Alistamento Militar 2014 – Tire todas dúvidas

Dúvidas sobre o Alistamento Militar 2014

Como muitos aqui irão passar pelo Alistamento Militar  Obrigatório no ano de 2014 eu resolvi criar este post a fim de responder as dúvidas de cada um sobre o processo de alistamento.

Dúvidas mais comuns sobre o Alistamento Militar

Alistamento Militar 2014Irei começar com o básico…

-Todo jovem que completar 18 anos no ano de 2014 deverá se apresentar à Junta de Serviço Militar de sua cidade de 2º de Janeiro e vai até 28 de junho, último dia útil do primeiro semestre.Levando a Certidão de nascimento e 2 fotos 3×4.

Chegando à Junta Militar, após esperar um bom tempo, o cidadão irá receber o seu CAM(Certificado de Alistamento Militar), o chefe de seção irá pedir para que confirme seus dados e assine o DOCUMENTO. Feito isso ele irá carimbar na parte de trás do CAM uma data e local para você retornar, ainda em 2011. Preste atenção nesta data.(Deixando bem claro que ninguem foi dispensado ou convocado neste perído)

No seu retorno, metade dos cidadãos serão dispensados. Sem prestar nenhum tipo de satisfação ou documento, está dispensa é ALEATÓRIA.

Caso dispensados seguir as instruções no local.

Os não dispensados nesta data não têm nada a temer(Estou entendendo que você NÃO quer servir). Ainda haverão muitas “oportunidades” de dispensa.

As datas de retorno variam, e podem ter muitos retornos, então não se preocupe com a quantidade de vezes que você foi chamado, isso não influência na sua dispensa ou convocação.

Os exames  do Alistamento Militar 

Os exames ocorrem em área militar. Primeiramente o exame médico, que consiste de:

-Exame odontológico básico(Uma rápida olhada na sua boca pra verificar anomalias e falta de dentes)
-Exame oftalmológico(coisa simples de visualização a distância)
-Exame físico, a temida hora de nudez. O procedimento é diferente em cada região, aqui em Belo Horizonte, os cidadãos são chamados em grupos de 15 a uma sala separada. Todos ficam de cueca. O médico ordena que metade deles vire para a parede. Neste momento ele pede aos restantes que abaixem suas cuecas na altura do joelho e vai analizar cada um. Neste momento você deve(sob ordens do médico) levantar seu pênis com uma das mãos e soprar fortemente a parte de trás de sua outra mão.Isso levará um minuto no máximo para cada metade do grupo. Em seguida, agora com as cuecas, o médico ordena que todos realizem movimentos expecíficos com pernas, braços e torso.Coisa simples.
Nesta mesma sala, e ainda de cuecas, cada um é pesado e medido, e realiza o teste do dinamometro, bem simples, é só dar um puxão em um dinamometro fíxo.

Se você tem atestado médico, doenças venérias, doenças graves ou qualquer outro motivo anormal na sua saúde você deve apresenta-los ao médico neste momento. Ele irá analizar e em alguns casos dispensar de imediato o cidadão do Alistamento Militar.

-Exame psicotécnico: Instruido pelo responsável da seção vocês irão fazer um pequeno teste psicotécnico(desenhe um círculo, copie a figura ao lado…esse tipo de coisa)
-Entrevista: Perguntas pessoais e diretas. Não minta ou fique com vergonha(sim, ele irá perguntar se é sexualmente ativo). Neste momento você poderá dizer(pela primeira vez) se é ou não voluntário a servir o Exército.
-Teste de conhecimentos. É uma prova de português, matemática e lógica basicamente, podendo conter alguma questão de língua estrangeira ou qualquer oura matéria, de forma ampla e simples.

Logo após estes exames, que podem ser efetuados em até duas manhas, muitos receberão o CAM já com ordens de dispensa do Alistamento Militar, e outros com ordens de comparecimento numa data posterior(provavelmente outubro para os CPORs e janeiro para os demais)
Você ainda pode ser dispensado

As pessoas que desejam seguir o CPOR têm um caminho diferente a partir daqui.

Os demais que retornam em Janeiro, ou irão ser dispensados ou receberão as ordens de comparecimento no seu designado posto de trabalho. (Neste dia nada define se você fica ou vai, é “sorte”…)

Lembrando a todos para conservarem os seus CAMs, pois é um documento e qualquer dano a ele pode gerar problemas sérios para os Senhores. Leve-o a todos os lugares aos quais lhe for designado, levando junto sua identidade, CPF, certidão de nascimento e outros documentos que venham a ser requisitados pelos militares.

Vale lembrar que caso você seja convocado não é o fim do mundo, você tem plenas condições de continuar a faculdade ou colégio, recebe salário e terá uma vida mais emocionante do que o normal, alem de que o Exército é uma escola para a vida, pergunte a qualquer militar/ex aqui do VT, eles confirmarão isso.

Desejo uma boa sorte a todos(voluntarios ou não) ao Alistamento Militar deste ano.

Qualquer outra dúvida é só perguntar ou ,caso sinta vontade!

