Baratas – Saiba tudo sobre elas, curiosidades, doenças e controle

Saiba absolutamente tudo sobre Baratas

barata  Baratas   Saiba tudo sobre elas, curiosidades, doenças e controleAs baratas habitam o planeta há mais de 300 milhões de anos e têm a maior capacidade de adaptação do reino animal.

Há quatro mil espécies no mundo. Transmitem 38 tipos de doenças nocivas aos seres humanos.

Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim, a reinfestação e perpetuação da espécie.

Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.

A Periplaneta americana prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com acúmulo de material orgânico. A Blattella germanica prefere cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, fornos, estufas, motores de geladeiras e freezers, conduítes, bancadas, frestas em alvenaria e armários embutidos.

Curiosidades sobre as baratas

Pode parecer maluco, mas uma barata pode viver mesmo sem cabeça. Se removermos sua cabeça cuidadosamente, de forma que ela não morra pela perda de líquidos, a barata vai sobreviver. Sua morte acontecerá dentro de algumas semanas e sabe por qual motivo? Por falta de comida!

Comprovado: Baratas não falam inglês

Das cerca de 4.000 espécies da Ordem Blatodea encontradas no mundo, apenas cerca de 70 ocorrem nos Estados Unidos.

AGHH!

Pessoas, especialmente crianças, que não lavam bem os lábios após a última refeição, podem sofrer com as baratas que vem se alimentar de resquícios de alimento em seus lábios, podendo causar um tipo de erupção dérmica, denominada Herpes blattae. Da mesma maneira os cílios, unhas e ferimentos expostos também estão sujeitos à ação roedora das mandíbulas das baratas.

Perfume Francês

As baratas produzem secreções odorosas de vários pontos de seu corpo, a fim de demarcarem o ambiente. Este cheiro pode alterar o sabor dos alimentos tocados por ela. Quando a infestação é alta, seu cheiro pode ficar impregnado no ambiente e pessoas podem detectar sua presença pelo odor.

Se não tem travesseiros, Dê As Costas…

As baratas se acasalam mantendo o corpo em oposição, ou seja, uma extremidade caudal junta da outra.

Estou com dor de cabeça

Se não houver o macho, algumas espécies de barata podem ser reproduzir partogeneticamente, ou seja, sem a intervenção do macho. Neste caso, a maioria dos os ovos postos por fêmeas que não se acasalaram não chegarão a eclodir e aqueles que formarem ninfas irão produzir novas gerações unicamente de fêmeas.

Carona, por favor

As baratas não são bons insetos voadores, sendo o meio de disseminação mais comum é propiciado pelo próprio homem. As baratas escondem-se em engradados, caixas e sacos, atingindo o mundo todo.

Passando a vida no Buraco

As baratas despendem cerca de 75% de seu tempo no interior de fendas e rachaduras. Os locais preferidos estão próximos de uma fonte de alimento e água, com calor e alta umidade relativa.

Passando a vida no Buraco – 2

As baratas devido ao seu corpo chato podem se esconder em frestas bem pequenas.

Estágio de Desenvolvimento

Medida da abertura (fresta)

ninfa de 1º e 2º estádios

0,5 mm

Ninfa de 4º estádio

1,0 mm

macho adulto

1,6 mm

fêmea adulta com ooteca

4,5 mm

Bobeou dançou, a barata comeu

São onívoras, ou seja, comem de tudo que tenha algum valor nutritivo para elas. São particularmente atraídas por alimentos doces, gordurosos e de origem animal. No entanto, podem se alimentar de queijos, cerveja, cremes, produtos de panificação, colas, cabelos, células descamadas da pele, cadáveres, matérias vegetais.

Na Ponta da Lingua

Quem se lembra do filme “A Mosca”, se lembra do ator principal regurgitando um líquido para poder comer alimentos sólidos. As baratas precisam fazem o mesmo: regurgitam líquido de sua boca ao comer, para digerirem o alimento e poderem ingeri-lo.

Fakes da internet sobre baratas

  Baratas   Saiba tudo sobre elas, curiosidades, doenças e controle

 Barata gigante de 5 kg encontrada nos esgotos de Sorocaba: FAKE

Esta coisa nojenta é um bathynomus , este projeto de barata de Itu, é muito comum em águas profundas. Ele pode chegar, em média, a 35 centímetros e pesar aproximadamente um quilo.

Baratas são ótimas atrizes

Elas fizeram um filme que foi um sucesso no ano de 1996 chamado Joe e as baratas, assistam um pedaço do filme que passou várias vezes no sbt.

Medidas preventivas para o controle de baratas

Para evitar a presença indesejada deste tipo de inseto nas residências, é necessário prestar atenção aos quatro “As” de sua sobrevivência. “Alimento, água, abrigo e acesso”. Estes são os itens procurados pelos insetos.

– Manter alimentos guardados em recipientes fechados. Guardar todos os alimentos em recipientes com tampas. Ex.: vidros e latas.

– Não guarde alimentos em caixas de papelão ou de madeira, pois neste tipo de material elas gostam de depositar ovos.

– Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos. Olhar cuidadosamente qualquer material antes de guardá-los (caixas, pacotes, etc).

– Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.
Use silicone para vedar todos os tipos de frestas e fendas. As frestas de armários e portas internas e externas, principalmente aquelas perto da pia devem ser vedadas com borracha.

– Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados . Colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados e pôr para a coleta pouco antes do lixeiro passar.
Lave pelo menos de quinze em quinze dias a lixeira. Deixe-a sempre fechada e seca.

– Remover e não permitir que sejam amontoados : caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.

– Manter caixas de gordura e galerias bem vedadas. Limpe quinzenalmente .

– Colocar tampas em ralos não sifonados. Colocar nos ralos um peso com um saco de areia.
Limpe semanalmente os ralos de cozinha, banheiro e área de serviço e jogue creolina para desinfetá-los.

– Mantenha sempre a pia limpa e seca, principalmente à noite e limpe diariamente o fogão e embaixo da geladeira.

– Colocar borrachas de vedação na parte inferior externa das portas.

– Verifique sempre as possíveis entradas para a casa como: conduítes elétricos, vizinhança infestada, canos de águas pluviais, interruptores de luz e telefone.

– Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos.

– Ficar atento com os tetos rebaixados.

– Limpar periodicamente a parte posterior de quartos ou painéis.

– Remover e destruir ootecas ( Ovos de baratas ).

– Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc…

– Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas , vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.

– Praticar limpezas úmidas, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados. Limpar cuidadosamente e regularmente os locais onde possam acumular poeira ou restos alimentares: fornos, armários, despensas, sob pias, etc.

loading...

Escreva aqui !

Comentário