Por onde anda Eloísa Mafalda?

Por onde anda Eloísa Mafalda, a Manuela da novela Mulheres de Areia?

Eloísa Mafalda  Por onde anda Eloísa Mafalda?

Eloísa Mafalda

Longe da TV há 10 anos, a atriz Eloísa Mafalda ainda se lembra de sua atuação na primeira versão de Paraíso. A veterana, de 85 anos, vítima de esclerose, não recordava sequer que havia interpretado Mariana, a mãe da protagonista, na primeira versão da novela de Benedito Ruy Barbosa. “Eu adorei fazer a beata. Mas lembro que ela era uma velha chata, muito mal-humorada”, disse a atriz heloisa mafalda , que atualmente mora em Petrópolis com a filha, Mirian.

E como está Eloisa Mafalda hoje ? Por onde anda Eloisa Mafalda?

Apesar de ter feito mais de 30 papéis em novelas, Eloísa acha que as pessoas não sentem sua falta na dramaturgia: “Tem muita gente nova, bonita e talentosa na TV. Não precisam mais de mim”, diz a atriz, que não pensa em voltar a atuar em novelas: “Agora sou jardineira. Moro numa casa grande, com um quintal enorme.”
Eloísa Mafalda  Por onde anda Eloísa Mafalda?
Os amigos estão saudosos. Ney Latorraca lembra com saudade da amiga: “Eloísa é maravilhosa.” Edmara Barbosa, a filha de Benedito Ruy Barbosa, conta que conheceu a atriz por intermédio do pai. “Conheci Eloísa Mafalda quando Paraíso foi ao ar pela primeira vez. Admiro muito o trabalho dela.”

Suas últimas participações na TV foram na novela “O Beijo do Vampiro” e em um especial de Natal da Xuxa, em 2003.

Em 2008, atriz Eloísa Mafalda esteve no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) para gravar um comercial em prol da instituição. O contato com a família da atriz foi feito através do Telemarketing da instituição e, a partir daí, surgiu a idéia de ceder a imagem de Eloísa em prol da luta contra o câncer infanto-juvenil.

A gravação foi organizada e doada pela empresa Cenaset Produções, já parceira do Grendacc na produção de vídeos institucionais.

Com o lançamento da novela “Paraíso”, em março de 2009, a filha da atriz conta que Eloísa Mafalda não lembra que fez a mãe da Santinha na primeira versão da novela “Paraíso” (personagem vivida agora por Cássia Kiss). Segundo sua filha, Mirian, contou ao jornal “Extra”, a atriz de 85 anos vem perdendo a memória e sofreu um acidente recente ao levar um tombo e quebrar o fêmur.

“Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada”, contou à publicação.

Atualmente Eloísa Mafalda vive com a filha numa bela casa na Serra de Petrópolis e se encontra afastada das telinhas, porém os mais de 40 papéis que interpretou ao longo de sua carreira contribuem para que jamais seja esquecida.

Eloísa Mafalda aos 90 anos com o bisneto Miguel  Por onde anda Eloísa Mafalda?Aos 90 anos, o tempo só tirou de Eloísa a facilidade em articular o pensamento. O sorriso franco e o alto astral que se transformaram em sua marca registrada continuam ali. “Não gosto de fazer aniversário. Minha vida até aqui está ótima. Não me arrependi de nada e gostei de tudo até hojei”, diz Eloísa entre sorrisos.

Dos colegas com quem contracenou ao longo da carreira, muitos até hoje são seus amigos como é o caso de Ary Fontoura, Elizabeth Savalla e Osmar Prado. Os dois filhos da atriz, Mírian e Marcos, 53, lhe deram dois netos e um bisneto. O pequeno Miguel, de dois meses, é neto de Mírian. Ver a família reunida no dia de seu aniversário, já que Marcos mora em Arraial D’Ajuda, na Bahia, é o maior presente que Eloísa poderia ter neste dia. “Às vezes o coração dá um susto, alguma coisa não vai bem, mas eu estou sempre feliz. Sou muito alegre, graças a Deus! Quero viver mais 90 anos!”

Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão em "Corpo a corpo" (Foto: Globo)  Por onde anda Eloísa Mafalda?

Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão em “Corpo a corpo” (Foto: Globo)

André Valli e Eloísa Mafalda no "Você decide" (Foto: TV Globo/CEDOC)  Por onde anda Eloísa Mafalda?

André Valli e Eloísa Mafalda no “Você decide” (Foto: TV Globo/CEDOC)

Eloísa Mafalda, usa o nome artístico de Mafalda Theotto, ela nasceu em Jundiaí – São Paulo em 18 de setembro de 1924.

Biografia

Neta de italianos, Eloísa Mafalda já nasceu alegre. Diz brincando: “Eu era infeliz e não sabia”. Na verdade, as dificuldades financeiras da família, lhe eram passadas de forma alegre, pois tudo o que queria era se divertir. Em 1940, os pais se separaram e o irmãoOliveira Neto foi ser locutor nas Rádios Tupi e Difusora de São Paulo. Mafalda foi ser costureira. Depois foi trabalhar como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas, onde conheceu a alemã Alice Waldvoguel, que lhe ensinou sobre arte e interpretação  .

