Conheça Itabuna – Uma linda cidade da Bahia

Conheça Itabuna – Uma linda cidade da Bahia, Conheça a história de Itabuna

Itabuna é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km²; sendo o 5° município baiano em população residente (210.604 habitantes segundo contagem populacional de 2007 do IBGE), superado por Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra) + una (preta).

Itabuna foi elevada à categoria de cidade em 28 de julho de 1910 através da Lei nº 807. A elevação à cidadeocorreu por decreto da Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador do estado.

Mas conseguir isto não foi nada fácil. Graças à iniciativa dos senadores Arlindo Leone e Batista de Oliveira, afinal, a elevação de Itabuna à categoria de cidade foi concretizada.

Na época, o presidente do Conselho Municipal (hoje Câmara de Vereadores de Itabuna) era o coronel Firmino Ribeiro de Oliveira, mas quem recebeu e deu “ciente” ao documento em que constava a Lei que oficializava “o desmembramento do município de Ilhéus, o distrito de Tabocas, que por si só constituiria um novo município, Vila e Termo, com a denominação de Itabuna”, foi o presidente em exercício, coronel Tertuliano Guedes de Pinho.

Foi uma semana de grande agitação na florescente Vila de Itabuna, com o povo festejando o desmembramento de Ilhéus. O coronel Terto, como era conhecido Tertuliano Guedes de Pinho, um dos maiores lutadores para transformar a vila em município, não se conteve em felicidade e, como presidente em exercício do Conselho Municipal, se entregou de corpo e alma às comemorações festivas, ao lado de outros coronéis e cidadãos dacomunidade, que também haviam se empenhado neste sentido.

Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado que a relata em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do sem fim.

Itabuna jpg
Itabuna jpg

História

O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada.

O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o “pau da taboca“, ou seja, da roça que se abria.

O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais José Firmino Alves, a quem se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.

Em trinta anos o crescimento foi tanto que, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas.

Emancipação

Fundado em 1910, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com a própria origem do seu perímetro urbano, a partir de meados do século XIX, reduzindo-se a importância da centenária Ferradas, que foi a primeira Vila – com o nome de D. Pedro de Alcântara, três décadas antes de Tabocas -, e o primeiro povoamento urbano no território daquele que viria a ser o município de Itabuna.

 Economia

Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços, juntamente com Ilhéus. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau, que por ser compatível com o solo da região levaram-na 2º lugar em produção no país, exportando para os EUA e Europa.

Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade tem buscado alternativas econômicas com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras. A cidade é um importante entreposto comercial do estado, situada às margens da BR-101.

 Saúde

A cidade conta com alguns hospitais, como o Hospital de Base, que não atendem somente a cidade, mas também aos municípios vizinhos, como Lomanto Júnior, Ibicaraí, Ilhéus, Itajuípe, Itapé Buerarema Jussari Camacãn Coaraci e Uruçuca.

População e Eleitorado (Eleições Municipais)[4]
Habitantes Eleitorado Eleitorado (% da população)
204.988 138.188 67,41%

 Educação

Itabuna destaca-se também na educação, possuindo um dos melhores centros educacionas da Bahia. Possui várias escolas públicas e particulares, além de 3 faculdades – FTC, FacSul e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), esta última localizada no eixo Ilhéus-Itabuna, que atende principalmente a estudantes de todo extremo-sul baiano, mas também a diversos estados do Brasil.

  • Taxa de analfabetismo (IBGE – 2000):
  • População de 10 a 15 anos: 7,9%;
  • População de 15 anos ou mais: 15,1%.
  • IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância – Unicef – 2004): 0,64.

 Cultura

Itabuna se destaca na vasta cultura que existe na cidade, com grupos de teatro,dança, bandas musicais e outras atividades do gênero. Umas das maiores manifestações populares chamada carnaval, é uma das atividades mais importante que a cidade possui. Onde atrai muita gente de toda a região. O primeiro carnaval antecipado do Brasil, foi inventado nesta cidade, onde reúne várias bandas da capital, do interior do estado e da própia cidade. Bandas como Vera Cruz, Lordão, Cacau com Leite fazem a alegria do povo, enriquecendo ainda mais sua cultura.

 Comunicações

Itabuna conta com duas emissoras de televisão: TV Cabrália fundada em 12 de dezembro de 1987 e TV Santa Cruz fundada em 15 de novembro de 1988.

Algumas emissoras de rádio AM: Rádio Clube AM atual Rádio Nacional primeira emissora a nascer em Itabuna em 1956, Rádio Jornal AM fundada na década de 60, Rádio Difusora AM que foi ao ar em 21 de abril de 1960 mesmo dia da fundação de Brasília. Conta também com várias rádios comunitárias.

