Piolhos e lêndeas – Tratamentos e prevenção

Aprenda a tratar e evitar Piolhos e lêndeas

  Piolhos e lêndeas   Tratamentos e prevenção

Quem nunca sentiu uma coceira incomoda na cabeça não sabe o que é ter piolhos! Os piolhos são parasitas que habitam o couro cabeludo e se alimentam do sangue da nossa cabeça, eles são pequenos e se alimentam a cada três horas. A incidência maior dessa infestação se dá no meio infantil, principalmente em escolas, pois são os locais em que o contato entre crianças se dá com maior freqüência. A prevenção e o tratamento dos piolhos e lêndeas são simples, mas ela precisa ser feita a tempo da infecção não se alastrar.

Os piolhos são transmitidos por contato direto, seja pelos cabelos, barbas ou sobrancelhas e se alimentam do nosso sangue proporcionando aquela irritante e continua coceira no couro cabeludo. As fêmeas espalham seus ovos, ou lêndeas por toda a extensão da cabeça, principalmente perto das orelhas, da nuca e na parte frontal da testa. As lêndeas se tornam piolhos a partir de uma a duas semanas.

Transmissão

Os piolhos e lêndeas são facilmente visto a olho nu o que proporciona uma rápida percepção de que a infecção está se alastrando e que o tratamento precisa ser feito rapidamente.

Tratamento

O tratamento é feito a partir do uso de produtos capilares próprios para eliminar o parasita indicados pelo médico ou farmacêutico, uso constante do pente fino a cada lavagem (os cabelos precisam ser lavados com freqüência), limpeza e higienização dos objetos utilizados pela pessoa.

Geralmente quem está com piolhos e convive com diversas pessoas precisa se afastar para que a infestação não se espalhe. Quem convive diariamente, a família, também precisa tomar as precauções indicadas, como não compartilhar objetos pentes, chapéus, etc. Além disso é necessário a lavagem freqüente dos cabelos e o uso do pente fino.

Prevenção 

A prevenção da infecção de piolhos e lêndeas é feita a partir do alerta de contato com pessoas infectadas, principalmente as crianças que são o grupo mais atingido. Lavar a cabeça das crianças com freqüência, não compartilhar objetos pessoais que entram em contato com os cabelos, além de repelentes contra piolhos se o local de convivência for habitado por pessoas com piolhos.

Ao sinal de coceira constante nas cabeças procure um demartologista, mas se você notar pequenos parasitas caminhando e se alimentando do seu sangue não tenha dúvidas, compre logo um remédio capilar e pente fino, os piolhos chegaram até você.

Por Thássia Moro

loading...

Escreva aqui !

Comentário

  • bom,sobre esse problema eu naõ tenho mas,depois que eu conheci uma senhora que faz esse trabalho de limpeza da cabeça em 1 hora no maximo,deixa limpinha dessas lendeas,agora minha filha esta sempre com a cabeça limpa,faço a revisão de 15 em 15 dias,fico menos estressada de ter que tentar limpar sem resultado,agora naõ quero outra vida,ela mora aqui no Rio de janeiro,vou deixar o numero do celular dela,(021) 93888606,se precisarem dela liga,ela vai em escolas,creches e em residência tambêm,espero que esse comentário resolva a situaçâo de muita gente,que nem resolveu o meu,fique na paz.