DICAS:
-Trate os militares com o máximo de respeito, eles podem te ferrar, como podem ajudar, você escolhe.
-Leve uma revista ou algo para passar o tempo, você vai esperar muito em todos os retornos.(Não recomendo DS, PSP e essas porcarias, pois ninguem vai tomar contra pra você, melhor previnir do que remediar, e existem roubos dentro dos perimetros militares, lembrem-se de que os bandidos também se alistam)
-Vá sempre com banho tomado e higienizado.
-Siga as ordens a risca, o pessoal gosta de zuar os alistados, não se assuste.
-Uma postura de indiferença não irá te ajudar em nada…aja normalmente, responda as questões de forma objetiva.
-Humildade em 1º lugar, nada de chegar cheio de “bling bling” e etc…
-Vá com roupa casual: calça jeans, camisa simples, sem acessórios, bonés e nada muito extravagante. Lembrando: SEMPRE DE CALÇA, o exército não aceita bermudas ou shorts, camisetas também não são aceitas e muito menos chinelos e sandalhas.

A VIDA NO EXÉRCITO

A pedidos, vou colocar algumas informações de como é a vida de um militar.

As primeiras semanas são adaptativas, visando educar os recrutas sobre como é a vida no quartel, ensinando sobre patentes, ordens, veículos, localizações, instruções de todo o tipo. Neste período espere todo o tipo de “trote” ou brincadeiras, ou até mesmo esculachos dos superiores.
Uma vez dentro dos padrões esperados começa sua vida como militar…

Os horários de serviço variam de pessoa a pessoa, mas não é muito longo…

Lá dentro você aprende de tudo, desde atirar, táticas, leitura de mapas e também como lavar banheiro e fazer café para os oficiais. Acampamentos, exercícios de guerra, ficar de guarda de madrugada…tem seus altos e baixos. Mas você sempre aprende algo novo, é uma lição de vida.

Ninguem é humilhado, mal tratado lá dentro, mas eles esperam que você cumpra seus deveres como ordenados. É uma vida bem simples, de ordens, deveres e diversão.

Como não temos guerra o exército participa de diversas atividades públicas, como vacinação, segurança, caridade, alfabetização… sua vida será bem agitada dependendo do local que for servir.

É uma vida boa estar no exército…não uma condenação como muitos pensam.

Exame:

Juramento à Bandeira

O CAM

Um Abraço.

BRASIL !

Links Patrocinados
Posts relacionados
1.421
  1. Hola. gostaria de saber uma coisa que preciso de muita ajudar eu passei na primeira Fase e me mandaram pra voltar em janeiro,mas aconteceu um grande problema q na época morava com meus pais,a mãe da minha namorada (menor de idade)expulsou ela e outubro arrumei um trabalho registrado e agente vamos morar de aluguel,ela ta meio Q na minha dependência,tem algo q possa levar ou algo assim e fui convocado pra ser mesista na votação (talvez pode me ajudar isso sla )

  2. Muito obrigado pela dicas.

  3. Se meus dentes tiver com carie ou furado sou dispensado?

  4. caso eu não comparecer na segunda chamada da seleção o que irá acontecer???

    • Aquele que se alista, mas não se apresenta na data determinada em qualquer etapa do processo de seleção e designação, fica em débito com o Serviço Militar, sujeito a multa, passando a ter prioridade sobre os demais para a prestação do Serviço Militar. Quem não esta em dia com o serviço militar não pode obter passaporte, prestar concurso publico, ser funcionário de órgão do governo, matricular-se em instituição de ensino, assinar contrato com a administração pública, privada e candidatar-se a cargo eletivo.

  5. apresentei a primeira ves e nao caribarao a tras da folha o locau da a presentacao como faso

  6. Minha resposta foi nao. E vou ser dispensado.

  7. Gosteei, dia 08 vou me apresentar, quero servir

  8. tudo que eu li falava sobre o alistamento dos homes e eu sei que mulher pode se alista sim só que falta vocês colocarem tudo sobre o alistamento das mulheres

  9. quem tem um canal ne apenas um dente pode servi o Exercito
    embora os outros dentes são todos bons

  10. Eu quero me voluntariar para o CPOR, quando devo informa-los que quero faze-lo? Obrigado

  11. Me alistei em sao paulo quero muito cervir o exercito tem muitas chançes de eu ser dispensado?

  12. eu queria saber se é preciso corta o cabelo , eu tenho o cabelo meu black power .

  13. Na onde e como chama o lugar que eu tenho que me alista?

  14. Já me alistei volto só em julho caso eu chegue e diga não posso correr o risco de continuar ou já sou dispensado…
    Tenho 1.67 de altura
    72kilos

  15. Tenho 17 anos quero servir Pretendo fazer os testes para oficial em direito no exercito gostaria de saber quais são as etapas como provas testes físicos e concorrência para a área

  16. meu filho quer se alistar para o pqd (rj) hà um lugar especìfico para essa inscriçâo ou è na junta militar comum mesmo?

  17. Muito boas as dicas,mais tudo que li so se refere aos homens dou mulher e quero servir ao exercito e nao tem informeçoes obrigada

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Termos mais buscados
    • http://www portalpower com br/dicas-promocoes/duvidas-sobre-o-alistamento-militar/
    • Alistamento Militar 2013

    • Exame medico exercito
    • junta militar bh
    • alistamento militar bh