E rádios FM: Destaca-se a pioneira Musical FM, atualmente Rede Aleluia fundada em 29 de junho de 1978, Rádio Morena FM inaugurada em 06 de dezembro de 1987 e Rádio FM Sul inaugurada em 1º de dezembro de 1995.

 Referências

  1. ? Estimativas – Contagem da População 2007. IBGE. Página visitada em 14 de Novembro de 2007.
  2. ? PNUD, Ranking decrescente do IDH dos municípios do Brasil 1991-2000. Acessado em 15 de março 2008.
  3. ? IBGE, Produto Interno Bruto dos Municipios 2002-2005. Acessado em 15 de março 2008.
  4. ? Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística – IBGE. [1]

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. Ola! Eu sou Bruno da Silva Lisboa que moro em Redenção (PA). Estou procurando por Arirene Pinto Lisboa, Aline Pinto Lisboa, Ariosvaldo Pinto Lisboa, Alicio Pinto Lisboa e José Pinto Lisboa que são irmãos do meu pai que se chama Antonio Pinto Lisboa onde ha 40 anos meu pai saiu de casa e nunca mais o viu por favor se alguém os conhecer entrar em contato nos e-mail:
    [email protected]
    [email protected]
    Ou ligar nos telefones:
    (94) 9180-7978
    (94) 9214-9459
    (94) 8133-8795
    Se alguém os conhece por favor entrar em contato para que nossa familia possa encontrar com nossos parentes.

  2. ola meu nome e simone,filha de maria neuza feliciano rocha,meu pai se chama Manoel messias de jesus mota , sera que estamos falando da mesma pessoas? por favor se estamos falando da mesma pessoa deixe um contato…obrigago

  3. Boa Tarde,

    Meu nome é Marcela de Souza Valverde Ferreira, 23 anos moro em Petrolina -PE e procuro por meu Pai que esta desaparecido a 13 anos, sei que ele mora em Itabuna e esta vivo, com CPF regular informando imposto de renda e tudo..

    O nome dele é Marcio Valverde de Oliveira

    Data de nasc. 24/10/1968

    Nome da mãe: Ione Maria Valverde de Oliveira

    Nome do pai: Osvaldo Alves de Oliveira

    Portador do CPF: 124.009.378-00

    Ultimo endereço fornecido: AV. Pedro Jorge, 490 – Terreo Pedro Geronimo . CEP 45607130 – Itabuna – Ba

  4. Boa tarde!

    Por favor, senhores radialistas.
    Estou a procura da familia que leva o sobrenome “de Jesus Nonato”.
    Mae: Josefa de Jesus Nonato.
    Pai: Antonio Narciso Nonato. (falecido)
    Filhos: Cival, Celio, Ciro, Sirlene,Nicassio, Genisis, Ermoges. Tem mais pessoas, porém não tenho os nomes.
    Conheço uma pessoa que se chama Jose de Jesus Nonato, que por alguns motivos se separou da sua família e perdeu o contato. Ele tem um enorme desejo de reencontrar ou ao menos receber notícias de seus familiares, e então, resolvi ajudar, e para isso também peço ajuda.
    Tenho a informação de que essa família residia no seguinte endereço:
    Rua Mercedes, 37 – Bairro California – Itabuna – Bahia.
    Se as informações acima não forem suficientes, por favor, se puderem me ajudar, retornem no e mail [email protected] ,que tentarei conseguir mais alguma informação.
    Se puderem me ajudar, ficaria muito grata.

  5. Meu nome e Bruno da Silva Lisbo sou filho de Antonio Pinto Lisboa que moro em Redenção/PA.
    Eu estou pedindo que Alirene Pinto Lisboa ou Aline Pinto Lisboa que moram Itabunas/Bahia!
    E eu queria muito que esses parentes entrasse em contato comnosco ne elguns dos seguintes endereços:
    MSN: [email protected]
    Orkut:[email protected]
    Celular:81182161
    Desde já agradecemos muitos se o senhores nos ajudasse!! Obrigado pelas atenção de voçes! Porfavor nos ajude!!!

  6. EU PRECISO QUE PUBLIQUE ESSA PROCURA.
    PROCURO MARIA NEUZA FELICIANO ROCHA. MÃE DE MARIA RENILDA ROCHA MOTA , MARIA LEONICE ROCHA MOTA E MARCOS ROBERTO ROCHA MOTA.
    EU MORO EM CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *