Programa Jovem Cidadão

Governo de São Paulo lança Jovem Cidadão em Campinas

jovem  Programa Jovem CidadãoO que é o Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho?

O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é um programa social do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Estadual nº 44.860, de 27 de abril de 2000 .Coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos, objetiva oferecer a primeira oportunidade de trabalho para jovens,estudantes do ensino médio das escolas do sistema público estadual,com idade entre 16 e 21 anos dos 39 municípios da RegiãoMetropolitana de São Paulo.

Objetivos

O Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Trabalho tem como objetivo “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de experiência profissional (a escolaridade também é um fator preponderante e quando aliada à falta de experiência, potencializa a dificuldade de inserção no mercado de trabalho).

Nosso Foco

Social: Atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social – alto número de moradores em suas residências, baixa renda familiar e baixo grau de instrução dos chefes de família;

Profissional: Oferecendo a oportunidade de vivência no mundo do trabalho, enfatizando o aprendizado e a formação do jovem, de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira profissional;

Cidadania: Participando do Programa, os jovens adquirem mais responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia.

Humano: Fortalecimento da auto-estima do jovem por estar envolvido em situações que exigem dele iniciativas e decisões.

Objetivos Específicos

Pelas suas características, ao dar oportunidade de ingresso no mundo do trabalho e atender famílias em situação de vulnerabilidade social o Programa possibilita ao jovem:

Geração de renda;

Formação profissional;

Vivência das relações que envolvem o mundo do trabalho;

Agregar novos valores à sua formação;

Adquirir ou aprimorar conhecimentos;

Ter responsabilidade em suas ações;

Diminuir a exposição à riscos sociais e pessoais.\

Responsabilidades do Governo do Estado de São Paulo

decreto Estadual nº 44.860 – Artigo 3º:

§ 1º – O Estado de São Paulo, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, arcará com:

1. at R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) do valor de cada bolsa-estágio oferecida por Pessoas Jurídicas de Direito Privado;

2. o pagamento de seguro de vida e acidentes pessoais dos bolsistas; e

3. os custos de gerenciamento/administração do Programa.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em parceria com empresas públicas e privadas, está levando o Programa Jovem Cidadão para a cidade de Campinas.

Na próxima segunda-feira (28/11), as 9h30, na sede da Associação Comercial de Campinas (Rua José Paulino, 1.111 – Centro), o Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, realiza uma palestra, para os empresários da região, explicando o funcionamento do programa.

“O Jovem Cidadão é uma das ferramentas mais eficientes que temos atualmente no Estado. Uma pesquisa realizada pela FIPE mostra que cerca de 30% dos participantes do programa são efetivados nas empresas onde estagiam”, explica o Secretário do Emprego, Davi Zaia.

Jovem Cidadão é um programa de cunho social que visa oferecer aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 16 e 21 anos, a oportunidade da primeira experiência profissional por meio de estágio remunerado.

Esta iniciativa, promovida em parceria com empresas públicas ou privadas, permite que o estudante tenha um primeiro contato com o mundo do trabalho, viabilizando, por meio do aprendizado, o desenvolvimento de habilidades específicas e experiências à sua formação.

O programa, que atende 39 cidades da região metropolitana de São Paulo e a cidade de Santos, estará presente em Campinas, nas Diretorias de Ensino Campinas Leste (Campinas, Jaguariúna) e Campinas Oeste (Campinas, Valinhos e Vinhedo) para atender seus quase 38 mil alunos.

“A ampliação é uma orientação do Governador Geraldo Alckmin para expandir nossas ações por todo o Estado de São Paulo. Acredito que ainda neste mês lançaremos o programa em mais cidades”, diz Zaia.

A Sert possui parceria com diversas empresas públicas e privadas que disponibilizam vagas no sistema do Jovem Cidadão. Para cada vaga, são encaminhados três alunos, dando preferência à menor distância entre a escola e a empresa. O programa prioriza os estudos, então, caso haja incompatibilidade de horários ou prejuízo nos estudos, o estudante não poderá ocupar a vaga.

JOVEM CIDADÃO

Desde sua implantação, em 2000, o programa já atendeu mais de 126 mil jovens estudantes, sendo que, somente em 2011, já foram contratados mais de 11 estagiários. Todos os jovens que participam do programa recebem, por parte do Governo, seguro de vida e 65 reais por mês. Esses benefícios complementam a bolsa-estágio oferecida pela empresa e que possui valor variável. Os estágios deverão obedecer a carga horária máxima diária de 6 horas, de segunda a sexta-feira. Os contratos tem validade de seis meses, podendo ser estendidos por mais seis meses.

Confira algumas empresas parceiras do Jovem Cidadão: Volkswagem do Brasil, Hyundai Motor, Sanofi-Aventis Farmacéutica, Motorola, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, General Motors, Yamaha Motor, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Beneficencia Nipo Brasileira de São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Secretaria Municipal da Educação – SME – Jovem Tec e Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A.

Para mais informações entrem nos sites www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br | www.emprego.sp.gov.br

loading...

Escreva aqui !

Comentário