Pesquisas mais longas têm menos resultados no Google?

Por que os resultados de pesquisa do Google variam mesmo quando se usa exatamente as mesmas palavras ou frase de pesquisa?

Muitos usuários, especialmente aqueles que não são bem versados ??no algoritmo de busca misterioso e em constante mudança do Google, podem atribuir isso a um simples erro. No entanto, essas mudanças são realmente bastante intencionais.

O que faz com que os resultados de pesquisa do Google mudem?

Parece uma pergunta simples, mas não é. A resposta curta é, depende. A resposta mais ampla requer uma olhada na palavra-chave específica frase de busca, como é feita a busca, o local onde é feita a busca, o tipo de dispositivo utilizado (desktop, tablet, celular) e a contínua evolução do buscador Google.

Entendendo como os resultados da pesquisa do Google variam

Existem muitos elementos diferentes que determinam o que o Google exibe para um determinado termo de pesquisa. Para entender como os esforços do Google alteram seus resultados de pesquisa, veremos primeiro os itens padrão envolvidos na determinação dos resultados. Em seguida, examinaremos os outros elementos que o Google pode inserir nas SERPs.

Também é importante lembrar que a forma como o Google exibe diferentes elementos também pode variar dependendo do dispositivo que está sendo usado. Os resultados exibidos no computador desktop e laptop serão diferentes dos telefones e tablets.

Aqui estão 9 fatores que podem desempenhar um papel nos resultados que o Google retorna para suas pesquisas e o que é exibido nas SERPs.

  • Pesquisas anteriores em um único dispositivo
  • Links clicados anteriormente
  • Localização
  • Conta do Google
  • Dispositivo sendo usado
  • Tipo de pesquisa e filtros usados
  • Anúncios pagos presentes
  • Alterações em um site ou seu conteúdo
  • Outros elementos informativos

1. Pesquisas anteriores do Google em um único dispositivo

Você se lembra de tudo o que pesquisou com o Google no passado? Provavelmente não, mas o Google sim, ou pelo menos até o último ponto em que você limpou o cache e os cookies do navegador. Se você pesquisar regularmente palavras-chave semelhantes, o Google se lembrará disso, oferecendo resultados com base em pesquisas anteriores.

Isso pode ser especialmente enganoso para empresas acostumadas a pesquisar o nome de sua própria empresa ou palavras-chave específicas regularmente. Pesquisas repetidas para uma determinada frase de palavra-chave podem fazer com que uma determinada empresa ou página da Web pareça particularmente favorecida nas páginas de resultados e, lentamente, subir mais nos resultados que uma determinada pesquisa retorna.

Google

Uma maneira de verificar essa variação é usar um navegador diferente (Firefox, Safari, Chrome, Edge) e pesquisar a mesma frase de palavra-chave exata. Os resultados podem ser os mesmos ou podem diferir ligeiramente ou mesmo significativamente.

2. Links do Google clicados anteriormente

Se você pesquisou no Google usando as mesmas palavras-chave e frases e clicou repetidamente em links específicos dos resultados que o Google retornou, seus resultados mudarão com o tempo. As páginas que você visitou a partir dos links nos resultados retornados pelo Google começarão a aparecer cada vez mais em seus resultados, movendo-se frequentemente para cima na página, criando potencialmente uma falsa impressão de que a página de um site está classificada mais alto do que realmente é.

Quer experimentar por si mesmo? Pesquise uma frase no Google e selecione um link na página 2. Repita a ação algumas vezes. Você pode se surpreender com a rapidez com que esse link subirá nas classificações em seu computador, tablet ou smartphone específico. No entanto, isso só será verdade para suas pesquisas, no computador ou smartphone, usando o mesmo navegador da web.

3. Sua localização geográfica

O Google depende muito de serviços de localização, o que significa que seus resultados de pesquisa geralmente refletem as configurações de localização do dispositivo que você está usando. Se você pesquisar “encanador”, a primeira listagem retornada provavelmente será um encanador perto de você. Isso pode ser um benefício para as empresas locais que buscam apenas clientes nas proximidades, mas pode impedir as empresas nacionais que trabalham para obter uma visibilidade mais ampla.

Da próxima vez que você sair de férias ou viajar para fora da cidade, experimente. Faça uma pesquisa no Google pelas palavras-chave que você costuma usar para acessar a página da sua empresa ou outras pesquisas comuns que você faz e veja o quanto os resultados mudam em relação ao que você normalmente vê. Quanto mais longe você viajar, mais pronunciadas serão as diferenças.

4. Uso da Conta do Google

Milhões de pessoas têm contas do Google, usando-as para acessar Gmail, Google Drive, Google Voice e dezenas de outros serviços relacionados. Uma conta do Google pode ser usada simultaneamente em vários dispositivos, criando uma grande rede de dados do usuário que o Google pode coletar e usar para refinar os parâmetros de pesquisa para uma determinada conta do Google.

