Compulsão por compras é doença e deve ser tratada

Compulsão por compras é doença e deve ser tratada

Compulsão por compras é doença e deve ser tratada

Compulsão por compras é doença e deve ser tratada  Compulsão por compras é doença e deve ser tratada

Quem não consegue se controlar na hora de comprar, deve preste atenção em três características.

– o consumo é a única fonte de prazer.
– o comprador perde o controle.
– se esquece rapidamente da compra.

Quem se identificou com pelo menos uma das características pode ser um comprador problema. “O comprador problema apresenta uma dessas características pelo menos, mas ele ainda se mantém tendo outras fontes de prazer. É o que eu mais gosto, mas gosto de fazer outras coisas”, diz Juliana Bizeto, ambulatório dependências não químicas/Unifesp.

Se o comprador problema não procurar ajuda pode se tornar um consumidor compulsivo. Essa compulsão por compras é uma doença tão séria que pode ser comparada à dependência em drogas.

A coordenadora do Ambulatório de Dependência Não-Química da Universidade Federal de São Paulo explica que o mecanismo do vício é o mesmo.“Comprador compulsivo tem esse padrão, só que é por compra. Ele tem o que chama de fissura – mão suando, tremor, dor de cabeça, tontura, coração bate acelerado antes de comprar, sente necessidade, tem o que chama de tolerância – bem similar à droga e vai comprando cada vez mais – pra ter a mesma satisfação. Comprava uma vez por dia, agora tem que sair comprar várias vezes. Ele se endivida, tem perdas sociais e econômicas muito grandes”, explica Bizeto.

Tratamento e orientações:

Descubra se você é um consumidor compulsivo

Unifesp

Devedores anônimos

 Via Jornal Hoje 

loading...

Escreva aqui !