Como ter uma cor saudável

Veja o que as famosas fazem para manter o bronzeado e dicas especiais

Veja o que as famosas fazem para manter o bronzeado e dicas especiais

O inverno está prestes a dar passagem à primavera, mas as temperaturas elevadas deixam o clima com cara – mesmo! – de verão. É um convite perfeito para estender a canga na areia em busca de um bronzeado. Mas atenção: para aproveitar ao máximo o sol e não sofrer com seus efeitos nocivos é importante tomar cuidados básicos com a pele. Cuidados que fomos garimpar entre atrizes, que por dependerem da imagem e andarem em evidência, precisam estar sempre com ótima aparência. Confira:

Engana-se quem pensa que as morenas não precisam se preocupar com o excesso de exposição aos raios ultravioletas

Para ficar bronzeada e evitar as indesejáveis manchas, a apresentadora do “Vídeo Show” Fiorella Mattheis é cautelosa. “Procuro ter uma boa alimentação para a pele estar saudável e bebo muito líquido. Sucos com cenoura, beterraba e laranja são ricos em betacaroteno, que auxiliam na hora de se bronzear. E filtro solar, claro”, ensina a loira, que não costuma usar cremes hidratantes por ter a pele neutra: “Uso apenas óleo da marca Weleda quando faço massagem”.

Engana-se quem pensa que as morenas não precisam se preocupar com o excesso de exposição aos raios ultravioletas. Juliana Alves, a Suellen de “Caminho das Índias”, dá a dica: “Quando eu era mais nova, não tinha o hábito de usar muito filtro solar. Mas agora me cuido. No rosto, passo um creme que tem fator 15 de proteção. Ele é feito em uma farmácia de manipulação para o meu tipo de pele, que é mista”. A atriz teve problemas com acne no passado: “Foi por causa de um momento de estresse. O bem-estar mental também ajuda a manter a pele bonita”.

Bronzeamento artificial

Dona de um rosto liso e sem manchas, a atriz Vanessa Giácomo, a Rosinha de “Paraíso”, tem hábitos simples na hora de garantir uma cor saudável. “Primeiro, preparo a pele fazendo uma boa esfoliação e depois uma hidratação. Passo protetor uma hora antes de ir à praia”, conta a mulher do ator Daniel de Oliveira, que já fez sessões de bronzeamento artificial – técnica com risco de ser proibida no Brasil: “Fazia apenas por dez minutos, que equivalem a três horas de sol, o que já é muito”.

A dermatologista Daniela Nunes, diretora-médica da Slim Clinique, alerta: “Este procedimento pode causar câncer de pele e envelhecimento precoce devido à ação dos raios ultravioleta A. O ideal é não fazer. Vale lembrar que é impossível ficar sem manchas com bronzeamento artificial”. Segundo Daniela, a melhor maneira de garantir a cor do verão sem descascar está na hidratação: “O ressecamento faz a pele descamar, perdendo o bronzeado rapidamente. É preciso evitar o sol entre 10h e 15h, horário de maior incidência dos raios ultravioleta. E não esquecer de usar protetor solar e reaplicá-lo sempre que suar ou entrar na água”.

Jato de tinta

Uma alternativa para quem não quer correr riscos em nome da estética é o método Magic Tan. Adriana Colin, assistente de palco do programa “Domingão do Faustão”, é adepta: “Trata-se de um jato de tinta que, aplicado ao corpo, deixa a pessoa linda em minutos. E dura até dez dias sem prejudicar a pele. Uso, ainda, um spray “Glam Bronze”, da L’Oréal, para as pernas. Quebra um galhão”. A dermatologista garante que esta opção de autobronzeamento não tem contraindicações. E aconselha: “O único cuidado é fazer uma boa esfoliação no corpo para evitar que algumas áreas fiquem mais escuras do que outras, como os cotovelos e joelhos”.

Leia a seguir as dicas da especialista Daniela Nunes para você aproveitar o sol de maneira saudável.

Para se bronzear e não escamar

Manter a pele hidratada é essencial para o bronzeado perdurar. No verão, a transpiração é maior. Perdendo mais água, aumenta o ressecamento corporal. No rosto, a tendência é aumentar a oleosidade. O ressecamento faz a pele descamar, perdendo o bronzeado rapidamente. Também é preciso evitar o sol entre 10h e 15h, horário de maior incidência dos raios ultravioleta. E não esquecer de usar protetor solar e reaplicá-lo sempre que suar e/ou entrar na água. É possível, sim, se bronzear com protetor.

A melhor maneira de hidratar

Aplicar hidratantes após cada banho, de preferência com a pele ainda úmida, pois assim as gotículas de água também serão absorvidas pela pele.

Cremes

Depende do tipo de pele, se é seca, mista, oleosa ou acnéica. Em geral, para as peles mais secas é bom usar hidratantes em creme. Já as mais oleosas devem usar hidratantes em gel ou oil free (sem óleo). São indicados hidratantes à base de ácido hialurônico, vitamina C e antioxidante Coffee Berry (obtidos do extrato do fruto do café).

Há alguns hidratantes à base de antioxidantes coenzima Q 10, que recompõe a barreira cutânea, protegendo melhor a pele, mas o uso de filtro solar não pode ser dispensado. Para se ter um bom efeito, a hidratação deve ser permanente e começar pelo menos 30 dias antes.

Banho ideal após exposição solar

Logo após o banho, o ideal é usar água fria e sabonete para retirar as impurezas da água da piscina ou da praia.

Bronzeamento artificial

Pode causar câncer de pele e envelhecimento precoce, devido à ação dos raios ultravioleta A. O ideal é não fazer. Vale lembrar que é impossível ficar sem manchas com bronzeamento artificial.

O que não deve ser feito

Exposição solar direta das 10h às 14h. O certo é usar o filtro solar 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar de duas em duas horas, após mergulhar ou se tiver uma transpiração excessiva. Nunca usar perfumes ou comer sentada, pois há a possibilidade de temperos ou molhos caírem sobre a pele sem você sentir, resultando em manchas ou queimaduras.

Melhorar o ressecamento da pele

Devem ser evitados os banhos quentes e demorados. Evite também muito sabonete na pele durante o banho. Se for tomar mais de um banho por dia, usá-lo apenas nas regiões genitais, axilas e pés. Aplicar o creme hidratante após o banho com a pele ainda úmida.

Tratamento indicado para peles muito expostas ao sol

Podemos fazer a NIR (Near Infrared), um laser de infravermelho que estimula o
colágeno e melhora a flacidez, sem restrições quanto ao tipo de pele. Ele dá um brilho imediato.

loading...

Escreva aqui !