O início da vida artística de Eloísa Mafalda aconteceu por acaso. O irmão Oliveira Neto foi para a Tupi-Tamoio, do Rio de Janeiro. Para trazer a irmã, a convenceu a fazer um teste de rádio-teatro. Mafalda fez e foi aprovada, passando a trabalhar em radionovelasda Rádio Nacional e em seguida, foi para a televisão atuar na TV Paulista.

Eloísa Mafalda permaneceu na TV Paulista até o seu término, quando esta foi vendida para a TV Globo, onde a atriz interpretou papéis inesquecíveis na sua carreira como a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família; a Maria Machadão de Gabriela; Dona Mariana em Paraíso; Gioconda Pontes em Pedra sobre Pedra e Manuela em Mulheres de Areia. Porém, sem dúvida, o seu maior sucesso foi Dona Pombinha Abelha em Roque Santeiro. Conhecida no Brasil todo e no estrangeiro, a antiga secretária, a discípula de Dona Alice, muito se espanta e se comove com seu sucesso. E diz de forma graciosa, simpática, verdadeira: “Tudo aconteceu por acaso. Eu não queria ser atriz. Foi tudo uma brincadeira”  .

Estreou no cinema em 1950 no filme Somos Dois. No teatro, estreou em 1965, na peça O Morro dos Ventos Uivantes. Pouco se dedicou à estas áreas de atuação artística.

Eloísa Mafalda foi casada com Miguel Teixeira e tem dois filhos. Além dos problemas de memória, convive com as sequelas de uma fratura no fêmur, após um tombo em casa.

Carreira de Eloísa Mafalda na Televisão

Novelas e Filmes
Ano Título Personagem
1957 / 1963 Praça da Alegria A Sapatão
1963 A Loja de Antiguidades Lady Goswill
1964 Tortura d’Alma Kathy
1965 O Ébrio Heloísa
1968 A Grande Mentira Dona Elvira
1969 A Cabana do Pai Tomás Emily
1970 Pigmalião 70 Ester
A Próxima Atração Dinorá
1971 Caso Especial, Nº1
Bandeira 2 Zulmira
1972 Caso Especial, Meu Primeiro Baile Elza
O Bofe Gonzaguinha
1972 / 1975 A Grande Família Irene Silva (Dona Nenê)
1975 Gabriela Maria Machadão
O Grito Socorro
1976 Saramandaia Maria Aparadeira
1977 Locomotivas Joana
O Astro Dona Consolação
1978 Pecado Rasgado Zoraide
1980 Água Viva Irene Fragoso Neves
Plumas e Paetês Zeni
1981 Brilhante Edite Pereira
1982 Paraíso Dona Mariana
1983 Caso Verdade, Quarto de Despejo
Champagne Adélia
1984 Corpo a Corpo Guiomar Motta
1985 O Tempo e o Vento Arminda Terra
Roque Santeiro Dona Ambrosina Abelha (Dona Pombinha)
1986 Hipertensão Gioconda
1987 Expresso Brasil Maria Machadão / Dona Ambrosina Abelha (Dona Pombinha)
1989 O Sexo dos Anjos Francisquinha
1990 A, E, I, O… Urca Dona Damásia
Delegacia de Mulheres Celeste
Araponga Zuleide
1992 Pedra Sobre Pedra Gioconda Pontes
1993 Mulheres de Areia Manuela
1994 A Madona de Cedro Efigênia
1995 Você Decide, Veneno Ambiente
1996 Você Decide, Sangue no Araguaia
Quem É Você? Kitty
1997 Por Amor Leonor Batalha
1998 Meu Bem Querer Dona Delfina
1999 Você Decide, Madame Sussu
Você Decide, Robin Hood Aposentado
Você Decide, O Terceiro Homem
2000 Aquarela do Brasil Margarida
2001 Brava Gente, Arioswaldo e o Casamento de sua Velha Mãe Centenária Inxirida
Brava Gente, O Natal de Arioswaldo Inxirida
2002 Brava Gente, O Enterro da Cafetina Dona Clara
Brava Gente, Entre o Céu e a Terra Inxirida
O Beijo do Vampiro Dona Carmem

Fontes, globo –  wikipedia

 

loading...

Escreva aqui !

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

182 Comentários

  • Ah, esse Monstro Sagrado jamais sera esquecida. Antes dela partir ja sentia falta nas nossas novelas,
    pois ja sentia ha anos sua ausencia.

  • Como Eu te Amo Eloisa Mafalda, sinto sua falta na TV. Vc marcou a minha adolescência, marcou a minha vida. Por favor, apareça na TV, preciso ver seu rostinho lindo, doce, meigo, Alegre e seu lindo sorriso. Tenho tanta saudade de vc, que chega a doer meu peito. Te amo, de amo e sempre de Amarei, minha atriz preferida. Que Deus te conceda muita Saúde, Proteção e Felicidade. Minha vontade é de te dar um abraço bem apertado. OBRIGADA por fazer parte de minha vida e me fazer tão feliz, mesmo sem me conhecer. Te amo para sempre!!! Beijos, muitos beijos!!!

  • saudades de vc Grande atriz Heloísa Mafalda. Que .Deus abençoe grandemente tu e tua família.

  • Jamais esquecermos de vc…Vc faz falta viu. Saudades minha linda. Com carinho de quem te admira muuuito!!! Um grande bjooo.