Helvetica

O que é Helvetica?

O que é Helvetica?

Segundo a wikipedia, Helvetica é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Foi criada em 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico.

Helvetica  Helvetica

Como surgiu a Helvetica?

A primeira versão da «Helvetica» foi apresentada em 1957 ao público especializado na Feira graphic 57, realizada em Lausanne. Tratava-se então de uma fonte chamada Neue Haas Grotesk, desenhada pelo suíço Max Miedinger.

Esta fonte foi introduzida no mercado paralelamente à famosa Univers, de Adrian Frutiger. Pouco depois, a Fundição alemã D. Stempel AG comprou os direitos da Haas Grotesk / Helvetia, adicionou-lhe vários pesos e graus de condensado e rebaptizou-a com o nome de Helvetica, relançando-a em 1961.

Apesar destes entraves, a Helvetica foi a fonte de maior sucesso nos anos 60 e 70 – pelo menos, foi a fonte mais usada. Substituiu rapidamente a antiga Akzidenz Grotesk, que, no jocoso dizer de Erik Spiekermann, já mostrava «muitas rugas».

O filme sobre a Helvetica e outros links

A letra mais aborrecida do mundo mereceu as honras de um filme-documentário. Depois do livro, vem o www.helveticafilm.com

O realizador Gary Hustwit, conhecido pelo trabalho na editora punk SST Records, lançou o documentário Helvetica: A Documentary Film, no festival South by Southwest, no Texas, e agora anda a mostrá-lo pelo mundo.

Hustwit explicou à revista I.D que o Helvetica é “muito punk” porque tem simultaneamente uma atitude anti-autoritária mas também a mentalidade construtiva do faça-você-mesmo que caracteriza o punk e também as letras mal-amadas.

E o filme é sintomático da dualidade desta fonte e do tipo de reacções que o Helvetica suscita. Neville Brody, o consagrado designer britânico e ex-director de arte das revistas The Face e Arena, usou o Helvetica até à exaustão nos anos 80.

Para você fazer download dela, clique aqui o tamanho total é de cerca de 1,95MB.
Lembrando que neste pacote estão as fontes HelveticaNeue Helvetica, entre outras da família que totalizam mais de 80 diferentes letras e suas variações.

Fontes :  tipografos.netwww.webartz.com.br e Wikipedia

Fonte usado nesta matéria : Helvetica

loading...

Escreva aqui !

2 Comentários