Aprenda a usar cortinas e persianas

Saiba como usar cortinas e persianas

Antes mesmo de explicar como escolher entre persianas e cortinas, Nazaré Fehlauer, diretora da Arthur Decor, faz questão de esclarecer o que difere uma da outra: “As primeiras têm lâminas que se mexem, já as segundas são feitas de tecido”. Apesar dessas especificidades, nem sempre é preciso escolher entre um produto ou outro. Na verdade, combinados eles funcionam muito bem. “A persiana entra como bloqueador de luz, e a cortina serve, nesses casos, como um adorno para a janela”, explica Rosimere Frigo, supervisora comercial da Uniflex.

Ainda assim, existem ambientes nos quais a cortina não deve ser usada. “Em locais úmidos, como áreas de serviço e banheiros, escolha modelos práticos de persiana”. Já nas áreas sociais, as cortinas funcionam bem para “vestir” o ambiente, pois a diversidade de tecidos e acabamentos permite criar efeitos interessantes.

Outro fator que restringe a escolha é o espaço entre a janela e a parede. Cortinas precisam de no mínimo mais 50 centímetros de cada lado para serem abertas sem atrapalhar a vista. Quando não há espaço lateral, o melhor é ficar com as persianas

As cortinas ficaram associadas a espaços com decoração mais clássica, mas Nazaré considera que essa ideia já não vale tanto. “As persianas têm acabamentos bem sofisticados, como madeira e couro, mas hoje existem mais de 80 tipos de tecidos e há modelos bem modernos de cortinas também.”

Quanto ao custo, Nazaré explica que não existe uma relação direta entre preço e tamanho da janela. “O que varia mesmo são os acabamentos.” Por isso mesmo, Rosimere lembra que alguns tecidos custam mais de R$ 300,00 o metro quadrado, enquanto modelos de persiana de alumínio são muito baratos.

Por fim, não importa a escolha, é preciso cuidar para durar. Rosimere, por exemplo, recomenda aspirar tanto a cortina quanto a persiana ao menos uma vez por mês. Já Nazaré lembra que as cortinas também devem ser lavadas por uma empresa especializada ao menos uma vez por ano.

persiana  Aprenda a usar cortinas e persianas

Um fator que restringe a escolha é o espaço entre a janela e a parede. É preciso de no mínimo 50 centímetros de cada lado para que a cortina não atrapalhe a vista. Quando não houver recuos laterais, a persiana é a melhor saída

persiana  Aprenda a usar cortinas e persianas

Em relação ao custo, não é o tamanho da janela que vai determinar diferenças nos valores entre cortinas e persianas…

 persianas de alumínio  Aprenda a usar cortinas e persianas

…mas sim os materiais dos quais são feitos os produtos. Há tecidos que custam mais de R$ 300,00 o metro quadrado, enquanto persianas de alumínio são baratas.

cortinas  Aprenda a usar cortinas e persianas

No mínimo uma vez por ano as cortinas devem ser lavadas por uma empresa especializada.

cortinas  Aprenda a usar cortinas e persianas

Em ambientes com pé-direito duplo, as cortinas servem não apenas para reter a luminosidade, mas também funcionam como adorno para a parte mais alta da construção.

Via vidaeestilo

loading...

Escreva aqui !