Especialistas indicam o que vai fazer a cabeça das noivas em 2013

Do convite às lembrancinhas, do vestido à decoração, descubra o que vai ser tendência em casamentos neste ano

O mercado de casamentos não para de crescer. Só em 2012, movimentou quase R$ 15 bilhões, de acordo com dados da Abrafesta (Associação Brasileira de Festas). Ano após ano surgem novidades nas mais diversas áreas que envolvem a cerimônia. Do tradicional vestido ao bufê, tudo se renova, ainda que em pequenos detalhes.

O convite, por exemplo, já ganhou versão online, mais em conta, mas também mais impessoal. Denise Mendes, gestora da Casale Rústico, afirma que ainda não há tanto espaço para a ideia. “É um item que requer muito cuidado, e os noivos preferem ver os convites em papel. Na internet não dá para ter essa sensação”, explica. “O convite virtual é uma maneira divertida e – pode ser – interativa de compartilhar detalhes do casamento com os convidados. Não os vejo como um substituto da versão impressa e formal, mas como um complemento”, completa a designer gráfica Gabriela Yano, especialista em papelaria de casamento.

Convite casamento  Especialistas indicam o que vai fazer a cabeça das noivas em 2013

Para ela, os papéis com maior gramatura, acima de 250 g, e de toque aveludado estão em alta. “Eles emolduram elegantemente e passam a sensação de que ‘sustentam’ a mensagem de amor que contém o convite”, fala. Personalizar também está na moda. “Vejo isso cada vez mais forte, celebrando o estilo de cada casal. A ideia abre um leque enorme de opções: colorido, minimalista, mix de tipografia, retrô ou vintage etc”, diz Gabriela, que ainda destaca duas cores para este ano: dourado e esmeralda.

No envelope, a utilização de carimbos personalizados para endereçamento do convite, assim como modelos com forros estampados, continuam conquistando os noivos, segundo a designer. “Meu conselho é que, de preferência, os casais procurem um especialista para ajudá-los nesta tarefa de desenvolver o convite que anunciará o início da sua história de amor”, fala.

Uma noiva linda

O tomara que caia continua em alta quando o assunto é vestido de noiva. “É um decote clássico, que valoriza o corpo feminino. O colo à mostra é bonito, delicado e feminino. Fora que é uma das poucas coisas que a noiva pode deixar aparente na igreja sem cair na vulgaridade”, avalia o estilista Samuel Cirnansck. Ele cita ainda outro modelo que ganha força em 2013. “O decote canoa com costas de fora tem sido muito requisitado”.

Os tecidos de noiva como rendas e sedas são clássicos. É nos detalhes que Cirnansck aponta tendências: “Há uma procura por bordados e aplicações carregadas, com mistura de pérolas, cristais e paetês”, afirma, ressaltando que, para as brasileiras, o estilo do vestido não costuma se alterar de acordo com as estações do ano.

Nos cabelos, segundo o cabeleireiro e colunista do Delas Paulo Persil, um estilo mais descontraído, já queridinho das noivas, será visto no altar por muitos anos ainda. “A novidade é que as mulheres voltaram a aceitar os penteados clássicos. O importante é entender que cada cabelo tem suas limitações”, define. Para o expert, os fios soltos são hit. “Definitivamente, as noivas adoram sentir cabelos ao vento. A tendência são os penteados que ficam presos na cerimônia e podem ser soltos por um profissional ou até pela mãe da noiva na festa, deixando o cabelo semi-preso. Fácil e prático”, afirma. Nos arranjos, Persil diz que vale tudo. “Para casar, tudo é possível. Plumas, fitas, flores, broches, tiaras, cordões etc. Só tem de combinar com o estilo da noiva, do cabelo e da roupa.” Persil faz apenas uma indicação, para as estações muito chuvosas ou quentes, prender os fios.

Na maquiagem, tons pastéis, pretos e prata são os queridinhos de Persil. “As bocas nudes com olhos expressivos em tons pretos são comuns, mas nos adequamos aos anseios de cada noiva. Maquiagens muito coloridas ou cheias de brilhos não fazem parte desse estilo, mesmo que, algumas vezes, um toque seja necessário”, explica. O especialista diz que só não valem exageros. “O momento em que a mulher pode ser mais ela é na hora do sim.”

Celebração impecável

A gestora Denise explica que as festas continuam seguindo uma tendência minimalista, e, por isso, os “mini weddings” aparecem como uma boa alternativa a quem quer economizar, mas fazer uma festa inesquecível para os meus próximos. “Até alguns restaurantes aproveitaram esse momento para se lançar no mercado de casamento”, opina. “Famílias mais tradicionais, com uma condição financeira favorável, no entanto, ainda preferem fazer grandes festas”, completa.

O decorador Yo Kido destaca a atenção que deve ser dada à decoração. “Ela gera a primeira emoção que os noivos, familiares e amigos sentem ao chegar a um casamento. Por isso, deve retratar carinho e dedicação. É preciso transformar um espaço impessoal em um espaço único e especial”, define.

A tendência mais forte para deixar a festa linda, segundo o especialista, é uma decoração clean, ressaltando a delicadeza do momento com a suavidade do branco, que sempre esteve em alta. “Arranjos bem elaborados, em estilo inglês, são os hits do momento. Misture flores da época, como rosa, alstroméria, lírio, boca-de-leão e orquídeas. Há ainda a volta triunfante de cores quentes, como o amarelo, o laranja e o vermelho.”

Comida casamento  Especialistas indicam o que vai fazer a cabeça das noivas em 2013

No cardápio da cerimônia, segundo Denise, os noivos têm preferido personalizar apostando em “finger food”, servidas em miniporcelanas. A gestora lista algumas delícias que estão em alta: saladinha caprese com laminas de parmesão, cubinhos de abobrinha com carne e redução balsâmico, polenta trufada e creme de cará. “Os noivos que querem dar um upgrade também pedem o menu da madrugada, que é servido antes da finalização do evento.” Neste caso, podem entrar pequenos sanduíches e milk shakes.

No caso do bolo, Daniella Jafet, do Sucra – Atelier do Açúcar, avisa que, ultimamente, quanto mais tradicional, melhor. “Sabores diferentes serão sempre bem-vindos, como massa de avelãs com recheio de damasco, ou massa de pistache com flor de laranjeira e recheio de ganache, mas os tradicionais saem muito bem, como nozes, baba de moça e doce de leite”, explica.Ela também destaca os topos de bolo, dizendo que os açúcar já não fazem tanto sucesso. “Acho que os de porcelana ou só um topo de flores fica mais chique e de bom tom. Tem de ser de acordo com o tom do evento”, aconselha.

Bolo casamento  Especialistas indicam o que vai fazer a cabeça das noivas em 2013

Entre os docinhos, Daniella ressalta o pão de mel. “Dentro do meu cardápio, é o grande campeão. Sempre vai existir a noiva que gosta de todos os tipos de brigadeiro e de chocolates, além daquela que gosta de doces mais diferentes e inovadores. No final, acabamos optando por uma mistura democrática”, conta. A especialista informa algumas opções que estão em alta: “Rocher, com creme de avelãs crocante e cobertura de chocolate e amêndoas; caixinhas de trufa e frutas secas; caixinha de gianduia com avelãs; e caixinha de creme branco e raspas de limão siciliano com geleia de frutas vermelhas”.

Os doces caseiros e com a cara do Brasil também são tendência, segundo Denise, que dá opções: de abóbora, mamão, cocadinha mole e ambrosia. Para a hora do café, ela indica os sequinhos e sempre bem-vindos macarons e madeleines, além de minimuffins. E Daniella completa: trufa de chá verde e marzipan com café e nozes.

Presenteie os convidados

Os minibolos podem até não fazer concorrência aos bolos tradicionais, mas já fazem a cabeça dos noivos quando o assunto é lembrancinha para os convidados. “Eles agradam muito por serem um mimo, um pequeno presente individual. Mostram o quanto a noiva se preocupou. O custo pode ser um pouco alto dependendo do tipo de bolinho e de decoração”, alerta Daniella.

Denise avisa que a recordação da celebração é sempre bem particular, mas revela que balas de coco em saquinhos de renda têm sido muito requisitadas. “Apesar de ser um item retrô, hoje faz sucesso como lembrança”, diz. “Para os padrinhos, é bom preparar um item especial, e os noivos têm preferido uma caixa de madeira personalizada com champagne e doces”, comenta. Os chinelos ou as sapatilhas, mimo confortável para as convidadas, ainda aparecem entre os mais procurados. “A novidade são as embalagens, rendadas ou de seda”, fala Denise.

Item indispensável continua sendo o bem-casado, de acordo com Daniella e Denise. “Ainda fazem sucesso. Nas festas mais tradicionais, estarão presentes, mas, como as doceiras querem inovar e lançar sabores, sempre haverá mercado para novidades”, opina Daniella. “Os adereços dos bem-casados estão em alta, como rendas, fitas, papéis importados. Tudo para dar um ar mais elegante”, complementa Denise. “Mas, para quem não o quer, tem outros docinhos que agradam, como dragées, pão de mel e cupcakes”, encerra.

Via delas

 

loading...

Escreva aqui !