Nota do público
4.8/5
Feijoada

O frio chegou, esta é a melhor época para fazer aquela feijoada gostosa.

A feijoada é um prato gordo, sim, porém ela não precisa necessariamente  conter muito sal e gordura, pois assim a feijoada vai se tornar a inimiga número 1 de sua dieta, além de não ser muito saudável.

Então para preparar uma feijoada light é preciso fazer algumas substituições de ingredientes, assim o prato vai ficar muito mais leve e saboroso.

Receita de feijoada light – 250 kcal (1 concha grande)

Ingredientes

– 100 g de lombo defumado, livre de gordura aparente
– 100g de linguiça de peru
– 150 g de lombo salgado
– 100 g de ricota defumada em cubos
– 200 g de feijão preto
– louro a gosto
– cheiro-verde picado a gosto
– cebola picada a gosto
– 3 dentes de alho picado a gosto
– 1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo

– Coloque o feijão de molho na água de véspera. Em separado, deixe as carnes salgadas também de molho, trocando várias vezes a água. No dia, ferva as carnes salgadas (exceto a linguiça de peru) e jogue a água fora. Ferva novamente. Se a água ainda estiver engordurada, coloque-a, já fria, no freezer ou na geladeira. A gordura se solidificará na superfície, podendo ser facilmente removida com uma colher.

– Cubra as carnes com mais água e torne a ferver. Com esse líquido, cozinhe o feijão, a linguiça de peru e a ricota defumada. Adicione um refogado feito com o azeite, a cebola, o alho, o cheiro-verde, o louro e as carnes em pedaços. Verifique a quantidade de sal e sirva com pimenta dedo-de-moça a gosto.

Veja também uma receita de feijoada light que encontrei no youtube.

A feijoada à brasileira é um prato que consiste num guisado de feijões-pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos. Trata-se de um prato popular, típico da culinária brasileira.

Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, onde é basicamente feita da mistura de feijão com carne, normalmente acompanhada com arroz. A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português.

A primeira menção conhecida à “feijoada à brasileira” deu-se no Recife em 1827. E a versão portuguesa tem origem no norte do país. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.