Pedra nos rins: 11 mitos e verdades

Confira o que está certo e errado para evitar o tão indesejado cálculo renal

Pedra nos rins: 11 mitos e verdades1 Tomar leite ajuda a formar o cálculo renal

Mito

Fala-se muito que o leite deve ser evitado porque tem cálcio na composição e pode provocar o surgimento de pedra nos rins. Na verdade, tirá-lo da dieta pode causar outro problemão: a osteoporose (enfraquecimento dos ossos). Nelson Gattás, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, orienta que é necessário tomar pelo menos uma xícara de leite por dia. Essa regra vale principalmente para as mulheres.

2 O cálcio é o grande vilão dos rins

Mito

Alguns especialistas tornaram-se defensores do cálcio nos últimos anos. A principal razão para essa mudança de opinião é que a ausência dele no corpo diminui a eliminação de oxalato, substância que compõe o cálculo renal. Ou seja: na verdade o cálcio ajuda a evitar a doença.

3 Beber muita água é o melhor remédio

Verdade

Todos sabem como é importante tomar água para prevenir a formação de pedras nos rins. Mas preste atenção no modo como você faz isso. Evite beber muita água apenas de manhã e se esquecer desse hábito pelo resto do dia. A dica é tomar um copo de água a cada duas horas.

4 Quem já teve uma vez com certeza terá de novo

Mito

De cada 100 pessoas que tiveram pedra nos rins, 50 terão novamente em dez anos. Para evitar o retorno do problema, é preciso cuidar da alimentação. A pessoa deve comer menos proteína (carnes, salsicha, bacon, mortadela, salame e lingüiça), usar menos sal na comida e beber muito mais água.

5 Cerveja evita esse mal

Verdade

Assim como o café, ela estimula o fluxo urinário e pode auxiliar na prevenção. Mas não se esqueça de que a cerveja é uma bebida alcólica. Então, modere!

6 Comer feijão faz mal

Mito

O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

7 Expelir a pedra dói como parto

Mito

Há pacientes que até gritam de dor, enquanto outros não sentem nada. O grau do incômodo depende da posição da pedra: quanto maior a obstrução da urina, maior será a dor.

8 O problema é genético

Verdade

Não é porque seus pais tiveram pedra nos rins que você obrigatoriamente terá. Mas fique alerta: 10% dos casos ocorrem por causa de algum fator genético. Lembre-se de que os hábitos alimentares passam de geração em geração. Então, nada como uma alimentação regulada para pôr fim a essa herança.

9 Falta de exercício ajuda a provocar a doença

Mito

Não há estudos provando que exercícios evitam o cálculo renal, mas é bom praticar atividades físicas com freqüência. Afinal, o sedentarismo quase sempre está acompanhado da má alimentação.

10 Há um tratamento de choque

Verdade

Quando as pedras não são eliminadas com a urina, há dois tratamentos: um aparelho que emite choques hidráulicos sobre a barriga e a cirurgia endoscópica.

11 A principal causa é a dieta desregulada

Verdade

A doença está diretamente associada a hábitos alimentares errados. Se você gosta muito de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados, cuidado! Você está dentro do grupo de risco. Mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais.

Fonte mdemulher

loading...

Escreva aqui !

9 Comentários

  • Pedra no rim nao e genetico, minha familha de pai e mae 3geracao ninguim nuca teve pedras no rim. Ja eu tenho sempre .

  • Tive problema sério com pedra nos rins, um cálculo se deslocou para o canal que leva a urina para a bexiga, porém, por ser este de diâmetro quase igual ao do canal ficou encravado no meio do caminho, senti muita dor nas costas, febre, parecia ser um problema com a coluna, a dor passou depois de uns dez dias tomando antibiótico e anti- inflamatório, mas, ainda bem que durante o tempo da crise foi feito um ultra- som e uma urografia excretora, e foi detectado que o rim havia paralisado, aí a dor passou parecendo que o problema tinha sido solucionado, mas foi necessária uma cirurgia para a retirada do mesmo. Este é um dos grandes perigos, quando se diz que problemas com rins são “doenças silenciosas” não estão falando sem conhecimento de causa, portanto todo cuidado é pouco, sem querer assustar aconselho a quem tenha problemas com cálculos renais acompanhar de perto, e se possível procurar prioritariamente um meio de eliminar os mesmos para que não corram o risco de passarem pelo que passei e em não se descobrindo a tempo virem até a perder um rim.

  • NOSSA não gosto nem de lembrar, a DOR é insuportavel, mas eu bebia só dois copos de água por dia, passo o dia no ar condicionado (no trabalho) minha sala é muito fria,então não sinto sede nem quando faço refeições,por isso bebam ÁGUA, e não queiram NUNCA sentir DOE MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUiTO.

  • estou sofrendo com pedras nos rins,e nao estao saindo com a medicacao to sentindo muita dor no canal urinario, acho que tem uma interompendo a passagem da urina doi demais.

  • se vc tiver pedras pequenas para por para fora tome 1 abacaxi e 1 litro de coca cola bata ecoe beba 4x por dia vc colocara as pedras para fora meu marido colocou 7 pedras

  • Eu acho que agua previne pedras no rins porque agua e um dos melhores remedios para curar ou previnir doenças no nosso corpo ou até mesmo no nosso organismo!!!
    muito obrigado por deixar o meu comentario do que agua previnir pedras nos rins!!!