Tudo sobre a Anemia – Sintomas, prevenção e tratamento

Saiba tudo sobre a Anemia – Sintomas, prevenção e tratamento

AnemiaA anemia é uma das doenças que mais estão presentes na vida das pessoas, estimasse que 30% da população mundial possuam algum tipo de anemia, e esse número chega a 50% em crianças menores de dois anos (dados da Organização Mundial de Saúde).

A falta de células sanguíneas vermelhas (hemoglobina) no sangue é a causadora da anemia. Quando os níveis de hemoglobina no sangue estão baixos, por conta da falta de nutrientes, sua principal função, o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, é afetada ocasionando a anemia.

A principal causa da anemia é a falta de ferro, mas ela também pode ser ocasionada pela falta de diversos outros nutrientes, isso dependerá do tipo da anemia. A anemia é a doença do sangue mais comum e ela possui diversas formas e classificações. As mais conhecidas são: Anemia da carência de ferro, anemia por carência de vitamina B12, anemia das doenças crônicas, entre outras.

Quais são os sintomas da anemia?

Os sintomas são parecidos para quase todos os tipos de anemia e você pode detectá-los pelos seguintes sinais, apatia (em crianças), fadiga, palidez de pele e mucosas, falta de ânimo, falta de apetite. Porém, a anemia somente pode ser detectada com um exame de sangue. Se algum dos sintomas se tornarem rotineiros procure sempre um médico.

 Tratamento

Quando a anemia for diagnosticada o tratamento, na maioria das vezes, irá passar pelo mesmo processo: mudança de hábitos alimentares e acréscimo do nutriente, ou vitamina que está inibindo a hemoglobina do sangue. Ou seja, o oxigênio que o sangue transporta precisa ser restabelecido, através de medicação e do consumo dos alimentos ricos nesses nutrientes. Como já citado anteriormente, os baixos níveis de ferro no sangue são os principais causadores da anemia, será a partir dele que a anemia poderá ser tratada. Seu médico recomendará uma dieta mais balanceada e, em alguns casos, a utilização de suplementos de vitaminas de ferro.

Como previnir a Anemia?

A prevenção da anemia é feita a partir da boa, e sempre correta, alimentação saudável desde a infância até a idade adulta. O consumo de alimentos ricos em vitaminas e ferros que previnem o surgimento dessa doença é essencial para o bom desenvolvimento dos glóbulos vermelhos no nosso sangue. Uma alimentação balanceada é hoje em dia a solução para diversos problemas de saúde, sua presença na vida das pessoas precisa se tornar tão comum quanto às doenças que dela provêem.

Links Patrocinados
Posts relacionados
1
  1. A prevenção da anemia é feita a partir da boa, e sempre correta, alimentação saudável desde a infância até a idade adulta. O consumo de alimentos ricos em vitaminas e ferros que previnem o surgimento dessa doença é essencial para o bom desenvolvimento dos glóbulos vermelhos no nosso sangue. Uma alimentação balanceada é hoje em dia a solução para diversos problemas de saúde, sua presença na vida das pessoas precisa se tornar tão comum quanto às doenças que dela provêem.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*

Termos mais buscados
    • Tudo sobre anemia

    • anemia prevençao
    • prevençao da anemia
    • prevenção de anemia
    • tudo sobre a anemia