Currículo (curriculum) – Dicas e download de modelo

Como fazer um curriculo (curriculum) – Dicas e download de modelo

Modelo Curriculo  Currículo (curriculum)   Dicas e download de modeloPreencher as páginas em branco de um currículo  pode ser um grande desafio para quem nunca trabalhou e busca sua primeira oportunidade no mercado, como um estágio ou programa de trainee. Como fazer para convencer recrutadores das suas qualidades profissionais, se elas nunca foram testadas? Dá para montar um currículo atraente com tão pouca informação?

Segundo especialistas  ouvidos pelo G1, dá. Nesse caso, a recomendação é de que o candidato aposte em três prioridades para ser bem-sucedido: destaque aos estudos (principal atrativo dos jovens profissionais); boa apresentação (texto limpo e esteticamente apresentável) e honestidade.

“Não adianta ficar ‘enchendo lingüiça. Síntese é o principal”, explica Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação da Estagiários.com, empresa de seleção de estagiários.

O segredo, segundo Bortoluci, não está no número de linhas que o currículo terá. O importante, diz ele, é chamar a atenção de quem selecionará candidatos, para que você seja chamado para uma entrevista.

Formação

Se a prática profissional está em falta, recomendam os especialistas, destaque seus principais “trunfos”: sua formação escolar e/ou acadêmica.

“Colocar sempre o que a pessoa tem de melhor, o mais importante primeiro: a área de estudo”, explica Giuliano Bortoluci.

Cursos rápidos e treinamentos também merecem registro no currículo – desde que sejam compatíveis com o cargo pretendido. “Cursos de curta duração mostram o interesse e a curiosidade do jovem. Mostram que ele é ‘fuçador’, curioso, dinâmico”, diz a diretora da Mussi Consultores, Mônica Mussi.

Intenções futuras

Para quem ainda não começou a cursar a faculdade, vale registrar as pretensões e o compromisso com a qualificação no futuro.

“A pessoa pode acrescentar, se vai ingressar em uma faculdade, que curso irá fazer”, recomenda Adriana Viveiros, gerente técnica de recrutamento e seleção da Soulan Recursos Humanos.

Informações desse tipo podem ser apresentadas em um tópico à parte, algo como “Pretensões de aperfeiçoamento”, em que o candidato pode mostrar o que pretende fazer para se especializar.

O importante, no entanto, é não transformar seu currículo em um festival de promessas. “Ele pode colocar uma coisa ou outra, mas não se ‘empolgar’ e colocar um monte de intenções”, diz Bortoluci, da Estagiários.com.

Apresentação

Erros de português no currículo são “inaceitáveis” e podem colocar qualquer processo de seleção a perder, segundo os consultores.

“Boa escrita, boa gramática, boa apresentação. Pedir para alguém revisar o currículo e aprender com a revisão; isso é fundamental”, diz Mônica Mussi.

Um bom recurso para amenizar a escassez de informações do currículo inexperiente é a maneira de organizar os dados no editor de texto.

“É importante que ele seja esteticamente agradável, letra em um tamanho bacana, que seja fácil de ler. E é bom centralizar o texto, deixá-lo bem no centro da folha. Uma página está de bom tamanho”, diz Mônica Mussi.

Tópicos sucintos e organizados também são importantes. “Tem que colocar informações de modo que o selecionador passe o olho e já consiga visualizar”.

Aponte seu domínio em informática. No mínimo o processador de texto, planilhas e internet.Conhecimento de idiomas é cada vez mais requisitado. Fluência em idiomas como inglês e espanhol é um diferencial competitivo de primeira linha. Se este é um dos seus pontos fortes, priorize-o inserindo a informação após a experiência profissional. A potencialização dessa vantagem se dará ao agregar no item “informações adicionais” outros dados relevantes associados: vivência e viagens ao exterior ou mesmo no Brasil, quando feitas a negócio, participação em cursos, estágios e atividades desse porte.

Referências bancárias e comerciais de antigos empregos são dados considerados desnecessários. As empresas têm suas próprias fontes para obter essas informações, quando for o caso.

