Uma hora de Narguilé equivale a 100 cigarros fumados

Uma febre recente, que tem preocupado a saúde em geral, é a utilização do Narguilé.

600  blog narguile  Uma hora de Narguilé equivale a 100 cigarros fumadosOs pais acham que pelo fato de ter água e do fumo ser “perfumado” ou aromático ele não faz mal. Este é um grave erro. Uma sessão de Narguilé (1 hora) corresponde em média em quantidade de nicotina a 100 cigarros fumados. Há relatos de pais que compram este equipamento para os filhos fumarem em casa, pois acham que seria menos perigoso. Portanto, o alerta é: fumo faz mal em qualquer forma de apresentação, cigarro, cachimbo, cigarro de palha, charuto, narguilé, entre outros.

Apesar de o Tabagismo ser uma doença cada vez mais divulgada no mundo todo, assim como os malefícios provocados por ela, os jovens de hoje ainda procuram o cigarro. O início do tabagismo acontece até os 19 anos de idade (90% dos casos) e é mais freqüente de 10 a 15 anos de idade. Geralmente, o jovem começa fumar por curiosidade, para fazer parte do grupo, por problemas em casa com a família, por problemas na escola e em três meses de utilização do cigarro eles já se tornam dependentes do mesmo. Além disso, as constantes mudanças hormonais pelas quais os jovens passam, mudanças de humor, sentimentos de menos valia e baixa auto-estima, também fazem com que ele procure e se fixe no cigarro.

Ele tem a sensação de que ele pode parar de fumar quando quiser, mas não é isto que acontece. Quando ele tenta parar ele tem dificuldade, crises de abstinência e volta então a fumar. Hoje se sabe que as meninas iniciam mais na utilização do cigarro do que os meninos. Na fase adulta, a mulher tem mais dificuldade de parar de fumar do que o homem. Outro aspecto que se nota, é a associação do cigarro com a bebida alcoólica o que dificulta muito a cessação do cigarro, além das baladas de sábado à noite serem excelentes gatilhos para o jovem procurar o cigarro.

Outro aspecto, é que o cigarro é considerado uma porta aberta para o jovem experimentar drogas ilícitas de todos os tipos. O melhor cigarro é aquele que não é fumado. Os pais devem dialogar muito com os jovens para preveni-los da iniciação ao cigarro. Com certeza isto diminuiria muitos riscos para saúde do ser humano e melhoraria sua qualidade de vida!

Fonte

loading...

Escreva aqui !

Comentário