A extensão territorial brasileira é, realmente, gigantesca, mas não sendo o território habitado por etnias, uma vez que nosso processo  colonialista foi inteiramente lusitano, não houve condições de prosperar os movimentos separatistas. As insurreições que ocorreram, no período imperial, tiveram outra conotação, que não o separativismo.Até a mais longa delas, a Revolução Farroupilha, não tinha o intuito de separar-se do Brasil. Seu ideário era por razões econômicas.

Contribuiu para a manutenção do território , uno e íntegro,a unicidade da língua, um valioso fator de integração nacional.

Entenda porque e quais motivos o sul do Brasil quer se tornar um país!

Movimento SeparatistaCompreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que juntos totalizam uma superfície de 576.300,8 km2. A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul. 

É um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta altos índices sociais em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,831, e o segundo maior PIB per capita do país, 13.208,00 reais, atrás apenas da região Sudeste. A região é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.

Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste e com a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste.

Sua história é marcada pela grande imigração européia, pela Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha e mais recentemente pela Revolução Federalista, com seu principal evento o Cerco da Lapa. Outra revolta ocorrida na história da região foi a Guerra do Contestado, de caráter religioso.

E o Movimento Separatista?


“Somos a conseqüência, de cujas causas não podemos ser acusados”
Somos apenas a continuação da História.
Sob várias denominações, nosso movimento já existe há mais de duzentos anos.

Entenda o Movimento Separatista Sulista Brasileiro 1
Entenda o Movimento Separatista Sulista Brasileiro 2

Saiba tudo sobre o Movimento Separatista Sulista Brasileiro no site  www.patria-sulista.org

41 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou a favor da separação do sul somos sulistas e o restante do (Brasil) não tem que dar opinião contra não!!

    • Pense se realmente fosse possível a separação (que eu acho uma extrema burrice). O restante do país seria nossos inimigos e seríamos vulneráveis perante o Paraguai e seríamos escravizados por latifundiários

  2. Sou completamente a favor. O Brasil está um caos, e com certeza aqui é região onde os estragos são menores. Sem falar que nos desenvolveríamos muito melhor sem o resto do país para carregar nas costas.
    Que possamos nos separar antes que a coisa engrosse de verdade por aqui também rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here