Saiba tudo sobre Úlcera, sintomas, tratamentos e prevenção

Úlcera, sintomas, tratamentos e prevenção

Dores de estômago diariamente, perda de apetite, sensação de estômago cheio, pode ser úlcera. Todo mundo já sentiu isso algumas vezes, mas a repetição desses sintomas por dias seguidos pode ser um aviso de que algo está errado com seu corpo. Um dos diagnósticos possíveis para esse quadro é a úlcera.

A úlcera é uma ferida que, no aparelho digestivo, pode surgir no estômago ou no duodeno. O vilão da história é o ácido clorídrico, que inicialmente provoca uma inflamação na mucosa do estômago, à qual se segue uma erosão e, por fim, a úlcera.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki, “as úlceras duodenais são as mais comuns e são causadas, em grande parte, por uma bactéria”.

Comum tanto em homens quanto em mulheres, de todas as idades, as causas e o tratamento da doença sempre foram um desafio para a medicina.

As causas da úlcera

Uma bactéria chamada Helicobacter pylori é, atualmente, a maior responsável pelo aparecimento de úlceras. Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki, 95% das úlceras são causadas por essa bactéria.

O tabagismo é outro fator que pode provocar úlcera. A Federação Brasileira de Gastroenterologia ainda coloca como um dos fatores causadores de úlceras os medicamentos antiinflamatórios não hormonais, uma vez que eles aumentam consideravelmente a quantidade de ácido clorídrico no estômago.

Como posso descobrir se tenho úlcera?

O principal sintoma da úlcera é a dor de estômago, na região superior do abdome. De acordo com o lugar da dor, é possível perceber que tipo de úlcera a pessoa tem.

O tipo mais comum é o duodenal, que se manifesta principalmente quando a pessoa está em jejum prolongado. Nesse tipo de úlcera, a dor é aliviada quando a pessoa come, pois o alimento funciona como um tampão da ação do ácido clorídrico.

Outro tipo de úlcera é a gástrica, que, ao contrário da duodenal, piora quando a pessoa ingere o alimento. Esse tipo é mais comum nos idosos.

Mas os sintomas não param por aí. A Federação Brasileira de Gastroenterologia também cita como sintomas comuns de úlcera as náuseas, vômitos, perda de apetite, sensação de estômago cheio e, em casos mais graves, sangramento e hemorragia que podem levar à anemia.

As pessoas com esses sintomas devem procurar um gastroenterologista.

Estresse e úlcera

Você já ouviu alguém dizendo que estresse causa úlcera? Ou já disse isso alguma vez? Se sua resposta é sim, cuidado. A úlcera não é causada por estresse.

“Dizer que uma pessoa tem úlcera por causa de estresse é mentira”, afirma o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki. Segundo o cirurgião, o estresse pode contribuir para o desenvolvimento de qualquer doença, mas não é o responsável pelo aparecimento da úlcera.

O que acontece, na verdade, é que muitas vezes essa situação de estresse leva a pessoa a fumar mais, a comer mal, e esses fatores aumentam as chances da doença aparecer.

Fonte saude.terra.com.br

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. Foi bom para o meu trabalho. mais nada de mais, pois não quero saber sobre ulcera, maas ok néh, de outro jeto não da neh, kskksksk Um beijo e um Abraço para o dono(a) VALEU MUITAO :)

  2. poxa eu não sabia que a ulcera fazia tanto estrago assim. por favor quem tiver alguma dica de remédios caseiros que possa aliviar ou curar essa ulcera me falem pq tem muiiiiiiiiiiiita gente que sofre muito com ela , obrigada !!!!.

  3. poxa eu não sabia que a ulcera fazia tanto estrago assim, pois é essa maldita me perturba desde 2007 essa noite nem conseguir dormir , por favor quem tiver alguma dica de remédios caseiros que possa aliviar ou curar essa ulcera me falem eu sofro muito com ela , obrigada !!!!.

  4. poxa eu não sabia que a ulcera fazia tanto estrago assim, pois é essa maldita me perturba desde 2007 essa noite nem conseguir dormir , por favor quem tiver alguma dica de remédios caseiros que possa aliviar ou curar essa ulcera me falem eu sofro muito com ela , obrigada !!!!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *