A importância de escrever bem

Saiba porque é importante ter uma boa escrita

Escrever é expressar-se. Por isso, escrever bem significa transmitir com eficiência determinada informação ou ideia. A escrita pode se apresentar de várias formas: formal, descontraída, informativa, literária, jornalística ou publicitária.

Todos devem zelar por uma boa redação, sejam pessoas ligadas à área administrativa, financeira ou prestação de serviços, pois em algum momento a boa escrita será solicitada e a falta desse requisito pode colocar um emprego em risco, desqualificando o profissional.

Alguns podem pensar que para redigir relatórios, memorando ou mesmo bilhetes não é necessário escrever bem. Enganam-se. Pois um relatório mal escrito pode passar informações equivocadas e causar muitos problemas e mal entendidos.

Além disso, escrever corretamente diz muito sobre a educação e capacidade do profissional. Quem escreve bem, comunica-se bem e com qualquer pessoa, seja o presidente de uma grande empresa ou o síndico do prédio.

A prática da escrita também ajuda a oratória, que é a arte de falar em público, ajudando a alinhavar e encadear ideias de forma inteligível.Escrever bem exige clareza de pensamento, boa base argumentativa e conhecimento sólido das regras gramaticais que regem a nossa língua.

Ler é o principal exercício para desenvolver uma boa escrita, gera conhecimento e aumenta o repertório do nosso vocabulário; além de ser extremamente prazeroso. Ler fortalece a base cognitiva do cérebro, proporcionando mais rapidez de raciocínio e concentração, aliviando o stress.

Manter contato com revistas, jornais, conteúdo de internet e livros de literatura é imprescindível para aprender a escrever bem. Uma boa dica para quem tem filhos é ler constantemente histórias para eles, isso irá fazer um bem enorme para todos.

Se você está destreinado, procure ler e escrever algumas linhas diariamente. Tente redigir e-mails bem construídos (sem a linguagem típica da internet) ou mesmo resumos de notícias. Peça para que alguém leia e descubra se a informação que você quis transmitir chegou intacta ao interlocutor, com clareza e objetividade.

Quando se sentir mais a vontade, arrisque-se com pequenas histórias, crônicas e poemas. Lembrando que quanto mais se pratica, mais depressa desenvolvemos a habilidade de escrever bem.

loading...

Escreva aqui !

Comentário