Tudo sobbre Le Parkour

Le Parkour , saiba como praticar este super esporte

le parkour  Tudo sobbre Le Parkour

Parkour, ou Le Parkour – Filosofia/História

Parkour, ou Le Parkour (abreviação: PK) é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de “traceur” no masculino, ou “traceuse” no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.

O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne se encontraram nas ruas de Lisses, em Paris. Perceberam que tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão?”Parcours Du Combattant”. Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte de seu “Méthode Naturelle” ou Método Natural de Educação Física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates.

Basicamente, o Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o movimento. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.

Le Parkour, uma filosofia de vida

Aprender a superar os obstáculos. Este é o grande ensinamento que o Parkour proporcionou ao brasileiro Bruno Shiraishi, 19. O jovem mora em Kita Koshigaya, em Saitama, e trabalha em uma empresa que fabrica refeições prontas. Mesmo com a rotina exaustiva ele encontra tempo para treinar o Parkour e também o Ninjutsu, duas artes que ele aprendeu no Brasil e procura treinar no Japão, mesmo sozinho.

“Quando temos algum problema na vida, se não o enfrentarmos, nunca o superaremos. Assim acontece também com o Parkour”, explica Shiraishi.

Ele relembra que descobriu o esporte com os amigos pela Internet, em 2005. “Praticávamos em praças e corrimões em Votuporanga, cidade em que morava no Brasil”. Shiraishi diz que no início viu vídeos de muitos profissionais em ação, mas tinha consciência de que não poderia imitá-los por não estar preparado. “Começamos pelos obstáculos mais baixos e conforme ia ficando mais fácil partíamos para um mais difícil, assim íamos evoluindo.”, relata. O brasileiro alerta que “Não adianta nada a pessoa querer superar um obstáculo para o qual não está preparada e depois ficar numa cadeira de rodas”. E acrescenta que a pessoa deve fortalecer os punhos e os braços, “pois são eles que vão salvar a sua vida quando você não conseguir realizar um salto direito”.

Como surgiu?

Os movimentos do Parkour são utilizados desde o inicio da humanidade, mas a arte na verdade foi criada nos anos 80 em Lisses, França. Iniciado por um grupo de crianças brincando, que resolveram
levarem a serio o que era o estilo militar de cruzar obstáculos. As crianças em questão cresceram e desenvolveram a arte. Dois deles são os conhecidos David Belle e Sebastien Foucan. Mas vários
sites, praticantes e outros acreditam que a arte tenha sido criada por um grupo maior de pessoas.
Outra grande influencia, foi o pai de David Belle, com seu passado militar e influenciado também
pelo Método Natural (Méthode Naturelle).

Como começar a praticar Parkour ?

Antes de começar a praticar, é bom que estude muito sobre a prática e a filosofia do Parkour para ter certeza de que esta fazendo tudo certo.

Após isso, entenda que o Parkour é uma pratica esportiva ou um esporte sem competições (Do ingl. Sport. Substantivo masculino. 1.O conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipes; desporte, desporto – Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0) que envolve riscos, e eu não posso me responsabilizar por você, já que não tenho como avaliar o condicionamento físico e mental de cada pessoa. Então respeite seus limites!

Depois de compreender seus limites você pode ter uma boa noção das técnicas básicas do Le Parkour em Português.
A primeira coisa a se fazer é o alogamento estático. Ficar parado em posições por pelo menos 15 segundos, e sem forçar demais.
Depois, você faz o aquecimento, uma corridinha de 5 à 10 minutos é o suficiente, lembre-se, quanto mais frio, maior vai ter que ser o aquecimento.

Agora vem o alogamento dinâmico, forçar bastante os musculos, por pouco tempo, como dar chutes no ar, pular alto, etc.. Depois do alogamento dinâmico, você está pronto para inciar seu treino.

Começe pelo Landing (ou Pouso Simples, em português). Treine-a em lugares baixos, de 1 metros, mais ou menos. E vá subindo. É importante ter controle dela, ou suas panturilhas não vão fazer você esquecer do treino no outro dia.
Caso Pessoal: Eu levei uma semana para aprender corretamente o Pouso Simples, e sempre repito os avisos para treinarem bem ele, pra evitar que outros passem pela tortura que passei.

No seu treino você pode também treinar os vaults simples, e o rolamento (PK Roll). Por que são técnicas básicas que você vai usar em todos os treinos.

Depois do seu treino, você deve se preparam para esfiar o seu corpo.
Começe por uma caminhada leve, caso esteja muito cansado.
Logo após alongamentos dinâmico, e depois estático.
É muito importante esta parte, para não sentir dores no outro dia.

Dica: Caso sinta vergonha de sair na rua treinando, junte um grupo de amigos para treinar. No inicio é meio vergonhoso, mas depois você perde essa vergonha e treina normalmente.

Observação 1: No início é normal não achar lugar pra treinar, você ainda não tem a noção de oque pode fazer com os obstaculos. O jeito pra isso, é procurar pela cidade uma praça ou algo do tipo, e treinar lá.

Observação 2: Respeita sempre a propriedade privada e publica, agora só por que faz parkour, não vá depredar os lugares. E caso peçam para você sair de uma propriedade privada, tente entender que para algumas pessoas não é legal ver gente pulando muros.

Após isso, você ja tem uma noção básica de como proseguir com seus treinos.

Treino de Força

O treino de força são exercícios que devem ser feitos nos treinos de Parkour se necessário, mas devem ser feitos principalmente em casa, no dia-a-dia. Este treino se resume caso a pessoa não se utilize de uma Academia, treinar Flexões, Barras, Abdominais, agachamentos e para ganhar resistência correr. 
Para um iniciante é aconselhável começar sempre com baixas séries e repetições, um treino com duração de no máximo 40 minutos, sem forçar muito o corpo. Lembre-se que cada um tem seu proprio ritmo.

°Para Flexões: 05 Séries de 15 até falhar a seqüência (até não agüentar mais).

°Para a Barra: 06 Séries de 03 até falhar a seqüência.

°Para os Abdominais uma série de 60 à 80 repetições variando as Abdominais ( a forma de realizá-los ).

°Para os agachamentos 3 séries de 12 repetições.

°Para a corrida, correr durante 8 à 10 minutos

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Porém se quiserem começar eu indico:

http://www.aprenda.blogger.com.br/

http://www.abpk.org.br/

São dois ótimos sites ensinam como praticar e começar

Créditos: http://www.aprenda.blogger.com.br/ (Pelos textos)

 O envolvimento em esportes perigosos e atividades relativas podem trazer risco significativos, ferimentos corporais, ou morte.

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8 Comentários

  • gostei dessas coisas que você explicou nesse site

    queria saber se você pratica le parkour ???

    estou querendo comessar a praticar le parkour

  • BELO Ctrl C + Ctrl V dos sites : http://www.aprenda.blogger.com.br
    http://www.leparkourtecnicas.blogger.com.br

  • Ai o parkour e o melhor esporte para mim para quem está começando agora sei onde treinar qualquer coisa me add no orkut

  • Mto lok o video.. aí galera aproveitando,eu gostaria di conhecer um novo pessoal aí que pratique eeh até montar um grupo… tem como vocês entrarem em contato comiguh?? meu msn [email protected]… vlw !

  • E gostei dos videos de francine sao muito bons imagine akela muilher aki em ksa uuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm ia bota ela pa geme tanto q ela iai se pok heheh

  • ai galera do parkour .
    sou fã do parkour ai manos minas vocês que praticam ou que querem
    praticar boa sorte pra vocês
    ai galera mi add no orkut.
    valeu um abraço.