Hyundai Azera 2012 – Fotos e preços

Chega de espera, o carro de mais de 1 bilhão de dólares, como diz sua propaganda, já tem preço: o Hyundai Azera 2012

Chega de espera, o carro de mais de 1 bilhão de dólares, como diz sua propaganda, já tem preço: o Hyundai Azera 2012 já pode ser encomendado nas revendas por R$ 109.920 na versão descrita como “completa”, e por R$ 119.820 na “completíssima”. O modelo, que durante um bom tempo foi descrito como a melhor relação custo/benefício do segmento dos sedãs grandes — era vendido entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, completo e com motor 3.3 V6 — já acusa o baque do aumento do IPI.

hyundai azera
hyundai azera

Propaganda de alto custo

O carro já vem sendo anunciado de modo extravagante: no último domingo, ocupava nada menos que cinco páginas de jornais de grande circulação. “Aguarde o lançamento mais grandioso da Hyundai” é um dos motes. Outro é exatamente “o carro de mais de um bilhão de dólares”, valor que supostamente teria sido gasto no desenvolvimento dessa nova geração do Azera (o modelo é conhecido como Grandeur em outros mercados).

No entanto, publicações internacionais informam valores bem menores, na faixa dos US$ 420 milhões — mas confirmam os três anos de desenvolvimento, razoáveis levando em conta que a geração anterior do Azera é de 2005.

O que tem de bom no Hyundai Azera 2012 ?

O Azera “completo” tem equipamentos como airbags de cortina e de joelho para o motorista, assistência ao estacionamento, rodas aro 18″, retrovisores externos com desembaçador, cortinas laterais e interior com couro e madeira. O motor é um V6 de 24 válvulas, mas de 3 litros, menor que o 3.3 atual, mas com partes em alumínio e injeção direta de gasolina (GDI). Já a versão “completíssima”, dotada do mesmo propulsor, oferece itens como memórias de ajuste de direção e assentos, faróis de xênon com lavadores, freio de estacionamento eletrônico e teto solar, entre outros.

O visual do novo Azera ficou muito mais próximo do restante da gama da Hyundai, adotando o estilo de escultura fluida já conhecido de modelos como Elantra e ix35. Por suas dimensões, ele fica acima do Sonata na escala dos sedãs da marca sulcoreana. Dele para cima estão o Genesis e o Equus, já exibidos no Brasil no Salão do Automóvel de 2010, mas sem previsão de lançamento por aqui.

O VELOSTER É OU NÃO É?

O novo Azera será lançado no Brasil em meio a uma polêmica envolvendo o hatch/cupê Veloster, que pode estar sendo vendido no Brasil com potência menor do que os 140 cavalos anunciados em sua publicidade. O carro, que se gaba de ter uma porta extra no lado direito para “desembarque com total segurança” (algo que é uma bobagem), entregaria no máximo, 130 cv.

Reportagem do site Carsale abordou o tema, levantado também pela revista Quatro Rodas. Infelizmente, a Hyundai não demonstra interesse em permitir que a imprensa especializada teste seus carros — a própria Quatro Rodas, publicação mais tradicional do setor, teve de pegar um Elantra e um Veloster emprestados de particulares para experimentá-los em sua edição mais recente; e, claro, a interdição vale também para meios online, como UOL Carros.

De qualquer modo, investir milhões e milhões em publicidade dá resultados. As vendas do Veloster já o colocam no quarto lugar entre os hatches médios, de acordo com dados da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos). O “carro-de-três-portas” está pertinho do terceiro colocado, o i30, também da Hyundai.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *