Suplementos Alimentares – O que são, como usar, porque tomar ?

Saiba tudo sobre Suplementos alimentares

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são suplementos vitamínicos ou minerais como alimentos que ajudam a complementar a dieta diária de uma pessoa. Precisando conter no mínimo 25% e no máximo 100% da Ingestão Diária Recomendada.

Os suplementos são vendidos em cápsulas, pó, pastilhas, líquidos, granulados e tabletes, entre outros formatos.

O que são Suplementos?  Suplementos Alimentares   O que são, como usar, porque tomar ?
Suplementos alimentares são confundidos com anabolizantes. Mas, enquanto os primeiros são indicados para pessoas saudáveis, com alguma carência de nutrientes, os anabolizantes são medicamentos que devem ser usados apenas com receita, em casos muito específicos. Como esses hormônios interferem na formação muscular, os anabolizantes são usados indevidamente por quem quer ganhar massa.

Pra que servem?

Os suplementos alimentares são usados por praticantes de exercício físico, mais usados nos que praticam a musculação, como aditivo para melhorar o desempenho e diminuir a recuperação muscular, contribuindo com alguns nutrientes essenciais como: fibras, minerais, vitaminas, aminoácidos, e que pode estar faltando ou não pode ser consumido em quantidade suficiente na dieta de um indivíduo.

Os suplementos não conseguem substituir a dieta normal, eles apenas participam como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas, então não podem substituir as refeições nem servir como dieta exclusiva.

Tais preparações podem ser consumidas para prevenir e tratar doenças e suprir a falta de apetite, restrições na dieta ou alimentação inadequada decorrente de estresse ou maus hábitos.
Seu uso cresce no mercado e milhares de pessoas buscam esse tipo de produto, na esperança de mais saúde, beleza e rendimento.

Os Suplementos se dividem nas seguintes categorias

  • Hiperprotéicos: São suplementos alimentares que, como o próprio nome já diz, possuem grandes quantidades de proteínas ou, que possui em sua concentração que tenha no mínimo 20% das recomendações diárias de um adulto, sendo essas proteínas em forma intacta ou hidrolisadas de diferentes formas, o que resulta também em suplementos diferentes.
  • Hipercalóricos: Basicamente, os hipercalóricos são suplementos energéticos que tem a principal função oferecer suporte calórico diário suficiente. São usados, principalmente, por praticantes de atividades físicas que desejam conseguir ganho de massa corporal em pouco tempo (não importa se de massa magra ou gorda).
  • Repositores Energéticos: Os repositores energéticos são produtos formulados com nutrientes que permitam o alcance e ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas. Nesse produtos, os carboidratos devem possuir no mínimo, 90% dos nutrientes energéticos presentes na formulação.
  • Repositores Hidreletrolíticos: Os repositores hidreletrolíticos são formados pela concentração variada de eletrólitos (sódio e cloreto), associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica da prática de atividade física. Estes repositores hidreletrolíticos apresentam-se prontos para o consumo na sua forma líquida ou em pó.
  • Aminoácidos: Os aminoácidos são nutrientes formados das proteínas e podem ser divididos em aminoácidos essenciais e não essenciais e condicionados essenciais. Os aminoácidos essenciais não podem ser feitos pelo corpo, enquanto os aminoácidos não essenciais podem ser sintetizados a partir dos aminoácidos essenciais ou do próprio organismo.
  • Vitamínico e Minerais: O suplemento vitamínico serve para colocar em seu organismo as vitaminas que você não deve estar ingerindo diariamente durante as refeições, a alimentação é a melhor forma de se ter vitaminas, minerais e qualquer outro nutriente, sendo que o cumprimento de todas as necessidades nutricionais é feito por uma boa alimentação equilibrada.

O que são Suplementos?  Suplementos Alimentares   O que são, como usar, porque tomar ?

É claro que com todos esses suplementos é tentador ir para uma loja de suplementos ou até uma farmácia e comprar um suplemento para queimar as calorias. mas cuidado, tudo que você ingere no seu corpo influenciaria de alguma maneira no seu corpo.

Não resolve de nada apenas tomar suplementos para emagrecer. Ao utilizar os suplementos alimentares, é necessário que você tenha também uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente. Emagrecer não é um processo fácil, emagrecer é um processo que envolve várias atitudes, portanto, você não vai perder peso apenas tomando suplementos. Portanto, para ter total beneficio dos suplementos, é importante procurar um profissional de saúde antes de ir à loja de suplementos ou à uma farmácia comprar um suplemento alimentar. Um profissional de saúde competente fará avaliações e terá condições de dizer qual suplemento alimentar é mais indicado para o seu caso.

 

 

loading...

Escreva aqui !