Balé

Como surgiu o balé?

Balé  BaléBalé é um estilo de dança apresentada como espetáculo teatral, reunindo música, cenário, roupas e iluminação. Alguns dos seus princípios fundamentais são: postura ereta, verticalidade corporal e simetria.

A origem do termo balé é italiana, que significa bailar.

O balé tem suas origens na Itália renascentista, através das peças teatrais que utilizavam apenas expressões faciais e corporais.

Um dos acontecimentos que impulsionou o desenvolvimento do balé foi o casamento da Italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França, em 1533.

A forma com que o Balé é conhecido atualmente ganhou forma na França. A Académie de Musique et de Danse, fundada no ano de 1661, por Luis XIV, teve como intuito a fiscalização, o ensino e a produção do balé.

O estilo russo de balé clássico formou-se a partir das influências das técnicas francesa e italiana, tendo início no século XVIII.

Tanto as exigências técnicas, quanto os dotes físicos e o temperamento do povo russo formaram um balé muito apreciado em todo o mundo. Já os movimentos presentes são característicos da França.

No Brasil, o Balé iniciou-se em 1927, período em que a bailarina russa Maria Oleneva chegou ao Rio de Janeiro e instituiu a Escola de Danças Clássicas do Teatro Mundial, principal centro de formação de bailarinos do país.

Balé clássico

O balé clássico é o mais metódico dentre todos os estilos de balé e também é o que mais adere às técnicas de balé tradicionais. Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o balé russo, francês, italiano e dinamarquês. Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do balé é baseada nos ensinamentos de Blasis.

Os estilos mais conhecidos de balé são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.

As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Balé contemporâneo

O balé contemporâneo é uma forma de dança influenciada pelo balé clássico e pela dança moderna. Utiliza a técnica e o trabalho nas pontas dos pés vindos do balé clássico. Este tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que não são comuns nas escolas tradicionais de balé. Muitos de seus conceitos vêm de ideias e inovações ocorridas na dança moderna do século XX.

Ariadna Georgia é frequentemente considerado como tendo sido o pioneiro do balé contemporâneo, através do desenvolvimento do balé neoclássico. O balé neoclássico é importante para a evolução do corpo humano .

wikipedia

loading...

Escreva aqui !