. A pronúncia dela é perfeita!”, diz a mãe.

Juntos há seis anos, o casal também disse que continua fazendo surpresas românticas, como cartas, viagens inesperadas, presentes escondidos pela casa, balões espalhados no escritório de trabalho. A entrevista foi concedida no apartamento do casal, na zona sul de São Paulo.

Rafaella

Entenda a estenose crânio-facial, de Rafaella Justus

Filha do empresário Roberto Justus e da apresentadora Ticiane Pinheiro, Rafaella sempre sofreu boatos de que tinha uma síndrome genética. Os pais negavam qualquer problemas de saúde, mas, recentemente, justus contou ao jornal folha de são paulo que sua filha fez cirurgia para corrigir uma estenose crânio-facial, que é uma má formação óssea do crânio.

Assim como Rafaella Justus, outras crianças também passam pelo mesmo problema. A estenose crânio-facial, ou cranioestenose, é diagnosticada logo após o nascimento e normalmente aparece com as síndromes de Crouzon (doença genética caracterizada por alterações congênitas na face e no crânio) e de Apert (doença genética caracterizada pela malformação do crânio, além de diversas alterações físicas e mentais), mas também pode surgir em crianças que não apresentam nenhuma síndrome.

“O crânio do adulto é uma peça completa. Já o da criança tem varias placas ósseas soltas, como se fosse um quebra-cabeça. A separação entre essas peças é chamada de sutura e a estenose ocorre quanto há um fechamento precoce dessas suturas”, explica o especialista em assimetrias cranianas Gerd Schreen, da clínica Cranial Care.

Cirurgia é necessária?

Nem todas as crianças precisam passar por um processo cirúrgico. “Há cranioestenoses simples, quando uma das suturas se fecha antes do tempo e não precisa ser operada, e cranioestenoses complexas, como a da Rafaella, em que várias suturas se fecham precocemente. Nesse último caso, é preciso fazer cirurgia para corrigir a estética”, afirma o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.

De acordo com Breinis, as crianças que apresentam cranioestenose normalmente têm o “formato de crânio alongado e olhos rasos” e devem fazer a cirurgia antes dos seis meses de idade. “Quanto mais rápido for feito o processo cirúrgico, mais chances de ter resultados satisfatórios”.

Durante a cirurgia, os médicos abrem as suturas e fazem a remontagem dos ossos da cabeça e da face.

Em alguns casos mais comuns e menos graves, as crianças podem apresentar plagiocefalia posicional, que também é uma assimetria do crânio. “Muitas mães podem ficar angustiadas ao ver uma assimetria no crânio de seus filhos. Mas muitas deformidades podem ser corrigidas com órtese craniana, uma espécie de capacete que deve ser usado de três a quatro meses e corrige o problema para o resto da vida”, conta Gerd.

Fotos de Rafaella Justus antes da cirurgia

Rafaella Justus antes da cirurgia
Rafaella Justus antes da cirurgia

Rafaella Justus é filha da apresentadora Ticiane Pinheiro e do empresário Roberto Justus. A menina prestigiou o evento de uma marca infantil, em São Paulo.

loading...

Escreva aqui !

4 Comentários

  • GRAÇA A DEUS FILHA DELES É LINDA É UM PRESENTE DE DEUS NA VIDA DELES RAFAELA É UM MILAGRE DE DEUS FICO FELIZ EM VE A FELICIDADES DESSA FAMILIA ABENÇOADA POR DEUS QUE SERVE DE EXEMPLO PARA TODOS NOS SERES VIVOS . QUE DEUS CONTINUA ABENÇOANDO LINDA MENINA ANJO DE DEUS AQUI NA TERRA QUE VENHO PARA ILUMINA MUITAS VIDA . DEUS É FIEL

  • Graças a Deus que os pais dessa criança tem muito dinheiro e pode corrigir essa má formação do crânio. E o Justo aprenda mais valorizar sua filhinha que é tão especial. O amor é o melhor rémedio pra essa criança. Sejam felizes Justo e Ticiany.