A sexta-feira 13 – Como surgiu ? Porque ter medo?

Conheça a história e origem das superstições da sexta-feira 13

Hoje é sexta-feira 13. Para os supersticiosos, é dia de se esconder em casa para não se encontrar com um gato preto ou passar por baixo de uma escada.

ui-sexta-feira-13

Por aqui eu nunca vi um levantamento sobre os “prejuízos” com a data. Mas li que, nos Estados Unidos, são perdidos até US$ 900 milhões nas sextas-feiras 13 pelo fato de as pessas deixarem de viajar de avião ou fechar negócios por superstição.

São muitas as superstições associadas à sexta-feira 13 e a sua origem tem várias explicações.

  • A crença no azar da sexta-feira 13 pode ter começado com os antigos Vikings, quando numa cidade dos seus deuses e semi-deuses nórdicos (Valhalla)  foi combinado um banquete para 12 convidados que deixou de fora Loki, deus do mal.  Porém este apareceu no banquete e furioso começou uma luta onde o semi-deus Balder, o favorito dos deuses, foi  morto. Daqui nasceu a superstição de que juntar 13 pessoas num jantar, trás a desgraça ou o azar. 
  • Numa outra versão nórdica, conta-se que Friga (que deu origem a Friday- “sexta”) a deusa do amor e da beleza ,  foi considerada bruxa quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo. Como vingança Friga passou a reunir-se todas as sextas com mais 11 bruxas e o próprio demónio e os 13, assim reunidos, rogavam pragas ao humanos. 
  • Outra origem desta crença, e provavelmente a mais forte, pode ter nascido na era cristã, pois foram 13 os apóstolos que cearam com Jesus antes dele morrer, o que tornou num mau pernúncio, um jantar com 13 pessoas. 
  • Para esta superstição contribuiu, ainda, o facto de ter sido numa sexta-feira 13 (do ano 1307) que o Rei Filipe IV da França resolveu pôr em acção o seu plano para retirar poder e extreminar a ordem dos Templários, mandando prender, torturar e executar todos os seus Cavaleiros.

Medo da data tem origem histórica

Ele revela que a origem do temor relacionado ao número 13 quando ele coincide com as sextas-feiras, está ligado as cruzadas religiosas no século XVI. Foi no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, que a ordem dos Cavalheiros Templários foi considerada ilegal pelo Papa Clemente V e Felipe IV, então rei da França, mandou perseguir, prender, torturar e queimar integrantes da ordem.

João Simões conta ainda que o medo do número 13 é uma crença tão presente na mente das pessoas que a Psicologia tem nomes de fobias específicas para isso. Quem sofre com triscaidecafobia tem medo maior que o comum do número 13. Já quem só teme a Sexta-Feira 13 tem parascavedecatriafobia.

Apesar de tudo isso, em muitas culturas, o número 13 é considerado um número de sorte. Os hindus normalmente apresentam 13 estátuas de Buda. Os mexicanos primitivos adoravam treze cabras sagradas. Também nos Estados Unidos, o número treze não tem má fama, pois eram 13 Estados que, inicialmente, constituíam o país. Além disso, o lema latino da federação é “E pluribus unum” – De muitos se faz um só –, que tem treze letras.

loading...

Escreva aqui !

2 Comentários

  • achei muito interessante a realodade da sexta feira 13, pois eu não sabia o porque muitas pessoas temem tanta quando chega a sexta feira 13.