A escolha do curso superior !

A escolha do curso superior, cursos do momento ou tentar algo diferente ?

Existem momentos em que nossas escolhas podem mudar completamente nossa vida, a escolha do seu curso superior com certeza é uma das mais importantes delas. E se você está se preparando para prestar vestibular no final do ano sabe bem que esse momento de decisão profissional está cada vez mais próximo. Esse momento é sempre o mais complicado, são inúmeras questões e dúvidas que nos rodeiam.

Se você se encontra nesse período conturbado e ainda está em dúvida, não se preocupe esse processo de indecisão é essencial e mais comum do que você possa imaginar. As pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldades para escolher uma profissão e que apenas uma pequena parcela tem certeza absoluta do curso superior escolhido. É raro você encontrar pessoas que sabem desde a infância a profissão que irá seguir. As indecisões e inconstâncias são partes do nosso crescimento e das nossas mudanças pessoais. As opções de cursos são inúmeras e divergem nas mais variadas áreas, além de uma incontável lista de universidades espalhadas pelo país.

curso superior  A escolha do curso superior !

Para ajudar em sua escolha apontaremos alguns aspectos fundamentais. Antes de qualquer coisa você precisa se conhecer, procurar suas habilidades e suas aptidões busque, também, ter conhecimento dos seus defeitos, eles serão essências para as decisões que precisará tomar dentro de sua vida universitária. Liste as principais opções nos vestibulares que pretende prestar, os cursos superiores possuem diversas derivações, seja nas áreas mais clássicas (Direito, Medicina, Comunicação), seja nos mais novos cursos que surgem a cada ano. Faça uma auto-analise sobre as suas aptidões em cada categoria, por exemplo, se você não gosta de uma determinada matéria na escola, provavelmente você não se dará bem se um curso superior for voltado somente para ela.

Depois de adquirir um auto-conhecimento liste as carreiras que mais se comparam com sua personalidade, se informe sobre elas. Conheça todas as profissões que você tem interesse de maneira profunda. O curso superior geralmente é o inicio do aprendizado e do cotidiano do profissional que ele forma. Saiba que todas elas possuem lado positivo e negativo e procure conhecer o cotidiano de cada profissional já formado naquela área. Pesquisas em manuais universitários e sites especializados também são de grande valia. Além disso, testes vocacionais nos ajudam a delimitar nossas áreas de interesses.

A calma e a paciência são peças chave nesse quebra- cabeça vocacional, pois sem elas você não estará preparado e não terá certeza da escolha que fizer. Analise muito bem todas as possibilidades, não escolha sua profissão porque ela rende muito dinheiro, ou porque você só sabe fazer aquilo, pense que as carreiras profissionais se adaptam ao momento da economia e da sociedade, por isso preste atenção aos “cursos do momento” eles nem sempre são aquilo que prometem. Hoje o que é tendência, amanhã não será. Mesmo que o curso possa preencher seu gosto pessoal imediato, lembre-se que será uma escolha que determinará sua vida e não apenas alguns anos de satisfação escolar.

Escolha por você e pelo prazer em fazer algo que você goste. Porém, uma escolha agora não impede que você a mude no futuro, procure entender que nossos gostos mudam e, muitas vezes, o curso que escolhemos nem sempre é o que imaginamos. Mudar de ideia não é errado. Por isso é importante pensar com calma e paciência antes de optar por qualquer curso ou universidade e ter certeza de que a sua vocação está nessa área. Lembre-se que a entrada em uma universidade modifica sua vida de maneira absoluta, você não mais estará em uma sala de aula com pessoas de gostos extremamente opostos ao seu, mas sim em um lugar em que os gostos podem até ser diferente, mas eles se assemelharam muito aos seus. A universidade também significa possíveis mudanças de cidades, de amigos e de padrão de vida. Pondere todos os quesitos quando for escolher o curso e o local de estudo.

Além disso, faça sua escolha por você, influências da família e de amigos são normais, mas muitas vezes são o primeiro passo para uma decepção universitária. Eles também querem que você seja feliz em sua profissão, mas é somente você que pode dar a palavra final.

Estude e reflita sobre todos os momentos de sua vida e conheça você mesmo muito bem. A escolha do seu curso superior é o primeiro passo para a construção da sua carreira profissional, da sua própria vida e esse caminho é somente você quem pode trilhar. No momento da escolha na ficha de inscrição do vestibular lembre-se de comparar bem as opções, pense muito sobre elas, busque ajuda quando necessário, mas saiba que o sonho é seu, a vida é sua, cabe a você correr atrás deles!

 

Por Thássia Moro

loading...

Escreva aqui !