Como consultar o FGTS

Saiba como consultar o saldo do FGTS

FGTS  Como consultar o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Com o fundo, o trabalhador tem a chance de formar um patrimônio, bem como adquirir sua casa própria, com os recursos da conta vinculada. Além de favorecer os trabalhadores, o FGTS financia programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, que beneficiam a sociedade, em geral, principalmente a de menor renda.

Perguntas frequentes sobre o FGTS

1. Quem faz o depósito na conta do trabalhador?

O empregador ou o tomador de serviços

2. Quando o depósito deve ser feito?

Até o dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado.

3. Qual o valor do depósito?

8% (Oito por cento) do salário pago ao trabalhador. No caso de contrato de trabalho firmado nos termos da Lei n.º 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%. O FGTS não é descontado do salário, é uma obrigação do empregador, exceto em caso de trabalhador doméstico.

4. Como conferir se os depósitos estão sendo feitos?

A partir do extrato do FGTS, que o trabalhador recebe em casa a cada 2 meses. Se não estiver recebendo o extrato, o trabalhador deverá informar seu endereço completo em uma agência da CAIXA, pelo sítio da CAIXA, na internet ou, ainda, pelo 0800 726 01 01.

5. E, se o empregador não estiver depositando?

O trabalhador deverá procurar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), já que o responsável pela fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego.

6. As contas do FGTS têm rendimento?

Sim. Todo dia 10 recebem atualização monetária mensal mais juros de 3% a.a.

Estas são apenas algumas dúvidas sobre o Fgts,mais respostas você confere no site da Caixa!

Já para consultar o saldo do FGTS você precisa entrar em Extrato de FGTS com seus dados.

loading...

Escreva aqui !

2 Comentários

  • pessoa que seja cadastrada no PIS pode sacolitir o seu. Com ele e9 possedvel por exemplo, sacar o abono do PIS nas casas lote9ricas ou consultar o saldo do FGTS em qualquer terminal de auto atendimento da