Saiba tudo sobre AVC hemorrágico que atingiu Ricardo Gomes

Saiba tudo sobre AVC hemorrágico que atingiu Ricardo Gomes

Saiba tudo sobre AVC hemorrágico que atingiu Ricardo Gomes

O técnico Ricardo Gomes, de 46 anos, foi submetido a uma cirurgia para drenagem de um coágulo formado no lado direito do cerébro após um acidente vascular cerebral (AVC) com hemorragia na noite deste domingo, durante a partida entre Vasco e Flamengo. A operação, que é realizada pelo médico José Antônio Guasti, deve durar cerca de três horas e tem o objetivo de controlar a hipertensão craniana para não danificar o tecido cerebral, o que poderia causar sequelas motoras.

Clóvis explicou que a hemorragia provocou um grande coágulo na região temporal do cérebro. A cirurgia está sendo feita para retirada deste sangue coagulado, reduzindo a pressão cerebral. No momento em que aconteceu a hemorragia, a pressão arterial do treinador era de 19 por 12. O normal é 12 por 8. O médico afirmou que o que aconteceu com Gomes neste domingo não é uma consequência do primeiro AVC sofrido pelo técnico em 2010, quando treinava o São Paulo.

– Ele estava confuso, nervoso, agitado. Achou que poderia ser igual ao que houve no ano passado. Mas não tem nada a ver – garantiu.

Já o vereador Marco Aurélio Cunha, médico e dirigente do São Paulo na época do primeiro AVC de Ricardo Gomes, diz que os casos podem ter relação.

– Naquele primeiro episódio, é como dizer que ele teve um pequeno vazamento e agora um rompimento. Aqui no São Paulo foi uma coisa bem mais simples. Saímos do jogo, existia o sintoma e fomos para o hospital. Fez os exames, passou a noite internado, fiquei com ele o tempo inteiro na companhia do Sanchez (José Sanchez, médico do São Paulo). O Ricardo não chegou a perder a consciência. Um caso pode não ser decorrência do outro, são episódios diferentes, mas não podemos deixar de juntar um ao outro. Ele ficou bem daquele primeiro, mas sempre fica uma marquinha e passa a ter um risco maior do que tinha antes. Aquele foi simples, esse é grave. Estou bastante chateado pois ele é um cara fantástico, um cara único.

Depois de um atendimento preliminar no centro médico do Engenhão, Ricardo Gomes foi para um hospital na zona norte do Rio de Janeiro. Ficou sedado na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, está no hospital acompanhado dos filhos, assim como Felipe, o diretor executivo Rodrigo Caetano e familiares e amigos do treinador.

– A gente espera que ele se recupere e volte logo – disse Felipe na saída do hospital.

Segundo a assessoria do hospital em que o treinador é operado, o caso é gravíssmo. Clóvis Munhoz, médico do Vasco, admite que há risco de morte. Ele aposta na recuperação de Ricardo, mas frisa que só terá um panorama completo sobre o caso aproximadamente 72 horas depois da cirurgia.

– Creio que ele vai suportar bem. É uma pessoa forte. Só o fato de ter me reconhecido enquanto pôde e ter tido condições de falar sobre o que estava sentido é muito positivo – afirmou o médico.

Missa

O Vasco realizou na tarde desta terça-feira uma missa em ação de graças para agradecer o sucesso da cirurgia do técnico Ricardo Gomes. Cerca de cem pessoas, entre conselheiros e funcionários, foram prestigiar o evento religioso na capela Nossa Senhora das Vitórias, em São Januário. O presidente Roberto Dinamite e o diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano, marcaram presença.

– Tudo que passamos desde a tarde de domingo tem sido muito complicado. Foram e estão sendo horas difíceis. Mas agora o foco está voltado para a recuperação do Ricardo. Vamos tentar dar seguimento a isso da melhor forma já nesta quarta-feira diante do Ceará. Procuramos trabalhar o lado psicológico dos jogadores. Temos um representante do Ricardo, que é o Cristóvão, uma pessoa que entende muito bem a metodologia de trabalho do nosso treinador – disse Rodrigo Caetano, que pediu ainda para que os torcedores se manifeste na partida desta quarta, contra o Ceará, às 18h (de Brasília), em São Januário.

– Nossa responsabilidade agora aumenta. A partir de agora não vamos somente nos esforçar em campo, e sim também mostrar um pouco do que queremos para o Ricardo. As vitórias vão ajudar na recuperação dele. Espero que o torcedor compareça e expresse todo o carinho que sente pelo nosso treinador.

Além do presidente e de Caetano, outras figuras importantes do clube como o vice-presidente médico Manoel Moutinho, o vice de relações institucionais João Ernesto, o vice social Faues Jassus e o presidente da assembléia geral do clube, Olavo Monteiro de Carvalho, também acompanharam a cerimônia, que começou quase uma hora depois do previsto por causa do atraso de Roberto Dinamite.

Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico durante o clássico entre Vasco e Flamengo, na tarde de domingo. O treinador foi operado no mesmo dia. Apesar de a intervenção ter sido considerada um sucesso, Ricardo ainda está em estado grave, internado em hospital da Zona Norte do Rio.

Veja como começou o drama de Ricardo Gomes
Técnico Ricardo Gomes recebe o primeiro atendimento médico no Centro Médico do Engenhão

Por volta dos 15 minutos do segundo tempo, Ricardo Gomes começou a se sentir mal e foi para o banco de reservas. Outros integrantes da comissão técnica do Vasco chamaram, então, o médico Fernando Mattar.

Rapidamente o estado de Ricardo Gomes piorou. Sem conseguir andar, ele foi levado carregado para a ambulância. O clássico entre Vasco e Flamengo estava por volta dos 20 minutos do segundo tempo.


O treinador foi deslocado até o centro médico do Engenhão para ser examinado. Sua pressão era 19 por 12. Ele foi deslocado para o Hospital Pasteur, que fica a menos de cinco minutos do estádio.

Ricardo Gomes chegou ao Hospital Pasteur por volta das 17h55 (de Brasília) já em estado grave. Ele foi levado direto para a UTI. O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, acompanhava o treinador.

Na porta do hospital, o médico do Vasco Clóvis Munhoz explicou a situação e disse que o treinador tinha sofrido um AVC hemorrágico e precisaria passar por uma delicada cirurgia de emergência.

Ricardo Gomes começou a ser operado por volta das 20h pelo médico José Antônio Guasti. A família do treinador já estava no hospital. Jogadores do Vasco também apareceram para prestar solidariedade.

Fotos de Ricardo Gomes

Via globoesporte, ficamos na torcida pela melhora de Ricardo Gomes.

Links Patrocinados
Posts relacionados
0

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Termos mais buscados
    • avc hemorragico

    • tudo sobre avc hemorragico
    • avc
    • avc hemorragico dreno
    • acidente vascular cerebral hemorragico