Asma e rinite também atacam no verão

Asma e rinite também atacam no verão

Asma e rinite também atacam no verão

http://www.portalpower.com.br/wp content/uploads/2012/05/bombinha1.jpg  Asma e rinite também atacam no verãoOs problemas respiratórios, comuns no inverno, também podem aparecer ou se agravar na estação mais quente do ano. No verão, ocalor e a umidadeestimulam a proliferação de fungos e bactérias, que provocam alergias respiratórias.

Alterações de temperatura repentinas — calor durante o dia e frio à noite, após as chuvas típicas da estação, por exemplo — fazem com que as pessoas fiquem mais propensas a desenvolver algumas doenças crônicas como a asma e a rinite, que aparecem devido à reação inflamatória aos estímulos externos.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada pela dificuldade de respirar, além de chiado no peito e tosse. Já a rinite é uma inflamação da mucosa nasal que se expressa por um ou mais dos seguintes sintomas: obstrução nasal, espirros, coriza, perda de olfato e coceira no nariz.

Tanto a asma quanto a rinite ocorrem como resposta a determinados fatores que desencadeiam as crises, tais como pólen, fumaça de cigarro, mudanças climáticas, determinadas infecções virais e atividade física. Esses fatores variam de uma pessoa para outra, mas a reação é semelhante.

O que pode agravar a Asma e a Rinite?

No verão, o uso intensivo do ar-condicionado, por exemplo, deixa as vias aéreas mais vulneráveis, pois resseca o muco protetor. Se não for higienizado adequadamente, favorece a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactériasque se acumulam nos dutos do aparelho e se proliferam no ar.

Um aliado para evitar as possíveis crises de asma e rinite no verão pode ser o sol. A casa deve estar bem limpa e arejada. Cobertores, tapetes e roupas pouco utilizadas podem ser expostos ao sol para diminuir a ocorrência de ácaros, que são prejudiciais à saúde respiratória.

No entanto, se com todas as precauções não for possível evitar as crises de asma, ainda pode-se recorrer aos tratamentos medicamentosos para controlá-las.

— A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios, portanto, quanto melhor for o controle do ambiente e quanto maior a adesão ao tratamento preventivo, menor a chance de o paciente sofrer crises, especialmente nesta época do ano — explica a pediatra e diretora da Associação Brasileira de Asmáticos, Zuleid Mattar.

loading...

Escreva aqui !

Comentário

  • O ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons para combater vírus, fungos e ácaros, afetando crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos e pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória. Tente colocar um bom purificar de ar nos quartos e verá como a sua família poderá respirar e dormir melhor a noite. Procure um purificar que tenha o filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,7% das impurezas acima de 0,3micros. [email protected]