Por onde anda Eloísa Mafalda?

Atualizado por em Comentários 167  

Por onde anda Eloísa Mafalda, a Manuela da novela Mulheres de Areia?

Eloísa Mafalda  Por onde anda Eloísa Mafalda?

Eloísa Mafalda

Longe da TV há 10 anos, a atriz Eloísa Mafalda ainda se lembra de sua atuação na primeira versão de Paraíso. A veterana, de 85 anos, vítima de esclerose, não recordava sequer que havia interpretado Mariana, a mãe da protagonista, na primeira versão da novela de Benedito Ruy Barbosa. “Eu adorei fazer a beata. Mas lembro que ela era uma velha chata, muito mal-humorada”, disse a atriz, que atualmente mora em Petrópolis com a filha, Mirian.

Apesar de ter feito mais de 30 papéis em novelas, Eloísa acha que as pessoas não sentem sua falta na dramaturgia: “Tem muita gente nova, bonita e talentosa na TV. Não precisam mais de mim”, diz a atriz, que não pensa em voltar a atuar em novelas: “Agora sou jardineira. Moro numa casa grande, com um quintal enorme.”
Eloísa Mafalda  Por onde anda Eloísa Mafalda?
Os amigos estão saudosos. Ney Latorraca lembra com saudade da amiga: “Eloísa é maravilhosa.” Edmara Barbosa, a filha de Benedito Ruy Barbosa, conta que conheceu a atriz por intermédio do pai. “Conheci Eloísa Mafalda quando Paraíso foi ao ar pela primeira vez. Admiro muito o trabalho dela.”

Suas últimas participações na TV foram na novela “O Beijo do Vampiro” e em um especial de Natal da Xuxa, em 2003.

Em 2008, atriz Eloísa Mafalda esteve no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) para gravar um comercial em prol da instituição. O contato com a família da atriz foi feito através do Telemarketing da instituição e, a partir daí, surgiu a idéia de ceder a imagem de Eloísa em prol da luta contra o câncer infanto-juvenil.

A gravação foi organizada e doada pela empresa Cenaset Produções, já parceira do Grendacc na produção de vídeos institucionais.

Com o lançamento da novela “Paraíso”, em março de 2009, a filha da atriz conta que Eloísa Mafalda não lembra que fez a mãe da Santinha na primeira versão da novela “Paraíso” (personagem vivida agora por Cássia Kiss). Segundo sua filha, Mirian, contou ao jornal “Extra”, a atriz de 85 anos vem perdendo a memória e sofreu um acidente recente ao levar um tombo e quebrar o fêmur.

“Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada”, contou à publicação.

Atualmente Eloísa Mafalda vive com a filha numa bela casa na Serra de Petrópolis e se encontra afastada das telinhas, porém os mais de 40 papéis que interpretou ao longo de sua carreira contribuem para que jamais seja esquecida.

Eloísa Mafalda aos 90 anos com o bisneto Miguel  Por onde anda Eloísa Mafalda?Aos 90 anos, o tempo só tirou de Eloísa a facilidade em articular o pensamento. O sorriso franco e o alto astral que se transformaram em sua marca registrada continuam ali. “Não gosto de fazer aniversário. Minha vida até aqui está ótima. Não me arrependi de nada e gostei de tudo até hojei”, diz Eloísa entre sorrisos.

Dos colegas com quem contracenou ao longo da carreira, muitos até hoje são seus amigos como é o caso de Ary Fontoura, Elizabeth Savalla e Osmar Prado. Os dois filhos da atriz, Mírian e Marcos, 53, lhe deram dois netos e um bisneto. O pequeno Miguel, de dois meses, é neto de Mírian. Ver a família reunida no dia de seu aniversário, já que Marcos mora em Arraial D’Ajuda, na Bahia, é o maior presente que Eloísa poderia ter neste dia. “Às vezes o coração dá um susto, alguma coisa não vai bem, mas eu estou sempre feliz. Sou muito alegre, graças a Deus! Quero viver mais 90 anos!”

Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão em "Corpo a corpo" (Foto: Globo)  Por onde anda Eloísa Mafalda?

Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão em “Corpo a corpo” (Foto: Globo)

André Valli e Eloísa Mafalda no "Você decide" (Foto: TV Globo/CEDOC)  Por onde anda Eloísa Mafalda?

André Valli e Eloísa Mafalda no “Você decide” (Foto: TV Globo/CEDOC)

 

 

Links Patrocinados
167
  1. Gostei muito da reportagem, porem faltaram dados da sua juventude e infância junto a minha mãe antes com nome de solteira Maria de Lourdes Pettená Fonceca pois sei que nadavam juntas e eram muito amigas na cidade de Jundiaí,interior de São Paulo. Tenho fotos delas em competição….Hoje minha mãe tem 94anos e está lúcida graças a Deus e mora em Ribeirão Preto junto com sua irmã Nesy Bottura…..sei que ela vai fazer muita festa ao saber do paradeiro de tão antigas amigas….entre no site de Famille Dumangin e verão a foto de mamãe ainda menina com Heloisa Mafalda!imbativeis no campeonato de natação Paulista! mais informação é consultar nosso site da famille Dumangin,pois ela se casou com meu pai que foi para guerra de 1942 e adquiriu o nome de Maria de Lourdes Dumangin Santos….Até breve!

  2. Muita saudades muita falta mais fico feliz de saber que esta vem

  3. Sinto tanta falta da Eloisa Mafalda que fui atrás de saber do paradeiro dela, uma atriz fantástica que deixou saudades!!!!!! beijos Eloisa, que Deus lhe dê uma vida plena e harmoniosa!!

  4. Ao contrário do que disse a Diva Eloísa Mafalda, sua falta é, sim, muito sentida por todos os que adoram (Tele) dramaturgia. Saudade do tempo em que a via nas novelas.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*