Idosos terão direito a passagem aérea de graça

Gratuidade para idoso viajar de avião avança no Senado
Projeto altera estatuto da Terceira Idade para garantir direito a quem tem mais de 60 anos

Idosos terão direito a passagem aérea de graçaIdosos com mais de 60 anos também poderão viajar gratuitamente de avião de um estado para outro do País ou ter desconto de 50% na passagem, caso dois bilhetes gratuitos já tenham sido concedidos. A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado vota na próxima semana o Projeto de Lei Suplementar 482/11, que modifica o Estatuto do Idoso. Iniciativa do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) amplia ao transporte interestadual aéreo o direito a maiores de 60 anos e com renda igual ou menor a dois mínimos (R$ 1.244) a duas vagas gratuitas para viajar.

Com a mudança, os cerca de dois milhões idosos do Estado do Rio, além dos 20,5 milhões no Brasil, terão direito a desconto de 50% no valor da passagem sempre que as duas vagas gratuitas já estiverem preenchidas. Como o projeto já foi aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura, resta apenas a CDH aprovar para matéria ser levada ao plenário.

De acordo com o diretor financeiro da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Nelson Osório, a aprovação do projeto estende para os maiores de 60 anos uma necessidade que nem sempre é suprida pela aposentadoria.

Ele lembra que o preço da passagem de avião é alto para o padrão dos aposentados. “Garantir esse direito é poder permitir que idoso faça viagem de emergência”, justifica.

Dado da Associação Nacional das Agências de Viagem reforça que a demanda de idosos por viagens de avião é grande. Segundo a entidade, 35% dos clientes de excursões entre estados brasileiros é de pessoas com mais de 60 anos.

Gratuidade e desconto são garantidos desde 2006

Regulamentado em 2006, o Decreto 5.934 — que rege o Estatuto do Idoso — garantiu aos maiores de 60 anos do País e com renda igual ou menor que dois salários mínimo o benefício da gratuidade em viagens interestaduais.

A gratuidade é aplicada sempre na base de duas vagas em cada viagem ou descontos de 50% feitos em ônibus de linha convencional. Contudo, para rotas acima de 500 quilômetros, o estatuto estabelece que a reserva do bilhete seja feita com pelo menos 12 horas de antecedência.

Para comprovar que atende aos requisitos, o idoso precisa apresentar a Carteira do Idoso, expedida pela Secretaria de Assistência Social da cidade onde mora. Caso não tenha o documento a tempo, pode apresentar um comprovante de renda e a carteira de identidade.

Mas todo idoso beneficiado é obrigado a pagar taxas de pedágio ou do terminal de embarque em uso, caso seja necessário.

“Reserva deve ser feita com 15 dias de antecedência”

“Enquanto o Senado ainda estuda o projeto de lei que garante vagas gratuitas para idosos em aviões, a garantia já fornecida para nós em ônibus interestaduais pode estar longe do ideal. À primeira vista, o direito parece ser exemplar. Na prática, é um constrangimento rotineiro.

No geral, a dor de cabeça para meus amigos idosos começa exatamente no guichê das companhias. Isso acontece porque as empresas de ônibus são obrigadas a destinar duas vagas de graça meus colegas, mas acabam obrigando que eles se programem para reservar com muita antecedência. Os atendentes informam que o pedido deve ser feito, em média, 15 dias antes da viagem.

Bilhete com 50% de desconto — quando não há mais vagas gratuitas — é difícil de garantir também. Assim, realmente, fica difícil viajar”.

Links Patrocinados
Posts relacionados
15
  1. Quero orientação de como conseguir passagem de avião para outro estado ,sou idosa de 67 anos e pensionista da Marinha, tenho direito.

  2. Gostaria de me inscrever nas viagens de gratuidade de voo aereo pois tenho 67 anos E QUERO SABER COMO ME DIRIGIR PARA TAL e qual os documentos que devo levar para marcar a minha passagem e se Pensionista tem esse direito que todos os idosos tem pelo estatutos dos idosos,por favor me informe melhor esse caso sim , aguardo anciosa ,Tereza

  3. Gostaria de saber como proceder para conseguir uma passagem gratuita aerea para Sáo Paulo tenho 62 anos.Aguardo a resposta urgente.

  4. Preciso muito de um passagem aêrea gratuita para Sáo Paulo tenho 62 anos e gostaria de saber como conseguir urgente abraços

  5. Gostaria de saber como devo fazer para conseguir uma passagem aerea para idoso, pois tenho 62 anos e preciso viajar para Sáo Paulo aguardo uma resposta urgente, obrigado.

  6. Os idosos tem direito a voos nacionais, e ao exterior tambem ??

  7. OS IDOSOS SÃO MUITO DISCRIMINADOS NO BRASIL ,NO ONIBUS E EM QUALQUER LUGAR , NO BANCO PASSANDO NA FRENTE ENTÃO QUE DOR , ESSE QUE DISCRIMINA NÃO CHEGARÁ ALEM DOS 60 ? , AINDA TEM MUITA BUROCRACIA PARA CONSEGUIR AUTORIZAÇÃO PARA TERMOS DIREITO DO IDOSO NO BRASIL . É BRASILEIRO É PORTADOR DO RG PRONTO PRA QUE DISCRIMINAR QUE PRECISA TER ABAIXO DE DOIS SALARIOS MINIMOS ETC , É IDOSO E PRONTO NÃO IMPORTA SE TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS OU NÃO É DIREITO PARA TODOS , NA ZONA AZUL O IDOSO TEM O CARTÃO E DAI TEM QUE PAGAR O BILHETE QUE LEI É ESSA TÁ TUDO ERRADO..

  8. como reservar a passagem do idoso

  9. como reservar passagem gratuita para idosa

  10. gostaria de saber como faço para viajar gratuitamente de avião sou idosa

  11. gostaria de viajar cada 3 meses de graça para UBERLANDIA MINAS GERAIS, visitar minha filha e netos gratuitamente, tenho 72 anos e não poço viajar a noite inteira pois meus pé incha de não poder por o pe no chão,e queria me inscrever , onde da direito de passagem aérea gratuita, em qual via aérea , na GOL ou TRAM, COMO DEVO FAZER . vcs pode me orientar , desde ja fico grato ATENCIOSAMENTE OBRIGADA…AKLE ABRS…FRATERNO…

  12. mengão meu timão d coração

  13. Eu acredito que tudo o que estiver dentro destes requisitos sejam compridos dentro dos rigores das leis . porque tudo d. bom e melhor para os idosos estão parados no Pais, com muitas dificuldades só para deixar os idosos de lado estamos de olho. afinal todos vão ficar velhos. se tiver sort.

    • gostaria orientação para viajar de graça passagens aereas tem 62 e dois anos. obrigado.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Termos mais buscados
    • passagens aereas para idosos gratuitas
    • idoso paga passagem de avião

    • idoso pode viajar de avião de graça
    • idosos pagam passagem de aviao
    • idoso paga passagem aerea