Osteoporose – Sintomas, tratamentos e prevenção

Osteoporose – Sintomas, tratamentos e prevenção

tratamento-sintos-osteoporose Osteoporose - Sintomas, tratamentos e prevenção

O que é Osteoporose ?

A osteoporose é uma doença característica do processo de envelhecimento do ser humano, suas maiores vítimas são as mulheres que acabaram de sair do processo de transição da menopausa. Osteoporose é uma doença que fragiliza os ossos deixando-os suscetíveis a traumas e fraturas, ela se caracteriza pela falta de cálcio e de massa óssea que passa a diminuir, com os anos deixando os ossos porosos e ocos.

Segundo pesquisas cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose, três em cada quatro são mulheres. Os sintomas dessa doença, comum no processo de envelhecimento, não são claros e muitas vezes ela só é descoberta quando ocorre a primeira fratura, podendo ser espontânea ou com a presença de um trauma (uma queda). Os locais em que a osteoporose acontece com maior freqüência são o fêmur, o pulso e a coluna, sendo o fêmur o local de maior gravidade. As pesquisas apontam que cerca de 200.000 pessoas morrem em decorrência das fraturas e traumas proporcionados por essa doença.

Tratamento da Osteoporose

O tratamento para a osteoporose é feito a partir de indicação médica e geralmente é composto pela terapia hormonal, responsável por repor os hormônios perdidos após a menopausa e recuperar a massa óssea, cálcio (fundamental), vitamina D, determinadas medicações, exposição ao sol e exercícios físicos regulares.

A fraqueza dos ossos causada pela osteoporose faz com que as quedas sejam mais suscetíveis e mais perigosas, por isso é muito importante reforçar o cuidado com objetos que possam se tornar um risco para os portadores dessa doença, além da diminuição do esforço físico que pode acarretar traumas. Entretanto, é extremamente importante não privar as pessoas que sofrem de osteoporose de fazer suas atividades normais, mas apenas tomar precauções e cuidados redobrados com as atividades do dia a dia.

Como previnir a Osteoporose ?

A prevenção para a osteoporose é feita a partir de uma cultura de vida saudável e ativa, como o consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, da infância a vida adulta, principalmente nas mulheres que possuem maior predisposição a doença. Os exercícios físicos regulares e a exposição correta ao sol também são elementos fundamentais na prevenção, além disso, em alguns casos é necessária a reposição hormonal antes e depois da menopausa, principalmente em casos em que a doença é genética.

osteoporose Osteoporose - Sintomas, tratamentos e prevenção

A predisposição para a osteoporose não impede que você comece a preveni-la desde agora. Levar uma vida regrada, sem abuso de álcool ou de tabaco, fazendo exercícios físicos regularmente e se alimentando da maneira correta em todas as fases da sua vida faz com que você consiga prevenir e retardar o aparecimento de muitas doenças, assim como a osteoporose.

loading...

Escreva aqui !