O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Tire todas suas dúvidas sobre o Auxílio-Doença

auxilio-doenca

O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Se você é trabalhador e contribui com a previdência social há pelo menos 12 meses e, por qualquer razão, adoeceu ou sofreu um acidente, mesmo que não tenha sido devido ao trabalho, e fique, por pelo menos 15 dias, impedido de trabalhar, você pode requerer o auxílio-doença.

O auxílio-doença garante que você vai receber seu salário quase integralmente durante o período que você necessitar para se recuperar. Uma vez requerido, os primeiros 15 dias serão pagos por seu empregador, enquanto os outros serão pagos pela Previdência Social.

Note, no entanto, que certas doenças, como cardiopatia grave, tuberculose e outras não necessita ter contribuído pelo período mínimo de 12 meses. No entanto, quem já tinha alguma doença incapacitante quando conseguiu se associou à Previdência, ou teve alguma complicação decorrente de doença pré-existente, não tem direito ao auxílio-doença.

Se a doença ou o acidente incapacitarem o empregado por mais de 6 meses, este perde o direito às férias.

Documentos necessários

auxílio-doençaNa data marcada para o atendimento, leve os seguintes documentos:
- Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP);
- Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, ou outro que comprove o tratamento médico;
- Documento de Identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- Cadastro de Pessoa Física /CPF.
- Dependendo do regime empregatício do paciente (se registrado, autônomo, avulso, empregado doméstico), o INSS poderá solicitar outros documentos. Informe-se pelo telefone 0800-78-01-91 sobre a necessidade de levar documentos adicionais.

Próximos passos

Após o atendimento do INSS, será marcada a perícia médica. Nessa perícia, o paciente poderá levar consigo seu médico.

Dessa perícia sairá o laudo médico oficial do INSS que poderá atestar a necessidade da concessão do benefício, ou não. Caso não haja o reconhecimento da necessidade do pagamento do auxílio-doença, o paciente poderá solicitar uma nova perícia médica que será feita em data a ser marcada ou entrar com recurso contra o laudo da perícia médica.

Esse segundo procedimento é mais demorado e mais burocrático, pelo que sugerimos, nesse caso, a marcação de nova perícia médica.
Caso seja deferida a concessão do benefício, os pacientes com câncer registrados em carteira terão direito ao benefício a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Do 1º dia do afastamento até o 15º, o pagamento do auxílio-doença será feito pelo empregador.

Para os pacientes que não forem registrados em carteira, o pagamento será retroativo a partir da data da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento quando o benefício for solicitado após 30 dias do início da incapacidade.

Basicamente é isso. Para requerer seu auxílio-doença, clique aqui. Para maiores informações, é recomendado este artigo no NEV Cidadão e este no Guia Trabalhista do auxílio-doença.

Caso tenha mais dúvidas sobre o auxílio-doença , comente e procure um posto da previdência mais perto de sua casa.

www.inss.gov.br - 0800-78-01-91

Links Patrocinados
Posts relacionados
152
  1. gostaria de saber se usuario de drogas e alcool tem direito de receber o auxilio doença?

  2. Eu estou com Hansenias Multibacilar não tenho carteira assinada sou contratada como professora do Municipio estou com muitos sintomas,pricipalmente para andar, meus peis muito enxados, e com muitas dores.Queria saber se tenho direito ao auxilio doença.

  3. Meu filho tem 9 anos

  4. Sou funcionaria pública e contribuo com INSS e meu filho fraturou a perna e preciso me afastar do serviço pra cuidar dele ,(sou viuva) gostaria de saber se eu tenho direito ao auxilio doença.

