Educação financeira é importante em qualquer circunstância, já que com pouco ou com muito dinheiro, tomar boas decisões com o dinheiro que se tem é a única forma de garantir uma longa vida com independência financeira. Aprender a lidar com o dinheiro que se ganha deve ser, portanto, uma prioridade para qualquer pessoa que entra na vida adulta.

Já que é por falta de educação financeira que muitas pessoas famosas acabam a perder tudo o que conseguiram nos anos de fama. Com fortunas milionárias também se vem responsabilidades milionárias e manter uma fortuna não é tão fácil quanto parece. E muitos dos famosos se esquecem da matemática simples: gastar menos do que se ganha.

Em adição para se manter no top do mundo é preciso também fazer bons investimentos. Mas, nem sempre é fácil saber quais são os investimentos corretos e infelizmente há pessoas que se aproveitam da ignorância financeira de outros para tirarem vantagem.

Ou seja, quando se ganha muito dinheiro é preciso ter ainda mais cuidado para tomar decisões assertivas. Contar com ajuda de especialistas pode ser uma forma de aprender a lidar com o dinheiro de forma a fazer com que ele trabalhe por si só.  São várias as celebridades que aprenderam a fazer bons negócios quando estavam no top, mas elas são para outro artigo.

Neste, vamos ver casos de brasileiros e de gringos que acabaram a perder grande parte da sua fortuna, sendo que entre eles, alguns acabaram se recuperando, conseguindo novas oportunidades de fazer fortuna Veja abaixo:

Pamela Anderson

Apesar de ter conseguido se recuperar e hoje ter uma fortuna estimada em 12 milhões de dólares, Pamela precisou vender grande parte dos seus bens devido a problemas com impostos. Hoje ela deveria estar muito mais abonada, já que foi Diva da Playboy por anos e fez vários papéis em  séries de televisão  americana, chegando a ganhar 300 mil dólares por episódios. Grande parte dos seus problemas financeiros podem ser relacionados com os seus divórcios.

Lindsay Lohan

Outra celebridade que poderia estar muito mais rica quando comparada com outras estrelas mirins, Lidsay começou a trabalhar com os 3 anos, mas o uso de drogas (chegando a gastar 5,000 dólares em drogas por semana), o excesso de bebida e até mesmo as inúmeras visitas a delegacias de polícia fizeram com que ela perdesse todo o seu dinheiro. Decisões ruins arruinaram a sua carreira e hoje estima-se que ela teria uma fortuna de apenas 800 dólares, mas não se sabe se é verdade.

Ximbinha

O cantor brasileiro chegou a ter muito dinheiro quando ainda era casado com a também cantora Joelma. A banda Calypso fez sucesso em todo o Brasil, mas quando os dois se separaram e a banda deixou de existir, ele acabou com uma dívida de meio milhão de reais. Os dois ficaram casados por mais de 18 anos. Joelma contou recentemente que tem 5 casas e que gasta o seu dinheiro com botas.

Mike Tyson

No meio dos esportes, o nome que impressiona é o de Mike Tyson, o qual também de atleta de alto porte acabou se envolvendo com o vício de drogas e álcool. Em 2003, ele anunciou falência. A sua fortuna de 400 milhões de dólares se tornou numa dívida de 23 milhões de dólares. Hoje ela já se recuperou da crise financeira, mas tem uma fortuna de apenas 3 milhões de dólares muito abaixo do que poderia ou já teve um dia.

Cida BBB4

Pessoas famosas que perderam todo o seu dinheiro 1

Grande parte dos participantes do BBB acabam a perder o seu prêmio, e com Cida não foi diferente. Ela levou para casa meio de milhão de reais, e um golpe fez com que ela perdesse todo o dinheiro. Até hoje Cida não se perdoa por ter pedido todo o seu dinheiro. Outros casos foram o Cowboy do BBB2, o qual investiu o dinheiro em dois negócios errados, e o DHOMINI do BBB3, o qual chegou a namorar a Sabrina Satto na casa, mas perdeu todo o dinheiro quando decidiu investir numa dupla sertaneja, hoje ele é revendedor de cosméticos. Os vencedores mais atuais estão mais espertos, e em alguns casos não mexem no dinheiro e aproveitam a fama nas redes sociais para fazerem as suas rendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here