Engenharia de produção – Áreas de atuação e salário médio

Conheça um pouco mais sobre a profissão : Engenharia de Produção

A escolha de uma profissão não é tarefa fácil. As Faculdades e Universidades oferecem cursos em todos os ramos de atuação e às vezes ficamos perdidos no meio de tanta informação. Mesmo dentro do campo de engenharia existe uma série de cursos diferentes, cada um voltado para uma área específica do conhecimento e com aplicações práticas bem díspares.

A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia responsável pelos recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, visando aumentar a sua produtividade. O engenheiro de produção está apto a agir em quase todos os setores de uma empresa ou de uma indústria.

Entre as principais qualificações desse profissional estão: conhecimentos de administração, economia e engenharia para otimizar o trabalho e a produção. Além de entender os setores de logística, financeiro e comercial.

O engenheiro de produção irá equalizar de forma equilibrada, mão de obra, equipamentos e matéria-prima; a fim de melhorar a qualidade e aumentar a produtividade. É quem que faz a ponte entre o setor técnico e o administrativo, por isso, suas funções extrapolam a área industrial. Bancos e empresas prestadoras de serviço também costumam requisitar os serviços desse tipo de profissional.

  Engenharia de produção   Áreas de atuação e salário médio

As taxas de empregabilidade nas turmas formadas nessa área são altíssimas. Os campos de atuação são amplos, pois esse profissional é solicitado para atuar na gestão de diversos processos produtivos, como lanchonetes, transportadoras e hospitais.

A duração média de um curso de graduação em Engenharia de Produção é de 5 anos. As disciplinas básicas do curso são: matemática (cálculo), física, química e informática. Depois entram as disciplinas específicas como gestão de investimentos, organização do trabalho e estratégia empresarial.

O salário inicial, conforme divulgado pelo CREA, é de R$ 3.060,00, por 43 horas de trabalho semanal.

3 Comentários

Escreva aqui !