Tudo sobre Bruxismo – Oque é, como tratar, sintomas

Tudo sobre Bruxismo

Tudo sobre Bruxismo

“O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes é comum em cerca de 15% das pessoas. Esses pacientes podem sofrer fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca.”

Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações.

O bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e fechamento inadequado da boca está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão.

A doença pode atingir qualquer pessoa, e é mais freqüente entre os 15 e 35 anos. É também mais freqüente nas mulheres do que nos homens.

Como o Bruxismo é Tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.
Bruxismo   Tudo sobre Bruxismo   Oque é, como tratar, sintomas

Um dispositivo usado quando dormir protegerá seus dentes, mas não é uma cura.

Fontes www.colgate.com.br e boasaude.uol.com.br

Já conhecia o termo Bruxismo ? Tem Bruxismo ? Comente suas experiências sobre o Bruxismo.

loading...

Escreva aqui !

6 Comentários

  • Tenho bruxismo, e percebo que fico mordendo durante o dia tb.
    Por gentileza, vocês poderiam indicar um especialista em ATM.
    Obrigada

  • pelos sintomas tenho bruxismo, e tenho uma tensão muito grande nos músculos da boca, dores de cabeça forte. Eu preciso procurar um médico mesmo se eu já estiver fazendo praticas de relaxamento como ler fazer exercícios e Yoga pra um diagnóstico mais detalhado ou não?Essa doença desencadeia problemas mais graves?

  • tenho 45 anos e sofro com bruxismo já a algum tempo, além de fortes dores de cabeça e na face, meus dentes estão bem pequeninos,uso o dispositivo durante à noite mas ele não impede a pressão dos dentes uns nos outros.que devo fazer agora?

    • Acho que deve retornar ao médico, para tentar um novo método de tratamento.

  • eu tenho bruxismo e gostaria de sber mais há respeito do assunto:pois estou sofrendo há dois meses e meio e já tentei de tudo para aliviar as dores pergunto:se é normal dar fébre e pressão alta nos pacientes. obrigado aguardo respostas.

    • Pelo que lemos aqui acima, pressão alta e febre não foram citadas, recomendamos que você procure um médico pois pode ser outra doença e não Bruxismo.