Se você estiver conectado à sua conta do Google enquanto faz uma pesquisa no Google, esse armazenamento de dados será usado pelo Google para ajudar a refinar sua pesquisa com base no comportamento anterior. Se você quiser experimentar por si mesmo, pesquise algo comum que você pesquisa com frequência e, em seguida, saia da sua conta e pesquise novamente. Em muitos casos, seus resultados de pesquisa do Google variam.

5. O dispositivo usado para pesquisar

O Google muda seus algoritmos centenas de vezes ao longo de um ano, mas apenas alguns são significativos o suficiente para justificar o aviso. O Google Panda foi uma dessas mudanças, na qual as classificações móveis foram alteradas para colocar estratégias de design responsivo e outras estratégias de web design móvel mais altas do que sites com apenas páginas de desktop.

Essa mudança afetou principalmente o desempenho do site em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Se você tem um ótimo site sem uma alternativa móvel ou um design responsivo, sua classificação no Google provavelmente varia de dispositivo para dispositivo e, muitas vezes, não é a seu favor em dispositivos móveis.

6. O tipo de pesquisa que você realiza

Como é de se esperar, o que você está procurando terá um grande efeito sobre os resultados que você obterá. Se suas palavras-chave incluírem produtos comumente comprados on-line, seus resultados poderão incluir mais links de compras e resultados para Páginas de comércio eletrônico.

Para os pesquisadores que procuram localizar sites específicos, páginas da web, recursos ou conteúdo, os filtros localizados logo abaixo da caixa de pesquisa podem ser úteis. Permitem filtrar por Compras, Imagens, Vídeos, Notícias, Mapas, Livros, Voos e Finanças.

Um filtro de pesquisa favorito é a configuração de Hora no botão Ferramentas. Isso permitirá que você filtre por últimas horas, últimas 24 horas, última semana/mês/ano. Ou crie um intervalo de pesquisa de tempo personalizado. Uma boa maneira de evitar conteúdo desatualizado.

Google Seo
Google Seo

7. Anúncios pagos do Google presentes na página

Não é nenhum segredo que o Google coloca anúncios em suas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Alguns anúncios baseados em texto estão no topo da primeira página de resultados, enquanto outros aparecem no lado direito. Às vezes, há anúncios no final dos dez links azuis.

As pesquisas de produtos no Google também podem acionar anúncios do Google Shopping ou anúncios da lista de produtos (PLAs) para exibição nos SERPs. Esses anúncios exibirão produtos relevantes de anunciantes pagos. Os anúncios de listagem de produtos ou compras incluirão uma foto do produto, o nome do varejista e o preço. Algumas listagens também podem incluir uma classificação por estrelas ou um recurso como frete grátis.

Isso pode alterar drasticamente a aparência dos resultados que você vê, especialmente se algum dos fatores mencionados anteriormente também estiver em jogo. Uma pesquisa por uma frase de palavra-chave em um tablet doméstico pode parecer muito diferente em um computador de escritório ou em um smartphone, pois o número e a posição dos anúncios mudarão.

8. Alterações em um site ou seu conteúdo

Sites e páginas da Web mudam com o tempo. Alguns sites mudam com frequência. Essas mudanças podem afetar o SEOe como uma determinada página está presente nas SERPs para uma determinada frase de pesquisa. Em outras palavras, o Google pode diminuir a posição de classificação de uma página da Web e ela não aparecerá mais nos resultados da pesquisa para uma determinada frase de pesquisa.

Por outro lado, novas páginas da web podem aparecer e ter uma classificação mais alta para a frase de pesquisa fornecida e direcionar outras páginas para fora da primeira página (ou das primeiras páginas) dos resultados do mecanismo de pesquisa. O conteúdo mais recente pode afetar o conteúdo mais antigo e talvez datado. Principalmente em vídeos, imagens e notícias.

9. Outros elementos informativos

Além da listagem padrão de resultados de pesquisa (10 links orgânicos azuis + anúncios + “Pesquisas relacionadas a…”), o Google também adicionou vários outros elementos aos resultados de pesquisa página. A exibição ou ausência desses elementos varia de acordo com o tipo de pesquisa e a frase de pesquisa usada.

Por exemplo, pesquisar um produto (caso do iPhone) em comparação com um local (Denver, CO) e uma pessoa (Albert Einstein) pode alterar significativamente quais elementos aparecem na página de resultados da pesquisa. A ordem e a aparência desses elementos também podem variar e parecerão diferentes em um computador desktop ou laptop em comparação com um dispositivo móvel (telefone, tablet).

É isso, sucesso pra todos nós

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

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