Mantenha seu currículo sempre atualizado. É recomendável revisá-lo ao menos uma vez por ano. Nos dias de hoje ninguém está completamente seguro, em posição alguma, no mercado de trabalho. Além do mais, atualizar o currículo serve como instrumento de validação do seu planejamento de carreira. Refazê-lo com regularidade oportuniza reavaliação dos objetivos profissionais e confirmação das etapas já vencidas.

‘Hobbies’ entram?

Para a consultora Mônica Mussi, incluir um item “informações complementares” no currículo pode ser útil para apresentar atividades extracurriculares interessantes, como esportes ao ar livre (rafting, arborismo) ou preferências compatíveis com a empresa (como hábitos de leitura se a vaga é em uma grande livraria, por exemplo).

Já para Bortoluci, o melhor é guardar esse tipo de informação para a entrevista. ” No currículo, é melhor só o que tiver relação com o cargo”, diz. “Já atividades filantrópicas e trabalho voluntário são apreciadas hoje em dia e podem ser incluídas”.

Auto-elogios

Descrever qualidades como dinamismo, interesse e iniciativa no currículo é prática não recomendada pelos consultores.

Melhor é deixar que os próprios selecionadores identifiquem suas qualidades na entrevista. “Pode soar arrogante”, diz Mônica Mussi.

Fique atento à seis dicas para melhorar seu curriculum:

1. Momento atual
“A leitura sempre parte do presente”, afirma Dias. Por isso, o seu cargo atual – ou o mais recente, se você estiver sem emprego – deve estar em destaque.

Souto explica que, embora as experiências passadas sejam importantes, os últimos cinco anos da trajetória profissional são os mais visíveis. “Os dois ou três empregos mais recentes são os que o recrutador olha primeiro”, diz.

2. Apresentação
Seu currículo é limpo, conciso e bem organizado no espaço da página? A qualidade formal do documento, na opinião de Karpat, é uma das primeiras mensagens captadas pelo avaliador.

Nessa pré-análise, textos mal escritos, erros de português e formatação confusa dificilmente passam impunes. “Falhas, de forma geral, chamam muito a atenção”, afirma.

3 . Nomes “fortes”
Se a sua formação acadêmica inclui universidades de ponta, vale a pena apresentar essa informação da forma mais explícita possível. “Instituições fortes sempre saltam aos olhos”, afirma Souto.

O mesmo vale para empresas famosas no mercado. Se há nomes desconhecidos entre os seus empregadores, a dica de Souto é compensar o fato com uma descrição do seu ramo de atuação e outros dados, como faturamento anual e número de funcionários.  “Isso ajuda a situar o recrutador e impedir que ele tire conclusões equivocadas sobre a empresa”, diz ele.

4. Mudanças de trajetória
Segundo Karpat, é comum que um currículo seja observado de forma panorâmica, para que sejam captados padrões na trajetória do candidato. “Num primeiro olhar, você já consegue perceber se é um profissional ‘pula-pula’, que não fica mais de alguns meses num emprego”, afirma.

De forma geral, lacunas temporais, mudanças, promoções e outros episódios da sua trajetória serão observados imediatamente – e é bom estar pronto para explicá-los de forma consistente numa eventual entrevista.

5. Proximidade geográfica
Pode parecer irrelevante, mas o seu endereço residencial tem chance de ser um dos primeiros dados checados no seu CV. “É uma forma de avaliar a viabilidade da contratação, em muitos casos”, afirma Dias.

O critério geográfico não serve só para eliminar candidatos que moram em cidades distantes da sede da empresa. “Sobretudo em grandes metrópoles, o recrutador pode preferir um profissional que não demore muitas horas para chegar ao trabalho”, diz Karpat.

6. Palavras-chave
Em sua leitura dinâmica, os olhos do recrutador podem procurar no seu currículo alguns termos específicos da vaga que ele precisa preencher.

Vai se candidatar a uma oportunidade na área de programação? É melhor que HTML, CSS, WordPress ou outros termos ligados à sua área sejam mencionados. “Algumas palavras-chave precisam estar lá, para facilitar uma identificação rápida”, diz Souto.

Modelo de curriculum, curriculo para download

Fazer Download

Para Microsoft Word 2000 (ou posterior) ou OpenOffice

loading...

Escreva aqui !

Comentário