[HINOS] Dos maiores clubes brasileiros

[HINOS] Dos maiores clubes brasileiros, todos os hinos dos maiores clubes e informações/curiosidades sobre eles.

O objetivo deste post não é definir qual é o hino mais bonito, já que isso é muito subjetivo. É ajudar todos a conhecerem mais desse aspecto importante da história do futebol brasileiro. Temos que valorizar as tradições do melhor futebol do mundo! Abaixo links pra todos os hinos dos maiores clubes e informações/curiosidades sobre eles.

Corinthians
O hino tem um tom quase fúnebre, parece traduzir a tradição de “sofredor” do torcedor corinthiano. Ele cria um clima épico, de sofrimento e vitórias que acompanham a história do clube.

São Paulo
O tradicional hino exalta a história do clube. Faz referência ao São Paulo da Floresta, clube que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube.
Palmeiras
A canção, de Gennaro Rodrigues, é uma das mais criativas do futebol brasileiro. Ele descreve a equipe e a torcida do Palmeiras em um dia de jogo. Vale a pena ouvir.
Santos
O hino oficial do Santos é pouco conhecido. O hino “popular”, chamado de “Santos o Leão do Mar”, se popularizou e ofuscou o hino oficial do clube.

Flamengo

Provavelmente o hino mais tocado do Rio de Janeiro, é considerado por alguns o mais bonito do estado. No entanto, não é o hino oficial do clube, que é pouco conhecido. É o único hino que cita um rival, ao falar dos “Fla-Flus”.

Botafogo
A canção cita outros esportes que não o futebol e as tradições da estrela solitária.

Vasco da Gama
O hino lembra a união Brasil-Portugal que remonta às origens do tradicional clube, que leva o nome de um “herói português”.

Fluminense

O hino aponta um dado pouco conhecido de torcedores de outro clube, ele indica que as três cores do clube significam Paz (branco), Esperança (verde) e Vigor (vinho).

* Nota: Os quatro hinos atuais dos principais times do Rio de Janeiro foram compostos pelo saudoso Lamartine Babo, que ainda criou os hinos do América e do São Cristóvão.
Atlético
A canção de Vicente Motta já foi eleita a mais bonita entre os hinos de times brasileiros. A letra coloca os torcedores no mesmo patamar dos jogadores, e talvez por isso seja o hino mais cantado em arquibancada. É o principal “grito” entoado pela torcida atleticana.

Cruzeiro
Talvez o hino mais curioso do futebol brasileiro, não é muito lembrado pela torcida. Isso se deve ao hino ser considerado “delicado” demais para um clube de futebol, em especial a passagem “Mora dentro do meu coração/E eu vivo cheio de vaidade”.

Coritiba
O Coxa, até 1999, não possuía hino oficial. Várias músicas eram cantadas, mas nenhuma possuía esse status. Neste ano a diretoria promoveu um concurso que elegeu a música que consagra o Coritiba como o “Campeão do Povo”.

Grêmio
Considerado um dos hinos mais bonitos do país, exalta a paixão do torcedor gremista e a tradição vencedora do clube.

Internacional
A canção de Nélson Silva, cujo nome original é “Celeiro de Ases”, foi composta em 1957 e aponta o Internacional como o “Clube do Povo” do RS.


loading...

Escreva aqui !

40 Comentários