  5. CONTRIBUI COM O INSS COMO EMPREGADA EM 2001 A 2003.EM 2004 PASSEI NUM CONCURSO PUBLICO PARA PREF Q TEM SEU REGIME PREVIDENCIARIO PROPRIO.EM 2010 DEPOIS DE UMA QUEDA NO TRAB DESCOBRI Q TINHA HERNIA DISCAL LOMBAR E PASSEI POR CIRURGIA.FIQUEI COM RADICULOPATIA NA PERNA E NECESSITO DE OUTRA CIRURGIA-ARTRODESE.MEU MEDICO DEU CID DE DISCOPATIA DEGENERATIVA AGRAVADA POR SOBRECARGA LABORAL.A PREFEITURA ME APOSENTOU POR INVALIDEZ RECENTEMENTE.PARA COMPLETAR ESTOU COM SUSPEITA DE LEUCEMIA,AINDA REALIZANDO EXAMES.GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A AUX DOENCA PELO INSS OU ATE MESMO,POSSIVEL APOSENTADORIA. AGUARDO RESPOSTA.GRATA,CARLA

  6. trabalhei três anos e quatro meses com carteira assinada, fui demitida e continuei trabalhando como diaristas e comecei contribuir de forma autônoma em 2010 tenho 54 anos e sofro muito com dor nas costas e pernas ,cansaço físico e estou com stress e depressão o que devo fazer parar

  7. Ola eu fui demitida outubro de 2013 e não estou trabalhando porém vou fazer laqueadura gostaria de saber se o tenho direito ao inss

  8. Eu trabalhei 6 meses de carteira assinada numa empresa de telemarketing .. a o meu empregador me demitiu só que um dia depois ja fui procurar outro emprego de teleatendente tbm … so na entrevista eu passei so que nos exames medicos não fiz uns exames ultrasom e tudo e deo que tenho lesão nas cordas vocais entre outros problemas nas garganta… Queria saber que eu não dei baixa ainda na carteira dessa empresa que eu trabalhava… fui no medico da empresa eles mandaram eu fazer um monte de exame
    gostaria de saber se eles podem me demitir mesmo eu com esse problema que eles me causaram? e se não se eu poderia pegar pericia msmo tendo so 6 meses de empresa?

  9. tenho um filho de 6 anos com diabetes infantil,e uma filha de 17 anos que tem a doença também,queria saber se eles tem direito ao auxilio doença do inss,pois não posso trabalhar tenho que cuidar deles

    • Bom dia. tenho uma filha com problema de saude ela tem 1 ano de idade, ela tem cardiomepatia , sindrome do willam , eu gostaria de saber se eu tenho direito de reseber o auxilio doença. por que eu pago o inss eu nao posso trabalhar so fico em casa com ela

  10. Trabalhei há 8meses com carteira assinada porém vou ter q fazer uma cirurgia de retirada do útero eu tenho direito do auxílio doença eu tive q sair e descobrir q o meu padrão não contribui aguardo resposta Cida

  11. Gostaria de saber se caso eu for receber o auxilio doença por conta de um acidente domestico no pé. Sou vigilante e preciso andar pelo patio da fabrica onde trabalho. Eu posso trabalhar em outro emprego, nesse período, onde vou ficar sentado o tempo todo em uma sala administrativa?

  12. Trabalhei eu uma empresa dez meses,sai por que to com um problema no joelho muito serio,queria saber se tenho direito ao auxilio doenca.

  13. bom dia..sou costureira ha 7anos e trabalhei em tres empresas registrada e meu ultimo registro foi a 6 meses,nao estou mas na firma,estava trabalhando numa oficina mas tive que parar pq fui diaguinosticada com uma
    (Hepatopatia,aumento do baço e em cada mama um nodúlo).Estou realizandos exames para iniciar um tratamento e talves cirurgia para reparar os danos no figado e baço.gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença.

  14. eu queria saber se o pai da minha filha tem direito no auxilio doença
    ele não trabalha mas já trabalhou 11anos hoje ele deu derrame
    e estar dependendo da minha filha que e menor e mora comigo
    e não trabalha ele tem 53 anos

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Termos mais buscados
    • quem tem direito ao auxilio doença

    • auxilio doença quem tem direito
    • quem tem direito a auxilio doenca
    • auxilio doença inss quem tem direito
    • o que é auxilio doença