Como se preparar para o Enem?

Como se preparar para o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um importante passo no acesso a universidade. Atualmente quase todas as universidades, públicas e privadas, adotam o Enem como processo seletivo único. O exame desse ano ocorrerá em outubro em todo país. Devido a sua tamanha importância uma boa preparação para a prova é essencial para atingir um bom desempenho no final do ano. Algumas dicas importantes podem ser seguidas.

Estabelecer um plano de estudos. Comece organizando seus horários, reserve de duas a quatro horas por dia para estudar. Intercale os horários com pausas para comer e se distrair. Nunca extrapole o limite da sua mente, não adianta estudar seis horas por dia e não prestar a devida atenção nos conteúdos. O exagero também é prejudicial.

Se dedique em dobro as matérias que você possui mais dificuldade. Não se dedique somente as disciplinas que você tem mais facilidade, concentrar um tempo a mais nas dificuldades faz com que você assimile melhor o problema e possa resolvê-lo com mais clareza.

A redação é outro ponto essencial no exame. Ela constitui metade da nota final e muitos a consideram a parte primordial de todo a prova, pois é a partir dela que seus conhecimentos e a forma como você expõe suas idéias são avaliados. Treinar a redação é fundamental, busque as antigas provas do Enem ou de outros vestibulares para treinar como elas são aplicadas e a forma como devem ser feitas.

Leia. A leitura é o primeiro passo para realizar toda e qualquer atividade no mundo escolar. Preste atenção ao que você lê, a maioria das respostas está na própria pergunta que, muitas vezes, por ser longa atrapalha o aluno em busca de sua solução.

Procure estar informado. A maioria dos temas do Enem está ligada a assuntos da realidade. Busque se informar todos os dias em jornais, revistas, sites. Assista ao noticiário e preste atenção aos acontecimentos do seu cotidiano. Estar bem informado ajuda a não perder tempo em questões sobre a atualidade e, principalmente, ajuda a argumentar sobre as propostas da redação.

Exponha suas idéias. Reflita sobre todo o conhecimento adquirido na escola e nos estudos e tente argumentar com as propostas que a prova for apresentando. Organize seu conhecimento para que suas idéias não fiquem desconexas e sem sentido.

O bom rendimento no Enem é fruto de um processo que se inicia com toda a preparação que o aluno propõe para si mesmo. A organização e a disciplina são características primordiais em todas as atividades que pretendemos desenvolver. O esforço de anos pode ser recompensado em apenas cinco horas de prova, por isso arregace as mangas, bons estudos e boa sorte!

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *