A fruta-pão: tudo que você gostaria de saber

fruta pao  A fruta pão: tudo que você gostaria de saber

A fruta-pão é uma espécie pouco conhecida pelos brasileiros, mesmo sendo encontrada em diferentes lugares pelo país. Ela é originária da Ásia e foi trazida as terras brasileiras no século XVI se adaptando perfeitamente ao clima tropical. Seu fruto aparenta a jaca, por ser tão grande e pesado como ela.

Seu valor nutricional é extremamente rico, além disso, possui uma versatilidade culinária muito ampla, algo que a faz, em muitos povos asiáticos, constituir uma das bases alimentares dessas regiões. A fruta-pão possui duas variantes, aquele que possui caroço, com as sementes comestível e a polpa não cosmetível. Além da fruta-pão de massa, sem sementes e com polpa comestível.

A árvore de fruta-pão possui grandes dimensões, podendo alcançar 20 metros de altura. Ela pode viver 80 anos, quando plantadas costumam dar frutos a partir do quinto ano. Suas folhas são bonitas e grandes, são perenes e profundamente lobadas. Elas soltam um látex que é usado no artesanato e também como cola. Seus frutos aparentam a jaca e são grandes e redondos, podem pesar 3 kg, a casca é verde-amarela e sua polpa amarela-escuro nas frutas-pão de massa; e na cor marrom nas de sementes. As frutas podem ser produzidas de diversas formas, fritas, assadas, em doces, cozidas. Elas são ricas em proteínas e vitaminas, além disso, ganham esse nome fruta-pão, pois são muito utilizadas como farinhas para panificação e confeitaria. Até as sementes são comestíveis o que faz de seu consumo completo.

A fruta-pão deve ser plantada em ambientes úmidos, com sol pleno e solo regado periodicamente, por isso elas se adaptam bem ao Brasil. Ela não é tão comum quanto às demais árvores da nossa flora, mas é muito presente e pouco explorada em sua culinária, por isso se você encontrar frutos da fruta-pão não deixe de provar as iguarias que podem ser feitas a partir dela, e consuma mais esse rico alimento nutritivo presente em nossas matas.

Por Thássia Moro

loading...

Escreva aqui !

5 Comentários

  • eu nem conhecia a fruta pao.quando eu vi que no trabalho da escola a professora botou pra mim pesquisar sobre a fruta pao eu fiquei com muito medo.<3 agora eu conheço

  • eu gostaria de saber , se a futa pão tem glutem…se vcs tem algumas receita de pão bolo com a fruta…

  • na verdade eu não fazia idéia de que a fruta pão tivesse uma culinaria tão extensa eu so conhecia cozinhala como batata