A sexta-feira 13 – Como surgiu ? Porque ter medo?

Hoje é sexta-feira 13. Para os supersticiosos, é dia de se esconder em casa para não se encontrar com um gato preto ou passar por baixo de uma escada.

Por aqui eu nunca vi um levantamento sobre os “prejuízos” com a data. Mas li que, nos Estados Unidos, são perdidos até US$ 900 milhões nas sextas-feiras 13 pelo fato de as pessas deixarem de viajar de avião ou fechar negócios por superstição.

São muitas as superstições associadas à sexta-feira 13 e a sua origem tem várias explicações.

  • A crença no azar da sexta-feira 13 pode ter começado com os antigos Vikings, quando numa cidade dos seus deuses e semi-deuses nórdicos (Valhalla)  foi combinado um banquete para 12 convidados que deixou de fora Loki, deus do mal.  Porém este apareceu no banquete e furioso começou uma luta onde o semi-deus Balder, o favorito dos deuses, foi  morto. Daqui nasceu a superstição de que juntar 13 pessoas num jantar, trás a desgraça ou o azar. 
  • Numa outra versão nórdica, conta-se que Friga (que deu origem a Friday- “sexta”) a deusa do amor e da beleza ,  foi considerada bruxa quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo. Como vingança Friga passou a reunir-se todas as sextas com mais 11 bruxas e o próprio demónio e os 13, assim reunidos, rogavam pragas ao humanos. 
  • Outra origem desta crença, e provavelmente a mais forte, pode ter nascido na era cristã, pois foram 13 os apóstolos que cearam com Jesus antes dele morrer, o que tornou num mau pernúncio, um jantar com 13 pessoas. 
  • Para esta superstição contribuiu, ainda, o facto de ter sido numa sexta-feira 13 (do ano 1307) que o Rei Filipe IV da França resolveu pôr em acção o seu plano para retirar poder e extreminar a ordem dos Templários, mandando prender, torturar e executar todos os seus Cavaleiros.

Medo da data tem origem histórica

Ele revela que a origem do temor relacionado ao número 13 quando ele coincide com as sextas-feiras, está ligado as cruzadas religiosas no século XVI. Foi no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, que a ordem dos Cavalheiros Templários foi considerada ilegal pelo Papa Clemente V e Felipe IV, então rei da França, mandou perseguir, prender, torturar e queimar integrantes da ordem.

João Simões conta ainda que o medo do número 13 é uma crença tão presente na mente das pessoas que a Psicologia tem nomes de fobias específicas para isso. Quem sofre com triscaidecafobia tem medo maior que o comum do número 13. Já quem só teme a Sexta-Feira 13 tem parascavedecatriafobia.

Apesar de tudo isso, em muitas culturas, o número 13 é considerado um número de sorte. Os hindus normalmente apresentam 13 estátuas de Buda. Os mexicanos primitivos adoravam treze cabras sagradas. Também nos Estados Unidos, o número treze não tem má fama, pois eram 13 Estados que, inicialmente, constituíam o país. Além disso, o lema latino da federação é “E pluribus unum” – De muitos se faz um só –, que tem treze letras.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. achei muito interessante a realodade da sexta feira 13, pois eu não sabia o porque muitas pessoas temem tanta quando chega a sexta feira 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *