Antes mesmo de explicar como escolher entre persianas e cortinas, Nazaré Fehlauer, diretora da Arthur Decor, faz questão de esclarecer o que difere uma da outra: “As primeiras têm lâminas que se mexem, já as segundas são feitas de tecido”. Apesar dessas especificidades, nem sempre é preciso escolher entre um produto ou outro. Na verdade, combinados eles funcionam muito bem. “A persiana entra como bloqueador de luz, e a cortina serve, nesses casos, como um adorno para a janela”, explica Rosimere Frigo, supervisora comercial da Uniflex.

Ainda assim, existem ambientes nos quais a cortina não deve ser usada. “Em locais úmidos, como áreas de serviço e banheiros, escolha modelos práticos de persiana”. Já nas áreas sociais, as cortinas funcionam bem para “vestir” o ambiente, pois a diversidade de tecidos e acabamentos permite criar efeitos interessantes.

Outro fator que restringe a escolha é o espaço entre a janela e a parede. Cortinas precisam de no mínimo mais 50 centímetros de cada lado para serem abertas sem atrapalhar a vista. Quando não há espaço lateral, o melhor é ficar com as persianas

As cortinas ficaram associadas a espaços com decoração mais clássica, mas Nazaré considera que essa ideia já não vale tanto. “As persianas têm acabamentos bem sofisticados, como madeira e couro, mas hoje existem mais de 80 tipos de tecidos e há modelos bem modernos de cortinas também.”

Quanto ao custo, Nazaré explica que não existe uma relação direta entre preço e tamanho da janela. “O que varia mesmo são os acabamentos.” Por isso mesmo, Rosimere lembra que alguns tecidos custam mais de R$ 300,00 o metro quadrado, enquanto modelos de persiana de alumínio são muito baratos.

Por fim, não importa a escolha, é preciso cuidar para durar. Rosimere, por exemplo, recomenda aspirar tanto a cortina quanto a persiana ao menos uma vez por mês. Já Nazaré lembra que as cortinas também devem ser lavadas por uma empresa especializada ao menos uma vez por ano.

persiana

Um fator que restringe a escolha é o espaço entre a janela e a parede. É preciso de no mínimo 50 centímetros de cada lado para que a cortina não atrapalhe a vista. Quando não houver recuos laterais, a persiana é a melhor saída

persiana

Em relação ao custo, não é o tamanho da janela que vai determinar diferenças nos valores entre cortinas e persianas…

 persianas de alumínio

…mas sim os materiais dos quais são feitos os produtos. Há tecidos que custam mais de R$ 300,00 o metro quadrado, enquanto persianas de alumínio são baratas.

cortinas

No mínimo uma vez por ano as cortinas devem ser lavadas por uma empresa especializada.

cortinas

Em ambientes com pé-direito duplo, as cortinas servem não apenas para reter a luminosidade, mas também funcionam como adorno para a parte mais alta da construção.

Via vidaeestilo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here