Dicas para prevenir Gastrite, azia e dor no estômago

Como se livrar da Gastrite

Como se livrar da Gastrite

Gastrite  Dicas para prevenir Gastrite, azia e dor no estômago

Gastrite é um mal que pode ser evitado

Já teve suspeita de estar com Gastrite? Levante a mão quem nunca teve azia, queimação, mal-estar depois de uma refeição… Ficar horas e horas sem comer é outro pecado comum dessa nossa vida tão corrida e sem regras. Será que dá para manter o ritmo e não fazer tão mal ao nosso estômago, à nossa digestão?

Uma delas é a diferença entre gastrite e úlcera. “Nem sempre a pessoa que tem gastrite desenvolve úlcera”, explica Gama. “Gastrite é uma inflamação aguda do tecido do estômago, já a úlcera é uma lesão localizada, pequena, em geral no duodeno.”

Gama também explicou que o uso de remédio para dormir não costuma causar irritações no estômago e que algumas pessoas têm intolerância ao leite, o que lhes provoca uma “queimação”: “Isso depende também da gordura do leite. Os leites A, B e C diferem no teor de gordura. O leite A é bastante rico em gordura e o C tem menos. A presença de gordura no estômago é um fator de refluxo. A azia pode ser causada por isso”.

Quem sofre de hérnia deve evitar alimentos gordurosos

A hérnia de hiato foi um dos assuntos preferidos dos internautas. Gama disse que ela pode causar dores no peito, bem como os refluxo do esôfago. E, para quem tem medo de entrar na faca, o médico alertou que a operação para tratar a hérnia teve um grande avanço a partir da década de 60. “Mas antes de pensar em operação para evitar o refluxo, você deve lançar mão de várias outras medidas que podem combater esse problema. A operação é uma medida tardia. Só 9% dos operados não se curam, isto é, 91% ficam curados definitivamente dos refluxos e das dores atrás do osso esterno.”

E atenção: alimentos gordurosos, como creme de leite e molho de tomate industrializado podem provocar refluxo. Diminuir a ingestão de líquidos durante as refeições e dormir com a cabeça um pouco elevada são outras medidas que podem complementar o uso de medicamentos contra a hérnia.

E se você tem problemas com os inconvenientes gases intestinais, o gastroenterologista aconselhou evitar alimentos como o repolho, couve-flor, brócolis e leguminácias (como feijão).

Álcool piora a gastrite

Quanto à cervejinha, a dica é moderar a ingestão de álcool em geral. “Algumas pessoas têm especial sensibilidade ao uso de bebida alcoólica, e isso é uma das razões para a gastrite. Mas pior que a cerveja é o uso dos destilados, como pinga, conhaque.”

Levar uma vida muito agitada, sem horário para as refeições e sem lazer também ocasiona um estresse constante que pode ocasionar uma gastrite ou úlcera.

Saiba mais sobre Gastrite e outras doenças no Uolsaúde

loading...

Escreva aqui !

2 Comentários

  • As vezes dormindo me sinto sufocado com minha saliva tento cuspir mais não comsigo fico sentindo a boca entortar, sei que estou dormindo tento acordar mais não posso e quando acordo está tudo bem só estava babando, algum médico pode me ajudar ? Obrigado francisco moreira batista itaquaquecetuba são paulo.

  • eu cinto as veses fortes dores no peito para a regiao do pescosço umas vezes cheguei a cospir sangue e cinto muitas queimasao no estamago cerar que posso ter ucera alguem me ajude nesta pergunta