Descubra se a faculdade que você quer fazer vale a pena

Antes de escolher o curso e a instituição onde pretende estudar, você precisa pesquisar bem pra não entrar numa roubada e ficar sem diploma

Fazer faculdade está mais fácil. Há inúmeras opções de cursos, instituições com mensalidades mais acessíveis e programas estudantis de financiamento. No entanto, diante de tanta oferta, é melhor ficar de olho na hora de escolher onde estudar pra não entrar numa roubada. Pesquise sobre a instituição onde pretende estudar e o curso. Pelo menos 80 faculdades do Brasil estão correndo o risco de sofrer intervenção do MEC (Ministério da Educação), o que significa que podem ser encerradas. Só no ano passado, quase 11 mil vagas de direito foram fechadas no país. Sinal de alerta! Se você pretende fazer uma faculdade, informe-se bem para evitar sustos e decepções. Veja dicas abaixo:

cursos de faculdades  Descubra se a faculdade que você quer fazer vale a pena

Será que esta faculdade é roubada?

O primeiro passo é verificar se a instituição é credenciada pelo MEC, no site emec.mec.gov.br. Nesse endereço, você verifica se faculdade e curso estão regulamentados e avalia a situação de ambos. E como se faz isso?

– Vá na aba superior “consulta textual”. Selecione a opção instituição de ensino, digite o nome da faculdade e clique em pesquisar. Quando ela aparecer na página, você deverá analisar as notas.

– Calma! É fácil. Aparecerão várias siglas, as mais importantes são IGC (que avalia a faculdade) e CPC (que avalia cada curso e aparece quando você clica no seu). As notas, para ambas, vão de 1 a 5.

– Se a nota for 1 ou 2 é porque o curso ou a faculdade não anda bem das pernas. Se for 3 está tudo OK, mas fique atenta às próximas avaliações do MEC. Se for 4 ou 5, a instituição está de parabéns!

– O nome oficial da faculdade não apareceu no site do MEC? Xiiii… significa que ela ainda não é regularizada. Nesse caso, melhor evitar!

– Se puder, faça uma visita às instalações da faculdade. Avalie a infraestrutura das salas de aula, se há biblioteca, laboratórios, computadores, etc.

– Converse com quem já estudou no local. Alunos e ex-alunos podem dizer se vale a pena investir para entrar na instituição.

– Preste atenção ao corpo docente. Pesquise quem são os professores que lecionam no curso e informe-se se têm mestrado ou doutorado.

– Analise se a escola possui produção científica e convênios com instituições de fora do país.

E se eu fizer a escolha errada? O que acontece?

– Se sua faculdade ou curso é fechado pelo MEC, você tem direito à transferência para outra instituição parecida, sem custos.

– O diploma é considerado válido para quem começou antes do encerramento. Mas você pode ter dor de cabeça no processo.

– A faculdade pode demorar para liberar a documentação da transferência, por exemplo.Até lá, você perde aula.

– Nem sempre as grades curriculares das universidades são equivalentes. Talvez você tenha de cursar disciplinas que não estavam previstas. Isso significa voltar alguns semestres, o que é bem chato!

– O MEC pode fechar a instituição no meio do semestre letivo, quando as aulas já estão em andamento e você pode ter dificuldade para acompanhar.

Fique atento!

Se existem problemas sérios em seu curso ou faculdade, solicite uma supervisão do MEC pelo site mec.com.br ou pelo telefone 0800-616161.

loading...

Escreva aqui !